Corpo de Bombeiros Militar de MG – seleção 2022

Prova para Corpo de Bombeiros de MG

01) Bombeiros realizam campanha de doação de sangue
Por conta da baixa dos estoques, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo se solidarizou à Pró-Sangue e deu início a uma campanha de doação de sangue junto aos seus efetivos. Dos 200 bombeiros que participaram da doação, 60% eram do tipo sanguíneo A, 20% do tipo O, 10% do tipo AB e 10% do tipo B. Um total de 50% dos doadores dos tipos A e do tipo B eram Rh positivos. Já os tipos sanguíneos AB e O tinham 25% de doadores Rh positivos.
Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/orgaos-governamentais/pro-sangue/bombeiros-realizam-campanha-de-doacao-de-sangue/.
Acesso em: 31 jul. 2021 (adaptado).

Campanhas de doação de sangue são sempre bem-vindas para reabastecer o estoque dos Hemocentros. Todos os tipos sanguíneos são importantes, mas um deles é caracterizado como doador universal.
Na campanha realizada pelos bombeiros, a doação desse tipo de sangue correspondeu a um número total de

A) 10 doadores.
B) 20 doadores.
C) 30 doadores.
D) 40 doadores.

02) Com hipotermia, homem em situação de rua é socorrido pelos bombeiros
Na madrugada de domingo, por volta das 3h, equipes de bombeiros de Conselheiro Lafaiete foram acionadas para comparecer ao bairro São Dimas, onde um morador de uma residência informou que avistou um homem deitado na calçada, somente com uma bermuda e inconsciente. A vítima estava com a pele bastante fria e com sinais de hipotermia, como tremores. No horário, a temperatura estava entre 6 °C e 8 °C. Durante o atendimento, foi verificada a baixa saturação de oxigênio, dificuldade para respirar e níveis baixos de batimentos cardíacos. O homem foi envolto em uma manta aluminizada para aumentar a temperatura corporal e encaminhado ao pronto-socorro municipal.
Disponível em: http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/22977-com-hipotermia-homem-em-
situacao-de-rua-e-socorrido-pelos-bombeiros.
Acesso em: 31 jul. 2021 (adaptado).

Em 2021 houve vários recordes de temperatura baixa no Brasil, acompanhados de episódios como o descrito no texto.
Esses episódios podem levar à morte porque
A) os tremores, indicadores do estado de hipotermia, lesionam o sistema nervoso, causando, consequentemente, dificuldade para respirar, pois as células do sistema nervoso realizam a contração dos pulmões.
B) a pele fria impede as trocas gasosas que ocorrem entre o ar e os vasos sanguíneos da superfície do corpo, o que leva à baixa saturação de oxigênio devido à atuação do pulmão e ausência de respiração cutânea.
C) a baixa temperatura impede a ação de enzimas no seu ponto ótimo de atuação, o que leva à diminuição das reações químicas vitais para o organismo, como a produção de energia para os batimentos cardíacos.
D) a inconsciência causada pela temperatura de 6 a 8 °C paralisa todos os processos vitais do organismo, uma vez que o organismo passa a não ter mais controle voluntário sobre essas atividades.

03) O Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou que 16 combatentes morreram vítimas do coronavírus. “Temos identificado e trabalhado com cada um dos comandantes […] para demonstrar a importância da mesma”, informou o comandante-geral. Para isso, palestras com profissionais da área de saúde tem sido realizadas para conscientizar a importância da vacina contra a Covid-19.
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/06/28/interna_gerais,1281378/covid-19-142-bombeiros-militares-recusaram-vacina-em-minas-diz-comandante.shtml. Acesso em: 31 jul. 2021 (adaptado).

O trabalho de conscientização realizado pelos profissionais da saúde com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é importante porque
A) a não vacinação pode fazer com que os bombeiros não produzam antígenos suficientes contra o vírus, caso tenham contato com este.
B) a não vacinação pode fazer com que os bombeiros não tenham anticorpos suficientes contra o vírus, pois a maior parte dos anticorpos estão presentes na vacina.
C) a vacina atua como um soro, levando o corpo a fazer estoque de antígenos que já estão presentes na vacina, protegendo o organismo contra o vírus.
D) a vacina atua como um antígeno, levando o corpo a produzir anticorpos contra o vírus, o que protege o indivíduo contra o possível desenvolvimento da doença.

04) Bombeiros resgatam vítimas de naufrágio no Marajó
Ao chegar no local do naufrágio, os bombeiros identificaram cinco homens com idades entre 14 e 66 anos, que se encontravam debilitados e nervosos.
A primeira ação dos bombeiros foi tranquilizar as vítimas para mantê-las flutuando. O afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos. […] A pessoa aspira muita água, que encharca os pulmões, causando asfixia, inconsciência e até a morte. Os cinco homens foram retirados da água com vida.
Disponível em: https://www.agenciapara.com.br/noticia/28805/. Acesso em: 30 jul. 2021 (adaptado).

Tranquilizar as vítimas é o primeiro passo que profissionais de resgate devem fazer durante um acidente. Esse passo foi importante no resgate realizado, pois evitou a asfixia que poderia ocorrer devido
A) à ausência de trocas gasosas nos alvéolos pulmonares.
B) ao excesso de água no esôfago, impedindo a entrada de ar nos pulmões.
C) à ausência de trocas gasosas nos brônquios pulmonares.
D) ao excesso de água no estômago, levando a hemorragia interna.

05) Governo lança plano para combater incêndios florestais
Entre os quase 6 mil homens envolvidos na operação, 200 são bombeiros e policiais militares da Força Nacional de Segurança Pública. A operação conta também com mais 900 bombeiros de outras unidades da federação, que estão fora do foco de atuação e poderão ser enviados para reforçar o efetivo, caso necessário. A Operação Guardiões do Bioma terá início com a fiscalização do maior e do menor bioma do Brasil. O primeiro apresenta grande biodiversidade e clima equatorial, já o segundo é caracterizado como a maior planície inundável do mundo.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-07/governo-lanca-plano-para-combater-incendios-florestais. Acesso em: 31 jul. 2021 (adaptado).

Os biomas são classificados como grandes áreas ecológicas com características semelhantes. Conhecer as características de cada um deles é fundamental para operações como a dos “Guardiões do Bioma”, que atuarão, segundo o texto, respectivamente nos biomas:
A) Amazônia e Pantanal.
B) Amazônia e Caatinga.
C) Mata Atlântica e Pantanal.
D) Mata Atlântica e Caatinga.

RESOLUÇÃO:
01) O sangue considerado doador universal é o O. O sangue tipo O+ pode doar somente a pessoas Rh+.
Considerando, então, os dados fornecidos, tem-se:
Pessoas com sangue tipo O: 20% de 200 = 40 pessoas.
Desse total, 75% são do tipo O . Então:
Bombeiros com sangue O = 40 x 0,75 = 30 bombeiros.
Resp.: C

02) A redução da temperatura corporal (hipotermia) reduz a atividade enzimática (as enzimas, no corpo humano, têm uma temperatura ótima de atuação em torno de 36,7ºC), o que compromete as reações metabólicas.
Resp.: C

03) As vacinas tradicionais contêm antígenos mortos, atenuados ou, ainda, fragmentos de antígenos. Uma vez no organismo humano, a vacina estimula a produção de anticorpos específicos àquele antígeno que induziu sua produção e, ainda, leva à formação de memória imunológica, que passa a proteger o indivíduo contra futuras infecções.
Resp.: D

04) No afogamento, a morte é causada geralmente por asfixia, em virtude da inalação de líquido que obstrui as vias aéreas, comprometendo as trocas gasosas (ocorrem entre alvéolos pulmonares e capilares).
Resp.: A

05) O maior bioma brasileiro, com clima equatorial e rica biodiversidade é a Amazônia. A maior planície inundável do planeta é o Pantanal.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Resolução da prova para Corpo de Bombeiros de MG, seleção 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *