Enem 2015 – parte 2

Confira questões de biologia do Enem 2015 comentadas

09) Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.
Uma das características a que o texto se refere é a
A) a reprodução por viviparidade.
B) respiração pulmonar nos adultos.
C) regulação térmica por endotermia.
D) cobertura corporal delgada e altamente permeável.
E) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.

10) A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pela transferência de calor para o corpo. A sua manifestação varia desde bolhas (flictenas) até formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados à vítima, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais a situação do paciente.
Disponlvel em: www.bombeiros-bm.rs.gov.br.Acesso em: 28 tev. 2012 (adaptado).

Ao se deparar com um indivíduo que sofreu queimadura com formação de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital é
A) colocar gelo sobre a flictena para amenizar o ardor.
B) utilizar manteiga para evitar o rompimento da flictena.
C) passar creme dental para diminuir a ardência da flictena.
D) perfurar a flictena para que a água acumulada seja liberada.
E) cobrir a flictena com gazes molhadas para evitar a desidratação.

11) Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem.
A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a)
A) baixa polaridade.
B) baixa massa molecular.
C) ocorrência de halogênios.
D) tamanho pequeno das moléculas.
E) presença de hidroxilas nas cadeias.

12) O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares.
Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por
A) produzirem mutações específicas.
B) possuírem DNA mitocondrial diferentes.
C) apresentarem conjunto de genes distintos.
D) expressarem porções distintas do genoma.
E) terem um número distinto de cromossomos.

13) Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3. 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
A) Dengue
B) Malária
C) Elefantíase
D) Ascaridíase
E) Esquistossomose

14) Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera 38 moléculas de ATP. Contudo em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.

Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual de concentração de oxigênio?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

15) A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico.
Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.
A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como
A) estrutural, do tipo deleção.
B) numérica, do tipo euploidia.
C) numérica, do tipo poliploidia.
D) estrutural, do tipo duplicação.
E) numérica, do tipo aneuploidia.

16) Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede.
Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.
Nessa situação o sistema excretor dos estudantes
A) aumentou a filtração glomerular.
B) produziu maior volume de urina.
C) produziu urina com menos ureia.
D) produziu urina com maior concentração de sais.
E) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

17) O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.

ADUAN, R. E. et aI. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).

Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela
A) absorção do gás nitrogênio pela respiração.
B) ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.
C) incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.
D) transferência da matéria orgânica pelas cadeias tróficas.
E) protocooperação com microrganismos fixadores de nitrogênio.

Resolução:
09) Os anfíbios possuem uma pele com pouquíssima queratina, o que a deixa muito permeável. Dessa forma, o animal se desidrata com muita facilidade fora da água. Além disso, os ovos gelatinosos devem ser colocados dentro da água, para evitar ressecamento.
Resp.: D

10) No caso de queimaduras com formação de flictenas, o procedimento correto é lavar com água fria (sem esfregar) e cobrir com pano molhado (gaze seria o mais correto), para evitar a desidratação e não furar a bolha.
Resp.: E

11) Os pesticidas organoclorados possuem baixa polaridade e, portanto, têm grande afinidade por compostos com a mesma propriedade (“semelhante dissolve semelhante”).
Resp.: A

12) É importante ressaltar que todas as células nucleadas do corpo de uma pessoa apresentam todos os genes, porém, em cada tipo celular apenas certos genes são funcionais.
Resp.: D

13) Dentre as doenças citadas, a esquistossomose é a única em que há um molusco em seu ciclo de vida (o caramujo Biomphalaria glabrata).
Resp.: E

14) Enquanto a célula estiver em condição anaeróbica, seu consumo de glicose será alto, uma vez que o rendimento energético é baixo (apenas 2 ATP’s por glicose). Já na respiração aeróbica, o rendimento energético é alto (38 ATP’s por glicose); logo, o consumo de glicose é menor.
Resp.: E

15) A questão traz uma alteração no número de cromossomos (alteração numérica) em que há aumento de um cromossomo no par de número 18.
Essas variações cromossômicas envolvendo um (ou os dois) cromossomo em determinado par recebem o nome de aneuploidias.
Resp.: E

16) Devido à menor ingestão de água e à grande perda pelo suor, ocorre um aumento na secreção  do hormônio antidiurético (ADH) o que traz como consequência, uma maior reabsorção de água nos túbulos renais. Dessa forma, a pessoa passa eliminar uma urina mais escura, com maior concentração de sais.
Resp.: D

17) A única forma pela qual os animais adquirem o nitrogênio é através da cadeia alimentar.
Resp.: D

Veja também:
Enem 2016 resolvido – parte 1
Enem 2016 resolvido – parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *