Enem 2015 – parte 1

01) Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas.
A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.
MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos. Disponlvel em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que
A) o fenótipo das nossas células pode mudar por influência do meio ambiente.
B) a dominância genética determina a expressão de alguns genes.
C) as mutações genéticas introduzem variabilidade no genoma.
D) as mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.
E) as nossas células corporais provêm de um único zigoto.

02) Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razão, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabeça, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade física em altitudes elevadas. Nessas condições, ocorrerá uma diminuição na concentração de hemoglobina oxigenada (HbO2) em equilíbrio no sangue, conforme a relação:
Hb (aq) + O2 (aq)   —>          HbO2 (aq)

Mal da montanha. Disponível em: www.feng.pucrs.br. Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado).
A alteração da concentração de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a)
A) elevação da pressão arterial.
B) aumento da temperatura corporal.
C) redução da temperatura do ambiente.
D) queda da pressão parcial de oxigênio.
E) diminuição da quantidade de hemácias.

03) A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.
Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)
A) eutrofização
B) proliferação de algas.
C) inibição da fotossíntese.
D) fotodegradação da matéria orgânica.
E) aumento da quantidade de gases dissolvidos.

04) Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram  muito empregados para estudo e caracterização de  células secretoras.
Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora?

05) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).
Essa especiação não ocorre devido ao(à)
A) oscilação genética das raças.
B) convergência adaptativa das raças.
C) isolamento geográfico entre as raças.
D) seleção natural que ocorre entre as raças.
E) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

06) A palavra “biotecnologia” surgiu no século XX, quando o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria para que ela passasse a produzir a substância.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado).

As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam
A) a sequência de DNA codificante de insulina humana.
B) a proteína sintetizada por células humanas.
C) um RNA recombinante de insulina humana.
D) o RNA mensageiro de insulina humana
E) um cromossomo da espécie humana.

07) Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.

Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)
A) íris.
B) retina.
C) pupila.
D) córnea.
E) cristalino.

08) Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Fiavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para pessoal de combate ao velor. Manual de Normas Técnicas.
Disponlvel em: http://portal.saude.gov.br.
Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado).
Esse fato pode ser atribuído à
A) maior taxa de mutação do vírus da febre amarela do que do vírus da dengue.
B) alta variabilidade antigênica do vírus da dengue em relação ao vírus da febre amarela.
C) menor adaptação do vírus da dengue à população humana do que do vírus da febre amarela.
D) presença de dois tipos de ácidos nucleicos no vírus da dengue e somente um tipo no vírus da febre amarela.
E) baixa capacidade de indução da resposta imunológica pelo vírus da dengue em relação ao da febre amarela.

Resolução:
01) O princípio contestado é o de que as nossas células corporais provêm de um único zigoto.
O texto revela o fato de que mulheres, que tiveram filhos homens, podem apresentar o cromossomo Y em diversos tecidos.
Resp.: E

02) Um dos fatores que interferem na saturação da hemoglobina é a pressão parcial do gás oxigênio. Quanto menor essa pressão parcial, menor o percentual de saturação da hemoglobina, o que significa menos oxigênio sendo transportado aos tecidos.
Resp.: D

03) Com o escurecimento das águas ocorre uma menor penetração de luz na água, reduzindo a taxa fotossintética.
Resp.: C

04) Quando um aminoácido radioativo é inoculado em uma célula secretora, o primeiro local de acúmulo é no retículo endoplasmático rugoso, onde ocorrerá a síntese da cadeia polipeptídica que, na sequência vai ao complexo golgiense, ocorre adição de açúcar ou de lipídio. O produto é, então, encaminhado às vesículas secretoras, que o lançarão no meio extracelular.
Resp.: C

05) Para que duas populações sejam consideradas espécies diferentes, elas deverão estar isoladas reprodutivamente, isto é, não deverá haver fluxo gênico entre elas.
Resp.: E

06) No enunciado há a informação Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria para que ela passasse a produzir a substância. Essa informação corresponde ao gene responsável pela codificação da insulina, ou seja, a sequência de DNA codificante de insulina humana.
Resp.:   A

07) A parte do olho responsável pela formação da imagem é a retina.
Resp.: B

08) As vacinas estimulam a produção de imunoglobulinas (anticorpos) que são específicas para cada antígeno. Dessa forma, antígenos com alta variabilidade em sua constituição, dificultam a obtenção de vacinas, uma vez  que para cada antígeno será necessário um anticorpo específico.
Resp.: B

Veja também:
Enem 2015 – parte 2
Enem 2017 – parte 1
Enem 2017 – parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *