Univag 2013-2

Univag 2013-2: confira resolução da prova de biologia para medicina

01) Os seres vivos estabelecem diferentes relações ecológicas. Assinale a alternativa que exemplifica uma relação de mutualismo.
A) Pulgões sugam a seiva elaborada das hastes das plantas e estas perdem nutrientes para esses insetos.
B) Bactérias e protozoários digerem a celulose que a girafa ingere e esta fornece nutrientes e abrigo para eles.
C) Peixes rêmoras aderem à pele dos tubarões e aproveitam-se dos restos de alimentos deixados por eles.
D) Hienas alimentam-se dos restos das carcaças de herbívoros, abandonados por leões.
E) Ratos e baratas comem os mesmos alimentos existentes nas tubulações de esgotos e nas residências.

02) A esquistossomose é uma doença causada pelo platelminto Schistosoma mansoni. Uma pessoa adquire essa doença quando
A) ingere alimento, como o açaí, contaminado com protozoários.
B) é picada por uma fêmea contaminada de mosquito Anopheles.
C) entra em represas ou lagoas contaminadas com cercárias.
D) ingere carne contaminada com ovos do parasita.
E) os miracídios presentes nas lagoas penetram na sua pele

03) Uma população de insetos foi separada em dois grupos por uma barreira ecológica, de tal forma que não houve mais troca de genes entre esses dois grupos por alguns anos. Após esse período, observou-se que um dos grupos apresentou uma pigmentação mais clara que o outro. Quando foram colocados novamente no mesmo ambiente, ocorreu fluxo gênico entre os indivíduos dos dois grupos. Isso permite concluir que
A) são animais de espécies diferentes.
B) ocorreram as mesmas pressões seletivas nos dois ambientes.
C) houve um isolamento reprodutivo entre eles.
D) não houve alterações fenotípicas entre eles.
E) são animais da mesma espécie.

04)  O gráfico representa o teor de DNA no núcleo de uma célula ao longo do ciclo celular.

Sabe-se que a vimblastina é uma substância que promove a despolimerização dos microtúbulos presentes nas fibras do fuso. Caso uma célula eucariótica seja tratada com a vimblastina, é correto afirmar que ela ficará estagnada em
A) 4, por não ocorrer a migração das cromátides-irmãs para os polos.
B) 3, por não ocorrer a citocinese.
C) 2, por não conseguir replicar o DNA.
D) 1, por não conseguir sintetizar proteínas.
E) 2, por não conseguir sintetizar proteínas.

05)  Analise o ciclo de vida de uma espécie de cnidário.

A respeito do ciclo de vida dessa espécie, é correto afirmar que
A) há uma nítida alternância de gerações ou metagênese, em que uma geração haploide (pólipo) alterna-se com uma diploide (medusa).
B) as fases pólipo e medusa não apresentam variabilidade genética porque são formadas por brotamento.
C) as fases de pólipo e medusa são produzidas assexuadamente e a medusa possibilita maior dispersão da espécie.
D) o pólipo origina a medusa de forma assexuada e ela gera os gametas que, após a fecundação, permitem formar um novo pólipo.
E) a larva é o resultado da fecundação entre os gametas, que são gerados por mitose no interior da medusa.

06) Três famílias foram analisadas quanto à presença (+) ou ausência (–) do fator Rh em cada casal e seus primogênitos, que não tiveram a eritroblastose fetal.

Sabe-se que a eritroblastose fetal para o fator Rh pode ocorrer quando há incompatibilidade sanguínea. Em relação às famílias apresentadas, é correto afirmar que
A) os casais I e II poderão ter filhos com eritroblastose fetal, caso tenham o mesmo fator Rh que seus irmãos primogênitos.
B) os três casais poderão ter filhos com eritroblastose fetal, somente se todos os filhos tiverem sangue com fator Rh diferentes de seus irmãos.
C) somente o casal III poderá ter um filho com eritroblastose fetal, caso este seja Rh positivo.
D) os três casais poderão ter filhos com eritroblastose fetal em uma segunda gestação, caso tenham filhos com fator Rh diferentes de suas mães.
E) somente o casal I poderá ter um filho com eritroblastose fetal, caso tenha o mesmo fator Rh do seu irmão.

07) As células musculares podem realizar a respiração celular ou a fermentação mediante algumas condições. É correto afirmar que
A) a célula muscular utiliza o ATP produzido na respiração celular, pois o gás oxigênio consegue captar elétrons no ciclo de Krebs enquanto na fermentação não há transferência de elétrons.
B) a fermentação ocorre somente em condição anaeróbia e a respiração celular ocorre em condição anaeróbia ou aeróbia, favorecendo a produção de 34 ATP para o trabalho muscular.
C) a respiração celular fornece o gás oxigênio que será utilizado na fermentação muscular, reação que produz pouco ATP pelo fato de não ocorrer no interior das mitocôndrias mas, sim, no citosol.
D) os dois processos dependem das mitocôndrias para ocorrerem, entretanto, apenas a fermentação ocorre na matriz mitocondrial, gerando 2 ATP e ácido lático, prejudicial ao músculo.
E) tanto a respiração celular quanto a fermentação iniciam-se com a glicólise, porém, apenas na primeira ocorre o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, que geram um elevado saldo energético para o músculo.

08) Um coleóptile de alpiste foi exposto, durante uma semana, a uma fonte luminosa, que atingiu apenas o lado X. Após esse período, observou-se que ele se encurvou em direção à fonte luminosa. O esquema representa a gema apical do coleóptile e as letras correspondem aos seus lados.

Após esse período, caso fossem medidas, as possíveis concentrações do hormônio responsável pelo fenômeno de curvatura em X e Y seriam, respectivamente,
A) 20% e 80%.
B) 0% e 50%.
C) 50% e 0%.
D) 90% e 10%.
E) 50% e 50%.

09) Quando há queda de pressão sanguínea, algumas substâncias produzidas pelo corpo atuam na regulação da pressão. Para isso, há participação da enzima renina, que auxilia na formação de uma substância denominada
A) vasopressina, que promove a elevação na pressão sanguínea pelo fato de estimular a retenção de potássio nos nefros, o que estimula a reabsorção ativa de água para a circulação.
B) angiotensina, que causa uma vasoconstrição sanguínea, provocando elevação na pressão e isso estimula a secreção de aldosterona, secretado pelas adrenais, induzindo a retenção de sódio pelos rins.
C) antidiurético, que faz reduzir a reabsorção de água nos túbulos contorcidos distais e isso estimula a hipófise a secretar adrenalina, promovendo o aumento da pressão.
D) aldosterona, que faz aumentar a secreção de sódio nos túbulos contorcidos proximais dos nefros e isso faz com que haja uma transferência de água no sentido contrário, fazendo aumentar a pressão.
E) colecistoquinina, que estimula o fígado a liberar a aldosterona, hormônio responsável pela retenção de sódio nos rins, fazendo aumentar a reabsorção de água nos nefros.

10) Três espécies de plantas apresentam flores com características diferentes:
I. estames curtos e carpelos elevados.
II. flores unissexuadas, ou seja, estames separados dos carpelos.
III. flores hermafroditas e o carpelo não permite o desenvolvimento do pólen produzido nessa mesma flor.
As três espécies apresentam mecanismos reprodutivos que
A) não garantem a variabilidade genética.
B) promovem o cruzamento entre as diferentes espécies.
C) estimulam a formação de clones.
D) evitam a autofecundação.
E) favorecem a autofecundação.

Resolução:
01) O mutualismo é uma relação ecológica interespecífica positiva, que se caracteriza por uma dependência entre as espécies envolvidas. Tal situação é verificada na relação entre a girafa e os protozoários.
Resp.: B

02) A forma clássica de contaminação pela esquistossomose é ativa, através da penetração de larvas cercárias pela pele.
Resp.: C

03) Apesar de ter ocorrido um isolamento geográfico e até uma diferenciação fenotípica, se o fluxo gênico continuou ocorrendo entre os indivíduos das duas populações, elas continuam pertencendo à mesma espécie.
Resp.: E

04) Atenção ao que o gráfico mostra: variação do teor de DNA em função do tempo. Então, no tempo 2 ocorreu duplicação do DNA (cromossomos simples tornaram-se duplicados). Isso significa que em 3 e em 4 cada cromossomo está com duas cromátides. Como a vimblastina não deixa formar as fibras do fuso, as cromátides-irmãs não se separarão, o que ocorre em 4.
Resp.: A

05) O ciclo apresentado caracteriza-se pela ocorrência de metagênese (alternância de gerações). O pólipo reproduz assexuadamente (estrobilização), originando pequenas medusas. Já as medusas adultas produzem gametas que, após fecundação, levam à formação de novo pólipo.
Resp.: D

06) A condição inicial para que haja possibilidade de nascer uma criança com eritroblastose fetal é que a mãe seja Rh e o pai Rh+. Ocorrida tal situação, em condições normais, a eritroblastose fetal ocorrerá no segundo filho Rh+, pois, neste caso, a mãe já terá sido sensibilizada na gestação anterior e anticorpos anti-Rh, pela placenta, atingirão a criança Rh+ em desenvolvimento, provocando destruição de suas hemácias.
Resp.: C

07) Respiração celular (aeróbia) e fermentação têm em comum, a glicólise no início do processo. Contudo, somente na respiração celular ocorre o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, com a quebra total da molécula de glicose e alto rendimento energético.
Resp.: E

08) O hormônio relacionado com o fenômeno apresentado (fototropismo) é o hormônio auxina, que é fotossensível. Dessa forma, o lado iluminado apresentará uma menor concentração de auxina em relação ao lado que não recebeu luz.
Resp.: A

09) A renina é uma enzima proteolítica que atua na formação da angiotensina, uma glicoproteína produzida principalmente pelo fígado e se caracteriza por ser um potente vasoconstrictor, ocasionando aumento da pressão sanguínea.
Resp.: B

10) As três características apresentam dificultam (ou impedem) que o pólen daquela flor caia no estigma dela mesma evitando, assim, a autofecundação.
Resp.: D

Veja também:
Resolução Suprema 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *