Questões discursivas comentadas sobre angiospermas

01) (UFJF – MG ) Uma das características que justifica o grande número de espécies de angiospermas é o surgimento das flores e a presença de frutos protegendo as sementes. Essa estratégia de reprodução ampliou as possibilidades de polinização e a eficiência na dispersão das sementes.

A) De acordo com as características reprodutivas apresentadas na tabela a seguir, identifique o mecanismo de reprodução sexuada utilizado pelas espécies A e B.

ESPÉCIE A: Flores com sépalas, pétalas, androceu e gineceu;; não é necessária a ação de polinizadores; amadurecimento simultâneo do androceu e gineceu.
ESPÉCIE B: Flores com sépalas, pétalas, androceu e gineceu; a ação de polinizadores é fundamental;  amadurecimento temporalmente diferenciado do androceu e gineceu.

Espécie A: ____________________

Espécie B: ____________________

B) Nas plantas em geral, à exceção das células reprodutivas, todas as células apresentam o mesmo número cromossômico. No entanto, especificamente nas sementes das angiospermas, encontramos tecidos com números cromossômicos diferentes. Que aspecto exclusivo das angiospermas, observado durante a reprodução sexuada, explica a ocorrência desse fato?

C) Considerando uma planta que possua células somáticas com 2n=20 cromossomos, quais números cromossômicos você esperaria encontrar nos seguintes tecidos das sementes?
Embrião: _________
Endosperma: _______

D) Alternativamente à reprodução sexuada, muitas espécies vegetais utilizam a reprodução assexuada. Essa possibilidade é aproveitada pelo homem principalmente para a propagação de espécies de interesse econômico. Comparativamente à reprodução sexuada, apresente uma vantagem que a reprodução assexuada pode oferecer.

02)(USS/2016.2) Alguns tipos de pó de café apresentam um peculiar processo de produção: um animal come os frutos maduros do cafeeiro e elimina, nas fezes, as sementes desses frutos. Das sementes, após serem limpas e processadas, produz-se o pó de café.

A) Identifique um componente da parede celular da semente do café que protege o embrião durante a passagem pelo trato digestório de animais silvestres. Em seguida, aponte o papel ecológico, em ambiente silvestre, de animais que se alimentam de frutos.

B) Cite o filo, também chamado divisão no Reino Plantae, a que pertence o cafeeiro. Indique, ainda, a principal característica morfológica desse filo

03)(Fuvest/2017)  O esquema representa um ciclo de vida, com alternância de gerações, típico de plantas.

A) Complete a tabela da página de respostas, escrevendo o nome dos processos biológicos que correspondem a I, II, III, IV e V.

I:
II:
III:
IV:
V:

B) Comparando-se os ciclos de vida, desde briófitas até angiospermas, quanto à dominância das gerações gametofítica e esporofítica, que tendência aparece na evolução das plantas terrestres?

04) (São Camilo/2018)  As plantas classificadas como angiospermas podem ser divididas em monocotiledôneas, dicotiledôneas basais (apresentam 2 cotilédones, porém com várias características semelhantes às monocotiledôneas) e eudicotiledôneas. Nesse contexto, faça uma comparação entre as angiospermas monocotiledôneas e as eudicotiledôneas citando uma diferença na característica das folhas, uma diferença nos vasos dos caules e uma diferença em suas raízes. Em seguida, dê dois exemplos de cada uma delas.

05) (Unicamp) Um estudante analisou quatro espécies de plantas cujas características morfológicas são apresentadas no quadro abaixo:

A) O estudante separou as espécies em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Indique as espécies que foram colocadas em cada uma das categorias.

B) Que características especificadas no quadro foram fundamentais para essa classificação?

c) Cite duas outras características, não citadas no quadro, que poderiam ser utilizadas para separar monocotiledôneas de dicotiledôneas.

RESOLUÇÃO:
01) 
A) Espécie A: Autofecundação
Espécie B: Fecundação cruzada
B) A dupla fecundação.
C) Embrião: 20 cromossomos
Endosperma: 30 cromossomos
D) Manutenção de características desejáveis; homogeneidade genética.

02) 
A)Componente da parede celular: lignina Ou celulose.
Contribui para a dispersão das sementes.

B) Filo: Angiospermas
Possui sementes dentro de um fruto.

03) 
A)
I:  mitose
II: meiose
III:  mitose
IV: mitose
V:  fecundação

B) Aparece uma redução do gametófito e um aumento da complexidade do esporófito.

04) 
Monocotiledôneas: folhas com nervuras paralelas ou paralelinérveas; caules com vasos irregularmente espalhados; raiz do tipo fasciculada, sem uma raiz principal. Exemplos: trigo, aveia, centeio, arroz, milho, cevada, cana-de-açúcar, bambu, capins, alho, cebola, coqueiro, orquídea, aspargo, íris, gengibre e abacaxi.
Eudicotiledôneas: folhas com nervuras ramificadas ou reticuladas; vasos na periferia do caule com arranjo irregular; raiz axial, com raiz principal. Exemplos: feijão, ervilha, soja, amendoim, lentilha, grão de bico, fumo, batata, tomate, pimentão, berinjela, algodão, couve, nabo, agrião, couve-flor, repolho, rosa, morango, maçã, pera, café, cenoura, mandioca, girassol, margarida, jabuticaba, mamão, laranja, maracujá, goiaba, cacau, eucalipto, cacto e seringueira.

05) 
A) Monocotiledônea – espécie 2. Dicotiledôneas – espécies 1, 3 e 4.

B) As características utilizadas na separação são a nervação e o número de elementos florais.

C) Monocotiledôneas: raiz do tipo fasciculada  / feixes líbero-lenhosos difusos
Dicotiledôneas: raiz do tipo pivotante / feixes líbero-lenhosos organizados em círculo

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