Enem 2016 resolvido – parte 2

08) Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.
Um exemplo de tal processo é o (a)
A) desenvolvimento embrionário.
B) reprodução sexuada.
C) respiração aeróbica.
D) excreção urinária.
E) síntese proteica.

09) O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.
SANDES. A. R. R.; BLASI. G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em:http://novastecnologias.com.br.
Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.
Essa troca de segmentos é determinante na
A) produção de indivíduos mais férteis.
B) transmissão de novas características adquiridas.
C) recombinação genética na formação dos gametas.
D) ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.
E) variação do número de cromossomos característico da espécie.

10) A formação de coágulos sanguíneos em veias e artérias é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de doenças cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentes vasculares cerebrais. A prevenção e o tratamento dessas doenças podem ser feitos com drogas anticoagulantes. A indústria farmacêutica estimula a pesquisa de toxinas animais com essa propriedade.Considerando as adaptações relacionadas aos hábitos alimentares, os animais adequados ao propósito dessas pesquisas são os(as)
A) moluscos fitófagos.
B) moscas saprófagas.
C) pássaros carnívoros.
D) morcegos frugívoros.
E) mosquitos hematófagos.

11) Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microrganismos. Dois desses métodos utilizam microrganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituídas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contêm bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal.

Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?
A) 5
B) 4
C) 3
D) 2
E) 1

12) O Painel lntergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.

IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report.
Disponível em:http://ar5-syr.ipcc.ch.
Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?
A) Construção de usinas eólicas.
B) Tratamento de resíduos sólidos.
C) Aumento da eficiência dos veículos.
D) Adoção de agricultura sustentável de baixo carbono.
E) Criação de diques de contenção em regiões costeiras.

13) Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas.
Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.
BLOOM, A.J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field-grown wheat. Nature Climate Change, 4, abr. 2014 (adaptado).
Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de
A) amido.
B) frutose.
C) lipídeos.
D) celulose.
E) proteínas.

14) A figura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta.

Mesmo que essa planta viesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.
O que garante o transporte dessa seiva é a
A) gutação.
B) gravidade.
C) respiração.
D) fotossíntese.
E) transpiração.

Resolução:
08) Todos os seres vivos possuem capacidade de sintetizar proteínas, o que evidencia uma origem comum de todos eles.
Resp.: E

09) Essa troca de segmentos entre cromátides homólogas leva à formação de novas sequências de alelos nos gametas contribuindo, assim, para um aumento da variabilidade genética da espécie.
Resp.: C

10) Os mosquitos hematófagos alimentam-se de sangue e, para que o sangue não coagule durante o hematofagismo, possuem substâncias anticoagulantes. Dessa forma, são os animais mais indicados para a pesquisa citada.
Resp.: E

11) As vacinas convencionais estimulam o organismo a produzir anticorpos (proteínas do grupo das imunoglobulinas), tal como indicado por 4 no esquema.
Resp.: B

12) Uma das consequências do aquecimento global é o derretimento de geleiras, seguido do aumento do nível dos oceanos, que passa a invadir as áreas costeiras com mais intensidade. Para reduzir essa ação, uma boa estratégia é a construção de diques nessas áreas.
Resp.: E

13) O nitrato é fonte de nitrogênio para a planta. Esse nitrogênio é usado na biossíntese de moléculas orgânicas como, por exemplo, os aminoácidos – monômeros das proteínas.
Resp.: E

14) O esquema mostra a hipótese de Dixon a respeito da condução do xilema, segundo a qual a transpiração que ocorre nos estômatos presentes na folha é de fundamental importância para que a água atinja a copa das árvores.
Resp.: E

Veja também:
Enem 2017 resolvido – parte 1
Enem 2017  resolvido – parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *