Enem 2020 – questões de biologia resolvidas – parte 2

06) O dióxido de carbono passa para o estado sólido (gelo seco) a −78 °C e retorna ao estado gasoso à temperatura ambiente. O gás é facilmente solubilizado em água, capaz de absorver radiação infravermelha da superfície da terra e não conduz eletricidade. Ele é utilizado como matéria-prima para a fotossíntese até o limite de saturação. Após a fixação pelos organismos autotróficos, o gás retorna ao meio ambiente pela respiração aeróbica, fermentação, decomposição ou por resíduos industriais, queima de combustíveis fósseis e queimadas. Apesar da sua importância ecológica, seu excesso causa perturbações no equilíbrio ambiental.

Considerando as propriedades descritas, o aumento atmosférico da substância afetará os organismos aquáticos em razão da

A) redução do potencial hidrogeniônico da água.
B) restrição da aerobiose pelo excesso de poluentes.
C) diminuição da emissão de oxigênio pelos autótrofos.
D) limitação de transferência de energia entre os seres vivos.
E) retração dos oceanos pelo congelamento do gás nos polos.

07) Grupos de proteção ao meio ambiente conseguem resgatar muitas aves aquáticas vítimas de vazamentos de petróleo. Essas aves são lavadas com água e detergente neutro para a retirada completa do óleo de seu corpo e, posteriormente, são aquecidas, medicadas, desintoxicadas e alimentadas. Mesmo após esses cuidados, o retorno ao ambiente não pode ser imediato, pois elas precisam recuperar a capacidade de flutuação.

Para flutuar, essas aves precisam
A) recuperar o tônus muscular.
B) restaurar a massa corporal.
C) substituir as penas danificadas.
D) restabelecer a capacidade de homeotermia.
E) refazer a camada de cera impermeabilizante das penas.

08) Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarídeo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.

BORTOLINI, K. et al. Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes utilizando polímeros industriais com aplicação em farmácias magistrais.
Revista da Unifebe, n. 12, 2013 (adaptado).

Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?
A) Diminuir a absorção do princípio ativo no intestino.
B) Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino.
C) Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas.
D) Permitir a liberação do princípio ativo pela ação das amilases salivares.
E) Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento.

09) Instituições acadêmicas e de pesquisa no mundo estão inserindo genes em genomas de plantas que possam codificar produtos de interesse farmacológico. No Brasil, está sendo desenvolvida uma variedade de soja com um viricida ou microbicida capaz de prevenir a contaminação pelo vírus causador da aids. Essa leguminosa está sendo induzida a produzir a enzima cianovirina-N, que tem eficiência comprovada contra o vírus.

OLIVEIRA, M. Remédio na planta. Pesquisa Fapesp, n. 206, abr. 2013.

A técnica para gerar essa leguminosa é um exemplo de
A) hibridismo.
B) transgenia.
C) conjugação.
D) terapia gênica.
E) melhoramento genético.

10) Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram uma nova técnica, que utiliza raios de luz infravermelha (invisíveis a olho nu) para destruir tumores. Primeiramente, o paciente recebe uma injeção com versões modificadas de anticorpos que têm a capacidade de “grudar” apenas nas células cancerosas. Sozinhos, eles não fazem nada contra o tumor. Entretanto, esses anticorpos estão ligados a uma molécula, denominada IR700, que funcionará como uma “microbomba”, que irá destruir o câncer. Em seguida, o paciente recebe raios infravermelhos. Esses raios penetram no corpo e chegam até a molécula IR700, que é ativada e libera uma substância que ataca a célula cancerosa.

Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 13 dez. 2012 (adaptado).

Com base nas etapas de desenvolvimento, o nome apropriado para a técnica descrita é:
A) Radioterapia.
B) Cromoterapia.
C) Quimioterapia.
D) Fotoimunoterapia.
E) Terapia magnética.

11) Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros são representantes da classe dos Aracnídeos. Esses animais são terrestres em sua grande maioria e ocupam os mais variados hábitats, tais como montanhas altas, pântanos, desertos e solos arenosos. Podem ter sido os primeiros representantes do filo Arthropoda a habitar a terra seca.
A característica que justifica o sucesso adaptativo desse grupo na ocupação do ambiente terrestre é a presença de
A) quelíceras e pedipalpos que coordenam o movimento corporal.
B) excreção de ácido úrico que confere estabilidade ao pH corporal.
C) exoesqueleto constituído de quitina que auxilia no controle hídrico corporal.
D) circulação sanguínea aberta que impede a desidratação dos tecidos corporais.
E) sistema nervoso ganglionar que promove a coordenação central do movimento corporal.

RESOLUÇÃO:
06) O CO2 é um óxido ácido, que reage com a água formando o ácido carbônico (H2CO3) que, mesmo sendo um ácido fraco, contribuirá para a redução do pH da água.
Resp.: A

07) Essa cera, produzida pela glândula uropigiana, promove a impermeabilização das penas, evitando o encharcamento.
Resp.: E

08) Ao possibilitar que o medicamento seja liberado somente em locais com pH próximo à neutralidade, o revestimento de celulose protege o fármaco da ação do suco gástrico, cujo pH é em torno de 2,0.
Resp.: C

09) A técnica empregada no caso da questão é um exemplo de transgenia, que se caracteriza pela introdução de gene(s) de uma espécie em outra espécie.
Resp.: B

10) O uso de anticorpos para controle de certa doença é a imunoterapia. Usando-se luz no processo tem-se uma fotoimunoterapia.
Resp.: D

11) Uma característica dos aracnídeos (e demais artrópodes) é a presença de um exoesqueleto quitinoso, que tem importante função na proteção do organismo contra perda de água para o meio.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Enem 2020 – Questões de Biologia resolvidas – Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *