PROVA DE BIOLOGIA – VESTIBULAR 2020 – UNIVERSIDADE DE VILA VELHA
01) A maioria das pessoas não considera a possibilidade de comer algum alimento mofado, embolorado ou com fungos. No entanto, certos alimentos, como alguns queijos especiais, apresentam tais elementos e são considerados iguarias da culinária. O bolor, que cresce no pão, por exemplo, representa apenas a parte visível do “corpo” de um fungo, componente de um grupo, atualmente, muito numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies distribuídas em, praticamente, todos os tipos de ambientes. Os fungos mais conhecidos são os formadores de bolores, mofos, cogumelos, orelhas-de-pau e a levedura (Saccharomyces cerevisiae), usada como fermento biológico.
Uzunian, A. & E. Birner. 2013. Biologia. 4. ed. São Paulo: Harbra. (Adaptado).
Com relação às características biológicas dos fungos, assinale a afirmativa correta:
A) Inicialmente, parece que todo fungo é macroscópico, no entanto, existem fungos microscópicos e unicelulares.
B) A principal atividade dos fungos é a produção de moléculas orgânicas e, junto com as bactérias, são importantes agentes de reciclagem de nutrientes na biosfera.
C) Todo fungo é autótrofo e precisa retirar do local em que está o micélio as substâncias de que precisa para viver. Eles se alimentam por absorção da matéria orgânica por eles decomposta.
D) Os fungos unicelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos. Seu corpo é formado por dois componentes: o corpo de frutificação e o micélio.
E) As hifas são constituídas por uma trama de filamentos, em que cada filamento é chamado de micélio. Elas podem apresentar diferentes tipos de organização (exemplo: hifas cenocíticas e hifas septadas).
02) Os experimentos de Mendel foram essenciais para a descrição das leis fundamentais da hereditariedade e formaram a base do conhecimento da genética. Após os trabalhos de Mendel, o estudo da genética se desenvolveu e diversos conceitos fundamentais da genética foram definidos. A partir do domínio desses conceitos e com a evolução dos conhecimentos da citogenética, sabemos que os fatores que Mendel considerou existir, e serem responsáveis pela herança, é o que hoje chamamos de genes.
Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. 6. ed. São Paulo: Saraiva (Alterado).
Com relação aos conceitos fundamentais em genética, é correto o que se afirma em:
A) Fenótipo é a constituição gênica de um organismo, ou seja, o conjunto de genes alelos que o descendente recebe dos pais.
B) Gene é a unidade básica da hereditariedade. Em termos bioquímicos, gene é uma proteína básica que compõe o DNA.
C) Alelos são modalidades de um gene, ou seja, as diferentes formas em que ele pode se expressar. Alelo é o mesmo que fator mendeliano.
D) O alelo dominante é capaz de determinar o fenótipo quando está presente em dose dupla. Para o alelo recessivo, é necessário estar presente em dose simples para que expresse seu fenótipo.
E) Genótipo é a manifestação do fenótipo e resulta da interação do fenótipo com o meio ambiente.
03) A síntese de proteínas é controlada pelo DNA, presente no núcleo das células, e ocorre no citoplasma. Consiste em um processo complexo, composto por três etapas (transcrição, ativação e tradução), as quais contam com a participação de moléculas de RNA e ribossomos, além dos próprios aminoácidos. Durante a síntese de proteínas, a transferência de informação do DNA e a determinação da sequência de aminoácidos, que comporá determinada proteína, é uma atribuição do
A) anticódon.
B) ribossomo.
C) RNA mensageiro.
D) RNA ribossômico.
E) RNA transportador.
04) Os trematódeos são platelmintos parasitas, e a maioria das espécies utiliza caramujos como hospedeiros durante seu ciclo de vida. Alguns trematódeos possuem ciclo vital mais complexo e necessitam de mais de um hospedeiro, sendo, um deles, um vertebrado. Nesses casos, o caramujo participa como hospedeiro intermediário, e o vertebrado, a exemplo do homem, atua como hospedeiro definitivo. Considerando o ciclo de vida do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose em humanos, assinale a afirmativa correta:
A) As fases larvais do verme se desenvolvem no vertebrado e os trematódeos adultos parasitam os caramujos.
B) Os parasitas adultos se alojam em vasos sanguíneos no intestino do hospedeiro, local em que se alimentam e se reproduzem.
C) Ao entrarem em contato com a água, os ovos do trematódeo eclodem e liberam larvas, as quais são denominadas miracídios.
D) As cercárias nadam ativamente e penetram a pele de caramujos, que entram em contato com a água, na qual elas se encontram.
E) Após infectarem o hospedeiro intermediário, as larvas se reproduzem assexuadamente, dando origem aos parasitos adultos.
05) Desde os tempos antigos, o homem aprendeu, por meio da observação e experimentação, a praticar o melhoramento de espécies animais e vegetais que apresentassem algum interesse ao ser humano, dando início ao desenvolvimento da biotecnologia. Como descobrimento da estrutura do DNA e do entendimento de seu processo de duplicação e da sua participação na produção de proteínas, surgiu a engenharia genética. A biotecnologia e a engenharia genética envolvem temas como alimentos transgênicos, terapia gênica e manipulação genética de organismos.
Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. 6. ed. São Paulo: Saraiva (Adaptado).
Em relação à biotecnologia e à engenharia genética, é correto afirmar que a
A) biotecnologia é uma vertente da citogenética, que usa técnicas de manipulação do DNA e que permite a seleção e modificação de organismos vivos, com finalidade de obter produtos úteis ao ser humano e ao meio ambiente.
B) tecnologia do DNA recombinante é uma técnica de inserção de um segmento de DNA de um organismo em outro tipo de organismo, formando um terceiro geneticamente modificado. Ou seja, é uma técnica que produz organismos transgênicos.
C) clonagem terapêutica é uma técnica de obtenção de células modificadas; portanto, sem risco de rejeição. Essa técnica permite o tratamento de vários tipos de doenças por fornecer células tronco com grande capacidade de diferenciação.
D) terapia gênica consiste em introduzir células com o gene anormal em um indivíduo portador de uma doença genética, induzindo a regeneração do DNA por um mecanismo semelhante às vacinas.
E) engenharia genética pode ser definida como o conjunto de técnicas que utilizam organismos vivos ou partes deles para a fabricação de produtos ou processos para usos específicos.
06) O tecido conjuntivo consiste em uma estrutura complexa, sendo formado por diferentes tipos de células e fibras, em diferentes proporções. Além desses elementos, as propriedades e as funções são definidas pelo tipo de substância contida na matriz extracelular. Essas características tornam o tecido conjuntivo o mais diversificado entre todos os tecidos animais.
São exemplos de tipos especiais de tecido conjuntivo o
A) cartilaginoso e o sangue.
B) muscular e o ósseo.
C) adiposo e o epitelial.
D) nervoso e o muscular.
E) epitelial e o hematopoiético.
07) A ideia de que as espécies eram fixas e imutáveis foram defendidas pelos filósofos gregos. Os chamados fixistas propunham que as espécies vivas já existiam desde a origem do Planeta e a extinção de muitas delas deveu-se a eventos especiais como catástrofes, que teriam exterminados grupos inteiros de seres vivos. A partir do século XIX, alguns pensadores passaram a admitir a ideia da substituição gradual das espécies por outras, por meio de adaptações a ambientes em contínuo processo de mudança. Surgiu, então, a ideia do transformismo, que considera que, na medida em que muda o meio, muda-se a espécie. Os adaptados ao ambiente em mudança sobrevivem, e essa ideia deu origem ao evolucionismo.
Uzunian, A. & E. Birner. 2013. Biologia. 4. ed. São Paulo: Harbra (Adaptado).
Com relação às ideias evolucionistas, assinale a afirmativa correta:
A) A evolução biológica é a adaptação das espécies a ambientes estáveis e relativamente invariáveis.
B) A adaptação sempre implicará aperfeiçoamento, levando ao aumento da complexidade biológica.
C) A seleção natural não considera a existência de uma variabilidade entre os organismos da mesma espécie.
D) A teoria da evolução de Darwin considera as mudanças sofridas pelas espécies como resultante do acúmulo lento e gradual de pequenas modificações.
E) A lei do uso e do desuso, postulada por Lamark, considerou que o uso de um certo órgão com mais frequência o levaria ao desgaste, à atrofia e, consequentemente, ao desaparecimento.
RESOLUÇÃO:
01)
A) Verdadeira.
B) Falsa. Os fungos são organismos heterótrofos (a produção de matéria orgânica é característica de seres autotróficos).
C) Falsa. Os fungos são heterotróficos.
D) Falsa. O micélio é um conjunto de filamentos (hifas); não ocorre em fungos unicelulares.
E) Cada filamento é uma hifa; ao conjunto de hifas dá-se o nome de micélio.
Resp.: A
02)
A constituição gênica de um indivíduo é o seu genótipo, enquanto o fenótipo é o que se vê de cada característica. O fenótipo depende da interação entre o genótipo e o meio ambiente.
O gene é a unidade básica de herança. Cada gene corresponde a um segmento da molécula de DNA capaz de codificar um RNA funcional. Um gene pode apresentar variações (pequenas diferenças na sequência de bases nitrogenadas), denominadas alelos, que correspondem aos “fatores” usados por Mendel. Um alelo é considerado dominante quando consegue manifestar seu efeito mesmo em dose simples.
Resp.: C
03) A molécula de RNA mensageiro contém a informação genética que será traduzida nos ribossomos. É a sequência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro quem determina a sequência de aminoácidos na cadeia polipeptídica formada.
Resp.: C
04)
No ciclo da esquistossomose há 2 larvas: o miracídio, proveniente da eclosão dos ovos e que infecta o caramujo Biomphalaria e a larva cercária, que deixa o caramujo e penetra pela pele ou mucosas do ser humano.
Resp.: C
05)
Analisando as alternativas, tem-se:
A) De acordo com a ONU, biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica. A área da biologia que estuda técnicas de manipulação de DNA é a engenharia genética (ou tecnologia do DNA recombinante).
B) A obtenção de organismos transgênicos é uma das aplicações da engenharia genética (há outras aplicações).
C) Na clonagem terapêutica, um óvulo previamente enucleado (que teve seu núcleo removido) recebe o núcleo de uma célula diploide, de um indivíduo adulto. Esse óvulo é deixado em meio de cultura de modo a obter tecidos para uso diversos. É importante ressaltar que a rejeição só não ocorrerá se o transplante for para a pessoa doadora do material genético.
D) A terapia gênica consiste na substituição de um alelo defeituoso por um alelo normal, usando um vetor (ex.: vírus modificado). A técnica não induz regeneração de DNA (nem as vacinas também fazem tal indução).
E) O conceito apresentado é o da biotecnologia.
Resp.: B
06) O tecido cartilaginoso e o tecido sanguíneo são modalidades de tecido conjuntivo.
Resp.: A
07)
A teoria evolutiva proposta por Charles Darwin tem, na seleção natural, o ponto central. De acordo com Darwin, as mudanças sofridas por uma espécie são decorrentes do acúmulo lento e gradual de pequenas modificações e o meio seleciona os indivíduos com os atributos mais favoráveis (os indivíduos naturalmente selecionados são aqueles com maiores chances de deixarem descendentes).
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
UVV 2020 – prova de biologia resolvida – parte 2
Seja o primeiro a comentar