Questão resolvida sobre algas marinhas, da UCPel

(UCPel/2020)  Algas marinhas são atualmente muito consumidas em todo o mundo, as mais utilizadas são as verdes e as pardas. Principalmente a alga nori (Porphyra), utilizada na preparação dos sushis. Outras algas marinhas que entram na alimentação dos japoneses são: a alga wakame (Undaria), que é utilizada principalmente na preparação de sopas; kombu (Laminaria japonica), uma alga bastante consistente, difícil de mastigar, que é utilizada na preparação de pratos como o feijão azuki, em sopas, ou seca como snack (salgadinho); e hiziki (Hijikia fusimorme), uma alga pequena, de sabor muito pronunciado, utilizada na preparação de saladas, ou de refogados com outros alimentos.
(Texto adaptado de https://www.blogs.unicamp.br/quimicaviva/2010/04/24/algas_de_sushis_so_sao_digerid/. Acesso em 17/10/2020)

Assinale V para Verdadeiro e F para Falso, nas seguintes afirmações, levando em consideração a classificação biológica, o código de nomenclatura biológico e o texto acima.
( ) No texto, são mencionadas duas espécies de algas amplamente utilizadas no preparo de receitas a alga wakame e a kombu.
(  ) No texto, apenas dois gêneros e duas espécies são referidas como sendo utilizadas no preparo dos pratos orientais.
(  ) No texto, quatro gêneros diferentes de algas são citados como tradicionalmente utilizados na culinária japonesa
( ) O texto, de forma geral fala de organismos eucarióticos, autótofros ou heterótrofos,com organização corporal simples, sem tecidos, multicelulares e que alternam indivíduos haplóides e indivíduos diplóides em seu ciclo de vida.

De acordo com a classificação, o código de nomenclatura biológico e o texto a sequencia correta de V e F é:
A) V – F – F – V
B) F – F – V – F
C) V – V – F – V
D) F – V – V – F
E) F – V – F – F

RESOLUÇÃO:
(F) No texto, são mencionadas duas espécies de algas amplamente utilizadas no preparo de receitas a alga wakame e a kombu  ⇒ São duas espécies citadas no texto (Laminaria japonica = kombu) e  Hijikia fusimorme = hiziki). Para a alga  wakame foi citado apenas o gênero (Undaria).
( F ) No texto, apenas dois gêneros e duas espécies são referidas como sendo utilizadas no preparo dos pratos orientais.  ⇒ No texto ocorrem 4 gêneros ( Porphyra; Laminaria; Undaria e Hijika) e duas espécies (Laminaria japonica e Hijika fusimorme).
( V ) No texto, quatro gêneros diferentes de algas são citados como tradicionalmente utilizados na culinária japonesa
( F ) O texto, de forma geral fala de organismos eucarióticos, autótofros ou heterótrofos, com organização corporal simples, sem tecidos, multicelulares e que alternam indivíduos haplóides e indivíduos diplóides em seu ciclo de vida.
⇒ Nem todos os indivíduos citados apresentam fase haploide e fase diploide em seu ciclo de vida (alternância de gerações) e as espécies citadas são autótrofas (fotossintetizantes).
Resp.: B

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *