UERJ 2022 – prova de biologia resolvida

UERJ 2022 – EXAME ÚNICO – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

01) O tecido adiposo marrom, abundante em recém-nascidos e em mamíferos que hibernam, é rico em mitocôndrias, que possuem em sua membrana interna uma proteína desacopladora da fosforilação oxidativa. Essa proteína, ao desfazer o gradiente de prótons, permite o fluxo desses íons do espaço intermembranas para a matriz mitocondrial, o que assegura a sobrevivência dos organismos.

Desse modo, os adipócitos da gordura marrom apresentam redução do seguinte processo:
A) liberação de calor
B) produção de ATP
C) consumo de oxigênio
D) transporte de elétrons

02) O porco-do-mato é um grande predador de cactos. Apesar de sua boca resistente, quando há muitas opções de alimento, esses animais naturalmente optam por consumir os cactos com menos espinhos, antes de passar a atacar as plantas mais espinhosas.
Considere uma população de cactos que, na presença de porcos-do-mato, passou pelas mudanças indicadas no gráfico abaixo. A curva I representa o impacto da ação desses predadores nessa população de cactos, em um período inicial. A curva II representa esse impacto após longo período de tempo.

Com base nas informações do gráfico, a população de cactos passou por um processo de seleção natural do seguinte tipo:
A) estabilizadora
B) convergente
C) direcional
D) disruptiva

03) A tatuagem do corpo, que já era realizada no Egito entre 4000 e 2000 anos a.C., é feita por meio de pigmentos introduzidos na pele por agulhas. Como uma boa cicatrização é fundamental para a aparência de uma tatuagem, pessoas com predisposição à formação de cicatrizes aparentes, chamadas queloides, podem não apreciar o resultado do procedimento.

No processo de cicatrização, a formação de queloides deve-se à ação de células denominadas:
A) fibroblastos
B) mieloblastos
C) osteoblastos
D) condroblastos

04) Considere a união entre um homem portador de doença de Leber, neuropatia causada pela mutação em um gene do DNA mitocondrial, e uma mulher normal.

A proporção de descendentes desse casal que apresentará a doença do pai corresponde a:
A) 0%
B) 25%
C) 50%
D) 100%

05) Experimentos controlados em laboratório demonstraram que peixes criados em aquários com temperaturas mais elevadas apresentam, quando adultos, tamanhos menores que outros da mesma espécie submetidos a temperaturas mais baixas. Isso alerta para um dos potenciais efeitos do aquecimento global sobre o metabolismo de animais marinhos.
O menor tamanho dos peixes em temperaturas mais altas resulta da seguinte alteração fisiológica:
A) atrofia das gônadas
B) estresse respiratório
C) problemas osmóticos
D) transtornos sensoriais

06) A vincristina, substância utilizada no tratamento quimioterápico do câncer, interfere na distribuição igual de material genético para as células-filhas produzidas durante a divisão celular, o que compromete a viabilidade dessas células.
Nesse processo, a estrutura celular diretamente afetada pelo medicamento é denominada:
A) vacúolos
B) ribossomas
C) mitocôndrias
D) microtúbulos

07) A sobrevivência de ninhadas de filhotes de aves requer muitos cuidados, envolvendo grande gasto de energia por parte dos pais. Em função disso, em várias espécies, outros indivíduos da população manifestam um comportamento altruísta: deixam de reproduzir para auxiliar nos cuidados com a prole alheia. O gráfico a seguir representa a probabilidade de ajuda de indivíduos da população em função de seu grau de parentesco com os pais.

Com base no gráfico, conclui-se que a principal vantagem desse comportamento altruísta é:
A) redução de genes deletérios
B) aumento da variabilidade genética
C) maior frequência de um genótipo
D) menor taxa de genes homozigotos

RESOLUÇÃO:
01)
A produção de ATP no interior das mitocôndrias depende de uma diferença de concentração de íons H+ entre o espaço intermembrana e a matriz mitocondrial. É a passagem de íons H+ pela ATP sintase que proporciona a produção de ATP.
Ao reduzir essa diferença de concentração ocorrerá, também, uma redução na produção de ATP.
Resp.: B

02) A questão apresenta uma seleção direcional. Neste tipo de seleção, um determinado fenótipo vai gradualmente sendo substituído por outro, mais vantajoso, como mostrado no gráfico.
Resp.: C

03) A queloide é uma protuberância que ocorre em determinados locais onde ocorreu uma lesão, em decorrência de uma grande produção de colágeno pelos fibroblastos que compõem a derme (tecido conjuntivo denso não modelado).
Resp.: A

04) Todos os genes mitocondriais de uma pessoa são de origem materna. Assim, se a mulher é normal, nenhum de seus filhos será portador da doença de Leber.
Resp.: A

05) Em temperaturas mais altas, a quantidade de O2 dissolvido na água é menor, ocasionando um estresse respiratório nos peixes.
Resp.: B

06) A distribuição do material genético às células-filhas na divisão celular é devida à formação das fibras que partem do centro celular, formadas a partir dos microtúbulos do citoesqueleto.
Resp.: D

07) Analisando-se o gráfico conclui-se que o comportamento altruísta é mais comum entre indivíduos aparentados; portanto, tal comportamento favorece o aumento da frequência de determinados genótipos, encontrados entre os membros de uma mesma família.
Como consequência, tem-se uma redução da variabilidade genética e um aumento da taxa de homozigotos.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
– UERJ 2021 – EXAME ÚNICO – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *