Questão resolvida sobre recombinação genética em bactérias, da Uninta

(Uninta/2017-2) 

No final da década de 20, o cientista inglês Frederick Griffth realizava pesquisas com o pneumococo. A forma virulenta do pneumococo (Streptococcus pneumoniae) é encapsulada por uma cobertura gelatinosa que impede que nossas células de defesa a reconheça e a destrua. Pneumococos mutantes que não possuem essa cápsula não são patogênicos. Os pneumococos virulentos são conhecidos como forma S e os não virulentos, como forma R, devido às aparências lisa (smooth) e rugosa (rough) de suas colônias em cultura. Em 1928, Griffith fez uma descoberta surpreendente. Ao injetar em camundongos uma mistura de pneumococos R vivos e S mortos pelo calor, o experimento resultou na morte da maioria dos camundongos. Mais surpreendente foi o fato de o sangue dos camundongos mortos conter pneumococos S vivos.

Disponível em: <http://scienceblogs.com.br/meiodecultura/files/2011/02/bact_transf_exp_3.png> Acesso em: 15 maio 2017.

Considerando-se essas informações e com base nos conhecimentos sobre seres vivos, conclui-se que a existência de cepas S, vivas no coração dos camundongos mortos, após a introdução de cepas desse tipo, porém mortas, misturadas com cepas não virulentas, deve-se à
A) aquisição, a partir do meio, da parede celular da forma virulenta pela forma não virulenta.
B) transformação de cepas não virulentas em virulentas, após adquirir o material genético da forma nociva.
C) condição favorável no interior do camundongo, proporcionando a mutação da não virulenta em virulenta.
D) transformação da forma não virulenta em virulenta por conjugação antes da mistura dos dois tipos de cepas.
E) existência de cepas-virulentas que suportaram a temperatura elevada quando submetidas a essa condição.

RESOLUÇÃO:
Com este experimento Griffith descobriu o processo conhecido como transformação bacteriana, em que uma bactéria engloba material genético de uma outra bactéria (morta) presente no meio adquirindo, assim, uma nova característica (no caso, cepas não virulentas tornaram-se virulentas).
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre mecanismos de reprodução, da Unisinos 2021
Questão resolvida sobre processo reprodutivo em bactérias, da UFRGS 2016

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *