Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site google-site-verification=6rc-huWciP349Oc1oPC4nnUHwCwjzFDTuzY_HkpPJ3w

Questões discursivas sobre fungos

Questões discursivas sobre fungos

01) (UFC) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica.
A) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes.

B) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?

C) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.

02) (Fasm/2016)  Em um ambulatório médico, um paciente foi diagnosticado com pé de atleta, popularmente conhecido como frieira. Os sintomas apresentados eram fortes coceiras e bolhas entre os dedos dos pés. O médico indicou uma pomada específica, de uso tópico, para tratar esse problema.
A) Considere três medicamentos: um antirretroviral, um fungicida e um antibiótico. Qual desses medicamentos atua diretamente no agente causador dessa infecção? Justifique sua resposta.

B) Mencione duas condições do ambiente parasitado que favorecem a instalação do causador do pé de atleta.

03) (UNICAMP)  “Cientistas buscam remédios no mar” é o título de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 02/05/2005, p. A16) sobre pesquisas que identificaram moléculas com atividade farmacológica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascídias, contra agentes patogênicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidíase. Os agentes patogênicos causadores das doenças citadas na reportagem são, respectivamente, bactérias, protozoários e fungos.
A) Dê duas características que permitam diferenciar as bactérias dos protozoários.

B) Os fungos apresentam componentes polissacarídeos estruturais e de reserva, também encontrados em animais. Justifique a afirmação.

RESOLUÇÃO:
01) 

A) Juntamente com as bactérias os fungos têm importante papel na ciclagem dos nutrientes, ao promover a decomposição da matéria orgânica morta. 

B) Porque esses fungos produzem toxinas que permanecem no alimento, mesmo após a remoção dos fungos. 

C) Uma semelhança com animais: ambos são heterótrofos. 
Uma semelhança com os vegetais: ambos possuem parede celular. 

02) 
A) O medicamento que deve ser usado no tratamento da frieira é o antifúngico, visto que a frieira é uma doença causada por fungos. 

B) Umidade elevada; Temperatura alta. 

03) 
A)
As bactérias não possuem carioteca, enquanto os protozoários possuem;
As bactérias não possuem citoesqueleto e os protozoários possuem.

B) Os fungos possuem quitina na parede celular, polissacarídio encontrado no exoesqueleto de artrópodes e nas cerdas de anelídeos. Os fungos possuem o glicogênio como reserva energética, o que também ocorre nos animais.

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas