SASI UFVJM 1ª etapa – prova de 2018 comentada

SASI – UFVJM – 1ª ETAPA – APLICAÇÃO 2018

01) A cor da pelagem do porquinho-da-índia pode ser preta ou branca. A cor preta é determinada pelo alelo dominante e a branca pelo alelo recessivo.
Considerando o cruzamento entre um macho e uma fêmea heterozigotos, ASSINALE a alternativa que indica a probabilidade de nascimentos de descendentes com pelagem branca, a partir desse cruzamento:
A) 0%
B) 25%
C) 50%
D) 75%

02) Um gás presente no ar, embora inativo na respiração, está presente nos líquidos corporais e em combinação torna-se dissolvido especialmente no plasma sanguíneo. Em altas concentrações no corpo tem efeito tóxico, provocando dores, paralisia, deficiências sensoriais e até a morte. Este quadro ocasionalmente ocorre em mergulhadores que atingem profundidades acima de 50 metros e retornam à superfície rapidamente.
Fonte: https://pt.scribd.com/document/76672030/Lei-de-Henry-e-as-Bolhas-Fatais-Do-Mergulho
em 08/06/2018

O gás responsável pelo quadro apresentado é o
A) hélio.
B) Oxigênio.
C) nitrogênio.
D) gás carbônico.

03) Animais predadores terrestres são capazes de correr em altas velocidades para perpetuar sua espécie obtendo alimento de caça.
Considere que esses animais coexistam em um determinado ambiente:
• Guepardo capaz de percorrer 192 metros em 6 segundos;
• Leoa capaz de percorrer 200 metros em 9 segundos;
• Coiote capaz de percorrer 247 metros em 13 segundos;
Esses animais são predadores dos antílopes que são capazes de atingir uma velocidade máxima de 80 km/h. Esse tipo de competição faz com que apenas algumas espécies consigam capturar antílopes de forma eficiente passando para seus descendentes as mudanças desenvolvidas durante a vida.
ASSINALE a alternativa que contém a velocidade correta do predador mais propício e o nome da Lei de Lamarck que explica a passagem das mudanças desenvolvidas para os descendentes.
A) Leoa com 80 km/h e Seleção Natural
B) Coiote com 68,4 km/h e Lei da Mutação
C) Guepardo com 115,2 km/h e Lei do Uso e Desuso
D) Guepardo com 115,2 km/h e Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos

04) Observe a reação a seguir:
Essa reação trata-se basicamente de um processo de respiração anaeróbica realizada por bactérias
A) fixadoras.
B) nitrificantes.
C) desnitrificantes.
D) decompositoras.

RESOLUÇÃO:
01) Considerando o casal heterozigoto, tem-se o seguinte cruzamento:
Aa x Aa

Como pelagem branca é determinada por alelo recessivo, a probabilidade de nascer um descendente de cor branca é de 25% (aa).
Resp.: B

02) O gás a que o texto se refere é o nitrogênio. Em um caso de mergulho a maiores profundidades, durante a subida (se esta não for lenta), pode haver formação de bolhas de nitrogênio nos vasos sanguíneos (a chamada Doença Descompressiva).
Resp.: C

03) Calculando as velocidades médias dos predadores:
Guepardo: 192m/6s = 32 m/s = 115,2 Km/h
Leoa: 200m / 9s = 22,3 m/s = 80 Km/h
Coiote: 247 m / 13 s = 19 m/s = 68,4 Km/h.
O guepardo é o animal com maior eficiência para a captura de antílopes e a lei de Lamarck que explica a passagem das mudanças desenvolvidas para os descendentes é a Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos.
Resp.: D

04) A equação fornecida tem como produto o gás N2. Pela equação conclui-se que ele é obtido a partir do nitrato (NO3). Esse processo é chamado de desnitrificação é realizado pelas bactérias desnitrificantes, como as do gênero Pseudomonas.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Resolução da prova do Pism 1 – aplicação 2017.

0 comments… add one

Leave a Comment