Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site google-site-verification=6rc-huWciP349Oc1oPC4nnUHwCwjzFDTuzY_HkpPJ3w

Resolução da prova de biologia da UEPG- vestibular inverno 2019 – parte 1

01) A maioria das espécies de bactéria apresenta nutrição heterotrófica, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. Os processos que permitem às bactérias utilizar a energia do alimento são a respiração celular e a fermentação. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) A respiração aeróbica é um processo biológico de obtenção de energia em que a célula degrada moléculas orgânicas com a participação do gás oxigênio (O2). As moléculas orgânicas são degradadas a gás carbônico (CO2) e água.
02) As espécies de bactérias anaeróbicas que não toleram a presença de oxigênio e morrem são chamadas de anaeróbicas facultativas. Como exemplo, temos as bactérias que causam o tétano, as quais podem obter energia por meio da fermentação acética.
04) Na fermentação, as moléculas orgânicas ricas em energia são degradadas incompletamente, com liberação de menos energia do que na respiração. Por exemplo, a fermentação de glicídios por certas bactérias e leveduras origina álcool etílico e gás carbônico, processo denominado de fermentação alcoólica.
08) A fermentação láctica é realizada por bactérias do gênero Lactobacillus. Essas bactérias são utilizadas na produção de pães, onde as bolhas de gás carbônico (CO2) não conseguem escapar da superfície da massa, fazendo-a inchar.
16) Bactérias como Pseudomonas e Bacillus podem utilizar nitratos como aceptores de hidrogênios em sua respiração anaeróbica. Pelo processo de desnitrificação, o nitrogênio do solo, na forma de nitrato, retorna à atmosfera na forma de N2.

02) Os protozoários são organismos unicelulares heterotróficos. Sua estrutura celular varia nos diferentes grupos e apresentam diferentes habitats. Assinale o que for correto sobre os protozoários.
01) Muitas amebas, graças à sua flexibilidade, projetam prolongamentos celulares (pseudópodes) para a captura de alimento, ingerindo-o por fagocitose. O alimento capturado fica envolvido por uma bolsa (o fagossomo), que recebe enzimas dos lisossomos. No interior deste vacúolo, ocorre a digestão intracelular.
02) A regulação da osmose (osmorregulação) é um dos problemas enfrentados pelos protozoários de água doce. Como seu citoplasma é hipertônico em relação ao meio externo, a água é absorvida em excesso, podendo causar a ruptura da célula. A osmorregulação nos protozoários é realizada por vacúolos contráteis que eliminam o excesso de água.
04) A maioria dos protozoários de vida livre realiza divisão binária. A célula cresce até determinado tamanho e divide-se ao meio, originando dois novos indivíduos.
08) A leishmaniose tegumentar (ou úlcera-de-bauru) é uma doença parasitária de pele e mucosas causada por protozoários do gênero Leishmania. Na pele, ocorre a formação de feridas ulcerosas, com bordas elevadas e fundo granuloso. A transmissão ocorre pela picada do mosquito do gênero Lutzomya infectado.
16) A malária é causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos popularmente chamados “barbeiros”. Os picos de febre alta, característicos da doença, coincidem com o rompimento das hemácias infestadas pelos protozoários.

03) Analise a tabela abaixo sobre os componentes do reino Plantae. Relacione as características morfoanatômicas aos filos existentes e assinale o que for correto.

01) Entre os filos representados em I estão: Bryophyta (musgos), Hepatophyta (hepáticas) e Anthocerophyta (antóceros).
02) Um dos filos representantes em IV é o Cycadophyta. O filo Cycadophyta pode apresentar árvores com frutos que atingem até 30 metros de altura.
04) Em III, podemos ter representantes dos filos Pterophyta e Lycophyta.
08) Os representantes mais conhecidos das Gimnospermas no Brasil são os pinheiros. O Pinheiro do Paraná faz parte do filo Coniferophyta.
16) Em II, temos as plantas vasculares sem sementes e seus principais representantes são os Anthocerophyta e Ginkgophyta.

04) Em cidades industriais, a inversão térmica é particularmente grave, visto que detém grande quantidade de poluentes no ar. Analise os gráficos abaixo, bem como os esquemas representativos sobre o fenômeno da inversão térmica e assinale o que for correto.

01) O fenômeno sem inversão térmica pode ser visualizado em (II). A zona de ar quente, próxima ao ar frio da superfície, forma uma camada protetora que impede a dispersão dos gases que danificam a camada de ozônio.
02) Em área industrializada, onde ocorre o evento de inversão térmica (II), podemos observar a presença de uma massa de ar quente, onde normalmente a atmosfera é fria.
04) A troposfera torna-se cada vez mais fria à medida que aumenta a altitude. No entanto, uma massa de ar quente pode encobrir uma camada mais fria (II), a partir disso as correntes de convecção tornam-se fracas e incapazes de dispersar o ar e, consequentemente, as substâncias poluidoras.
08) O monóxido de carbono é um gás perigoso, inodoro, que se mistura ao ar e é inspirado também. Ao passar pelo sangue, associa-se à hemoglobina, originando a carboxiemoglobina. A hemoglobina, associada ao monóxido de carbono, fica impossibilitada de transportar oxigênio.
16) Em (I), podemos observar o esquema da atmosfera em área industrializada, sem o evento de inversão térmica. Conforme ocorre o aumento da altitude, ocorre a diminuição da temperatura do ambiente.

05) Os processos ativos são os que ocorrem por meio das membranas da célula graças ao fornecimento de energia do metabolismo celular e são caracterizados pelo movimento de soluto contra o gradiente de concentração. O esquema abaixo mostra a diferença de concentração dos íons Na+ e K+ dentro e fora de uma célula. Analise a figura abaixo e assinale o que for correto.

01) Os processos ativos ocorrem pelo movimento do soluto da solução menos concentrada para a mais concentrada e são realizados por proteínas carreadoras (permeases), presentes na membrana plasmática.
02) No desenho esquemático, o íon Na+ está em uma concentração maior no líquido extracelular do que no intracelular. Já com o íon K+ ocorre o inverso, portanto sua concentração é maior dentro da célula.
04) A alta concentração de íons K+ na célula é importante para a síntese proteica e algumas etapas da respiração. O bombeamento de Na+ para meio extracelular contribui para a regulação osmótica da célula, evitando que se torne hipertônica. O processo ativo que permite a concentração diferencial destes íons na célula é chamado de bomba de sódio e potássio.
08) O bombeamento de íons Na+ para dentro da célula e de íons K+ para fora da célula é realizado por uma proteína transportadora, com o fornecimento de energia na forma de ATP (trifosfato de adenosina).
16) No processo ativo de transporte através da membrana, utilizando energia fornecida por ATP (trifosfato de adenosina), os íons Na+ (que penetram na célula por difusão facilitada) são levados para o meio extracelular e os íons K+ (que saem da célula por difusão facilitada) são levados para o meio intracelular.

06) As pteridófitas são um grupo de plantas traqueófitas sem sementes. Assinale o que for correto a respeito das características deste grupo.
01) Nas pteridófitas, os gametófitos são reduzidos e os esporófitos são a fase predominante do ciclo de vida. Nos esporófitos, os esporângios podem ficar reunidos em estruturas chamadas de soros, ou então em estróbilos.
02) A existência de vasos verdadeiros (xilema e floema) possibilitou o transporte rápido de água e sais minerais até as folhas e de seiva elaborada da folha para as demais partes da planta, propiciando a existência de plantas maiores.
04) As araucárias, muito abundantes no estado do Paraná, são exemplos clássicos deste tipo de planta. Além disso, podemos citar as sequoias, samambaias, cicas e espécies do gênero Pinus.
08) No ciclo de vida das samambaias, os esporos (n) são liberados e, ao germinarem, dão origem ao gametófito (ou prótalo), onde se desenvolvem gametângios femininos e masculinos.
16) As samambaias arborescentes podem apresentar raízes adventícias (raízes que partem do caule). Essa trama de raízes é conhecida popularmente por xaxim, muito utilizado para a manutenção de plantas ornamentais. Atualmente, devido ao uso irracional deste recurso natural, o uso de xaxim pego diretamente da natureza está proibido.

07) Analise o quadro abaixo representando características gerais de alguns grupos de artrópodes. Respeitando a numeração presente no quadro, assinale o que for correto.

01) (I) Aranha, escorpião
(II) Lacraia
(IV) 1 par por segmento

02) (III) 3 pares
(V) Ausentes
(VIII) Glândulas Coxais e Túbulos de Malpighi

04) (VI) 1 par
(VII) Brânquias
(IX) Glândulas verdes

08) (III) 2 pares
(V) 1 par
(VII) Filotraqueia

16) (IV) 4 pares
(VI) 2 pares
(IX) Glândulas Coxais

RESOLUÇÃO:

01)
Estão incorretos os itens 02 e 08.
02. As bactérias anaeróbicas que não toleram a presença de oxigênio e morrem na presença desse gás chamadas de anaeróbicas estritas como, por exemplo, as bactérias do gênero Clostridium.
08. Na fermentação lática não ocorre produção de gás carbônico (CO2); esse gás é produzido na fermentação alcoólica.
Soma dos itens corretos: 01 + 04 + 16 = 21

02) Apenas o item 16 está incorreto.
A malária é causada pelo protozoário do gênero Plasmodium, cuja contaminação ocorre pela picada do mosquito prego (Anopheles) contaminado.
Soma dos itens corretos: 01 + 02 + 04 + 08 = 15

03) Estão incorretos os itens 02, 04 e 16.
02) No filo Cycadophyta encontram-se as cicas, plantas muito empregadas em jardinagem. Tais plantas pertencem ao grupo das gimnospermas e, portanto, não possuem frutos.
04) As pterófitas e as licófitas são plantas do grupo das pteridófitas, portanto, sem semente e sem fruto.
16) Os antóceros são plantas avasculares e o grupo Ginkgophyta possui sementes nuas (gimnospermas).
Soma dos itens corretos: 01 + 08 = 09

04) Apenas o item 01 está incorreto.
01) A inversão térmica está representada em II, com a presença de uma camada de ar frio  próxima ao solo, que impede a dispersão dos poluentes.
Soma dos itens corretos: 02 + 04 + 08 + 16 = 30

05) Apenas o item 08 está incorreto.
08) Ocorre fornecimento de energia para bombear íons Na+ para o meio extracelular e para bombear íons K+ para o meio intracelular.
Soma dos itens corretos: 01 + 02 + 04 + 16 = 23

06) Apenas o item 04 está incorreto.
04. As araucárias pertencem ao grupo das gimnospermas.
Soma das alternativas corretas: 01 + 02 + 08 + 16 = 27

07) Preenchendo a tabela, tem-se:
(I) Aranhas, escorpiões, opiliões, carrapatos, ácaros
(II) Lacraia (centopeia)
(III) 3 pares
(IV) 1 par por segmento corporal
(V) Não há (são áceros)
(VI) 1 par
(VII) Branquial
(VIII) Túbulos de Malpighi / Glândulas coxais
(IX) Glândulas verdes (Glândulas antenares).
Itens corretos: 01; 02; 04  ⇒ Soma = 07

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas