Ciências Médicas da Paraíba – Vestibular 2020 – prova de biologia comentada parte 1

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA – VESTIBULAR 2020 – 

01)  O nível de organização celular está apenas a um pequeno passo do nível atômico. Sendo assim, as propriedades celulares e de seus componentes derivam de forma direta das atividades das moléculas que as compõem. Essas moléculas formam as substâncias orgânicas e inorgânicas das células. Analisando os componentes inorgânicos da célula, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, nas preposições abaixo e assinale a alternativa correta:
(  ) O Sódio participa no processo de transmissão nervosa e na regulação hídrica;
(  ) O selênio age em íntima associação com a vitamina E;
(  ) A deficiência de cobalaminas (Vit B12), ocasiona distúrbios no sistema nervoso além de favorecer a mal formação de hemácias;
(  ) O cromo age na manutenção de ossos e dentes, atua no metabolismo energético e no metabolismo da glicose

Está correta a letra:
A) V, V, F, V.
B) F, V, F, V.
C) V, F, F, F.
D) V, V, V, F.
E) F, F, V, V.

02) Na esquistossomose o homem adquire a infecção quando a cercária penetra em sua pele. Na fase inicial da doença, o homem pode apresentar dermatite cercariana, provocada pela penetração das cercárias, diarreia mucosa ou mucosanguinolenta, febre elevada, anorexia, náusea, vômito, hepatoesplenogalia dolorosa, manifestações pulmonares e astenia. Baseado no contexto, diante das relações ecológicas é possível afirmar que a esquistossomose representa:
A) Inquilinismo.
B) Parasitismo.
C) Mutualismo.
D) Comensalismo.
E) Predação.

03) Segundo Abraham Kierzenbaum, o Tecido Conjuntivo é responsável pelo arcabouço de suporte e pela conexão de todos os outros tecidos do corpo. Cada célula tem uma função específica, mas todas desempenham uma atividade comunitária, trabalhando de forma integrada com as outras células do corpo humano, de modo que juntas, garantem inúmeras atividades responsáveis pela integridade da vida.
Sobre as células do tecido conjuntivo propriamente dito e suas  características, examine a veracidade das proposições, em seguida marque a alternativa correta.
I. Os fibroblastos são um componente permanente do tecido conjuntivo, responsável por produzir fibras colágenas e elásticas, bem como, produzir substância fundamental.
II. Os mastócitos originam-se da medula óssea. É fonte dos mediadores vasoativos contidos nos grânulos citoplasmáticos, os quais contêm heparina e histamina. Tem papel importante nas reações alérgicas.
III. Os macrófagos têm propriedades fagocíticas e nos processos de cicatrização. Pode haver transformação de macrófagos em fibroblastos.
A) Apenas I e III estão corretas.
B) Apenas II e III estão corretas.
C) Estão corretas I, II e III.
D) Estão incorretas I, II e III.
E) Apenas I e II estão corretas.

04) O corpo humano é formado por centenas de músculos que tem a capacidade de transformar energia química, em energia mecânica. Ajudam nos movimentos, na estabilidade e no preenchimento do corpo. Também são capazes de se contrair e de relaxar, gerando movimentos que nos permitem escrever, andar, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação sanguínea no organismo, respirar.
Baseado no exposto, verifica-se que os músculos são responsáveis por inúmeras funções. Considere as afirmações a seguir sobre o tecido muscular:

I. A execução de exercícios físicos promove um aumento no volume das células musculares (miócitos) da musculatura esquelética, por meio da produção de novas miofibrilas.
II. As miofibrilas relacionadas as células da musculatura esquelética e cardíaca, se organizam em unidades chamadas de sarcômero.
III. Para ocorrer a contração muscular se faz necessário a presença conjunta dos íons cálcio e da energia liberada pelo ATP, possibilitando que ocorra na fibra muscular, um deslizamento de actina sobre os filamentos de miosina.
IV. Na fadiga muscular, parte do ácido lático produzido no processo de fermentação lática passa para a corrente sanguínea e é convertido em aminoácidos pelo fígado.

Quais das alternativas, é a correta?
A) Apenas II e IV.
B) Apenas I, III e IV.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas I e III.

05) P.R., gênero masculino, ingeriu na refeição do almoço cogumelos selvagens. Poucas horas depois P.R, apresentou náuseas, vômitos, diarreia, sudorese e aumento da salivação.
Analise as proposições a seguir sobre o sistema nervoso parassimpático e marque a alternativa correta.
I. O neurotransmissor liberado no sistema nervoso parassimpático, é a acetilcolina.
II. A atividade parassimpática está diretamente relacionada ao preparo do corpo para as ações, quer seja ela de defesa, quer seja, de ataque.
III. A atividade parassimpática ativa o sistema digestório, dilata as pupilas, e reduz os batimentos cardíacos.
Está correta:
A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II.
E) Apenas III.

RESOLUÇÃO:

01) O sódio, juntamente com o potássio, tem importante papel na polarização de membranas, condição básica para a transmissão nervosa. Além disso, tem importante influência na pressão arterial e no teor hídrico do indivíduo.
O selênio, juntamente com a vitamina E, tem importante papel antioxidante e agem sincronicamente (um auxiliando o outro).
A vitamina B12 tem importante papel na formação do estrato mielínico e é de fundamental importância à maturação dos glóbulos vermelhos.
O cromo potencializa o efeito da insulina, favorecendo a queima de carboidratos pelo indivíduo (auxilia no emagrecimento).
Resp.: D

02) O Schistosoma mansoni (agente etiológico da esquistossomose) tem uma relação de parasitismo (endoparasita) com o ser humano, uma vez que instala no interior do corpo, prejudicando o seu funcionamento.
Resp.: B

03)
Os fibroblastos são células muito ativas do tecido conjuntivo, responsáveis pela produção das fibras colágenas e dos constituintes orgânicos da matriz conjuntiva, como proteoglicanos e glicoproteínas.
Os mastócitos são um tipo de leucócito e apresentam citoplasma rico em grânulos de histamina (substância vasodilatadora e responsável pelas reações alérgicas) e heparina (uma substância anticoagulante).
Os macrófagos são células com grande atividade fagocitária. Não participam do processo de cicatrização (essa função é dos fibroblastos).
Resp.: E

04)
I. Verdadeiro.
II. Verdadeiro (são células musculares estriadas).
III. Verdadeiro.
IV. Falsa. O ácido lático, no fígado, é convertido em ácido pirúvico e, posteriormente, em glicose (processo chamado gliconeogênese).
Resp.: C

05)
I. Verdadeira (com ação antagônica à da adrenalina).
II. Falsa. A atividade do sistema nervoso simpático prepara o corpo para ações do tipo ataque e/ou defesa.
III. Falsa. A dilatação da pupila é estimulada pelo sistema nervos simpático.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM: 
Ciências Médicas da Paraíba – vestibular 2020 – prova de biologia resolvida parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *