Enem 2014 resolvido – parte 1

01) Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.
O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).
Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o  período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
A) vitaminas A e E.
B) frutose e sacarose.
C) aminoácidos naturais.
D) aminoácidos essenciais.
E) ácidos graxos saturados.

02) O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia.
Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida.
Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto. Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o
A) etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias.
B) gás natural, formado pela ação de fungos decompositores da matéria orgânica.
C) óleo de xisto, obtido pela decomposição da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias.
D) gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.
E) gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida.

03) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no  senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.
Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por
A) modificação de características.
B) incremento no tamanho corporal.
C) complexificação de seus sistemas.
D) melhoria de processos e estruturas.
E) especialização para uma determinada finalidade.

04) Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem a fixação do nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas,  substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.
PELZER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias.Tropical Plant Pathology, v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011 (adaptado).
Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?
A) Fixação de nitrogênio para o tomateiro.
B) Disponibilização de cálcio para o tomateiro.
C) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo.
D) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.
E) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.

05) Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.

Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

06) A aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados na agricultura pode acarretar alterações no solo e na água pelo acúmulo de compostos nitrogenados, principalmente a forma mais oxidada, favorecendo a proliferação de algas e plantas aquáticas e alterando o ciclo do nitrogênio, representado no esquema. A espécie nitrogenada mais oxidada tem sua quantidade controlada por ação de microrganismos que promovem a reação de redução dessa espécie, no processo denominado desnitrificação.

O processo citado está representado na etapa
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E)V.

07)  Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.

Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?
A) Clone.
B) Híbrida.
C) Mutante.
D) Adaptada.
E) Transgênica.

08)  Parte do gás carbônico da atmosfera é absorvida pela água do mar. O esquema representa reações que ocorrem naturalmente, em equilíbrio, no sistema ambiental marinho. O excesso de dióxido de carbono na atmosfera pode afetar os recifes de corais.

O resultado desse processo nos corais é o (a)
A) seu branqueamento, levando à sua morte e extinção.
B) excesso de fixação de cálcio, provocando calcificação indesejável.
C) menor incorporação de carbono, afetando seu metabolismo energético.
D) estímulo da atividade enzimática, evitando a descalcificação dos esqueletos.
E) dano à estrutura dos esqueletos calcários, diminuindo o tamanho das populações.

Resolução:
01) Carnes  e derivados são ricos em proteínas, fonte de aminoácidos para o organismo humano. Alguns aminoácidos nosso organismo consegue produzir, enquanto outros, não (os aminoácidos indispensáveis ou aminoácidos essenciais). Dessa forma, durante o período de promessa eles deveriam ingerir aminoácidos essenciais para suprir a deficiência deles no organismo.
Resp.: D

02) Nos aterros sanitários ocorre produção de gás metano pelas arques metanogênicas e outros micro-organismos. Esse gás pode ser canalizado e envasado, sendo usado como combustível.
Resp.: D

03) A evolução dos seres vivos pode ser compreendida como a variação da frequência dos alelos em uma população. O surgimento de novos alelos acontece por mutações, enquanto a recombinação gênica contribui para o “embaralhamento” dos alelos, levando ao surgimento de novas combinações, o que pode levar a uma modificação das características dos indivíduos ao longo das gerações.
Resp.: A

04) Como as bactérias reduzem a quantidade de ferro no solo, mineral indispensável ao desenvolvimento dos fungos, tem-se que há entre elas e os fungos uma competição por tal recurso.
Resp.: C

05) Para suportar as condições citadas no enunciado, as árvores deverão apresentar importantes adaptações xeromórficas, tais como: raízes profundas, camada de cutina bem desenvolvida nas folhas (cera), folhas ricas em tricomas (pelos); estômatos na face inferior da folha…
Resp.: B

06) Na desnitrificação bactérias utilizam o nitrato (forma nitrogenada mais oxidada) como fonte de oxigênio (para oxidação de compostos orgânicos), com a consequente liberação de gás nitrogênio (N2) para o ambiente.
Resp.: E

07) O esquema mostra a inserção de um gene de interesse em uma planta. Os organismos que carregam gene(s) de outra espécie são denominados transgênicos.
Resp.: E

08) Uma análise da figura proposta revela que um meio mais ácido (com maior concentração de CO2 dissolvido) provoca alterações nas conchas. Como o esqueleto que envolve o pólipo é calcário, o excesso de CO2 provocaria danos ao esqueleto calcário, o que pode reduzir o tamanho das populações de corais.
Resp.: E

Veja também:
Fuvest 2017 resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *