Prova comentada – SIS 2016 – segunda etapa

Confira resolução do SIS 2 – ano 2016

01) No gráfico, as curvas representam a atividade de três enzimas que atuam no tubo digestório humano.

Suponha que um indivíduo adulto, sem qualquer alteração fisiológica, tenha almoçado bife grelhado com bacon e batatas cozidas.
Analisando o gráfico, é correto afirmar que as enzimas I, II e III atuaram, respectivamente, na digestão
A) da batata, do bife e do bacon.
B) da batata, do bacon e do bife.
C) do bife, da batata e do bacon.
D) do bife, do bacon e da batata.
E) do bacon, do bife e da batata

02)  Observe o esquema do sistema circulatório humano.

Com relação ao trajeto dos sangues arterial e venoso, é correto afirmar que o sangue rico em
A) gás carbônico chega pela veia cava até o átrio direito, que o direciona para o
ventrículo direito de onde é levado para os pulmões.
B) gás oxigênio chega pela artéria pulmonar até o átrio esquerdo, que o direciona para o ventrículo esquerdo de onde é levado para os demais órgãos do corpo.
C) gás carbônico chega pela veia pulmonar até o coração, que o bombeia para os pulmões pela artéria pulmonar.
D) gás oxigênio chega pela artéria aorta até o átrio e ventrículo esquerdo, que o direcionam para a veia pulmonar de onde é levado para os pulmões.
E) gás oxigênio é captado pelos capilares dos pulmões, que o direcionam pela artéria pulmonar até o coração, de onde é levado para os demais órgãos e tecidos.

03) A figura representa a gametogênese humana, o processo de formação de gametas masculinos e gametas femininos.

Considerando as fases e as células representadas na figura, é correto afirmar que:
A) na ovogênese todo o processo de formação de óvulos ocorre na vida intrauterina, enquanto na espermatogênese os espermatozoides só irão se formar a partir da puberdade.
B) os gônias são diploides, porém os citos I são haploides na espermatogênese e diploides na ovogênese.
C) para que ocorra a formação do polócito II (segundo corpúsculo polar) é necessário que o ovócito II seja fecundado pelo espermatozoide.
D) ao longo da vida de um casal de 60 anos de idade, o número de óvulos produzidos pela mulher é ¼ do número de espermatozoides produzidos pelo homem.
E) durante o período de maturação dos citos II, na espermatogênese ocorre meiose enquanto na ovogênese ocorre mitose.

04) Observe o esquema que representa a origem dos tecidos embrionários humano.

Considere que exista uma mutação em uma das divisões mitóticas que ocorrem no desenvolvimento do embrião.
Se essa mutação ocorrer na fase indicada pela seta de número
A) 1, nenhuma das células do embrião apresentará a mutação.
B) 2, as células produzidas pela medula óssea apresentarão a mutação.
C) 3, as células da musculatura esquelética apresentarão a mutação.
D) 4, as células da epiderme e anexos, como unhas e pelos, apresentarão a mutação.
E) 5, os óvulos ou os espermatozoides do indivíduo adulto apresentarão a mutação.

05) A figura apresenta dois tipos de ciclo de vida. Em um deles, os adultos são indivíduos haploides e, no outro, os adultos são indivíduos diploides.

É correto afirmar que o ciclo de vida que caracteriza a espécie humana é o ciclo
A) X, no qual as células indicadas por 1 são haploides e as células indicadas por 2 são diploides.
B) X, no qual as células indicadas por 1 são diploides e as células indicadas por 2 são haploides.
C) X, no qual as células indicadas por 1 e as células indicadas por 2 são haploides.
D) Y, no qual as células indicadas por 1 são diploides e as células indicadas por 2 são haploides.
E) Y, no qual as células indicadas por 1 e as células indicadas por 2 são diploides.

06) Há dois tipos de fibras musculares. As fibras musculares do tipo I têm contração mais lenta, mais mitocôndrias e maior irrigação sanguínea que as fibras de tipo II, de contração mais rápida, porém com menos mitocôndrias e menor irrigação sanguínea. As pessoas naturalmente apresentam diferentes proporções de fibras do tipo I e do tipo II, mas o treinamento físico é capaz de alterar, até certo ponto, a proporção de fibras lentas e rápidas nos músculos.
O gráfico apresenta a porcentagem de fibras musculares do tipo I e do tipo II de pessoas com diferentes hábitos de exercício físico.

Com base na proporção dos diferentes tipos de fibras musculares, é correto afirmar que os indivíduos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
A) um corredor de curta distância, um ciclista e uma pessoa sedentária.
B) uma pessoa sedentária, um corredor de curta distância e um maratonista.
C) um ciclista, um maratonista e um praticante de musculação.
D) um maratonista, um praticante de musculação e um ciclista.
E) um maratonista, uma pessoa sedentária e um corredor de curta distância.

07) A figura representa o embrião de uma ave em desenvolvimento e seus respectivos anexos embrionários. Com exceção da casca do ovo, as demais estruturas indicadas na figura também estão presentes na gestação do embrião humano.

Dentre os anexos embrionários indicados na figura, um deles é bastante desenvolvido nos ovos das aves em razão de sua importância para a nutrição do embrião.
Porém, nos mamíferos placentários, esse anexo é pouco desenvolvido uma vez que a nutrição do embrião se dá a partir da placenta, que resulta do desenvolvimento de outro anexo embrionário comum aos dois organismos.
Esses dois anexos embrionários são, respectivamente,
A) alantoide e âmnio.
B) alantoide e cordão umbilical.
C) cório e âmnio.
D) saco vitelínico e alantoide.
E) saco vitelínico e cório.

08) O esquema representa um nefro, uma unidade morfofuncional do rim humano.

Suponha que uma pessoa adulta, saudável, seja submetida a um regime de pouca ingestão de água. Nessas condições, é correto afirmar que no hipotálamo dessa pessoa haverá
A) estímulo à síntese de ADH que irá atuar sobre o duto coletor tornando-o mais permeável à água, que será reabsorvida para o sangue na veia renal.
B) estímulo à síntese de ADH que irá atuar sobre o duto coletor tornando-o impermeável à água, de modo que não venha a reabsorvê-la do sangue da veia renal.
C) estímulo à síntese de ADH que irá atuar sobre os túbulos contorcidos proximal e distal tornando-os mais permeáveis à água, que será reabsorvida para o sangue do capilar.
D) inibição da síntese de ADH que deixará de atuar sobre o túbulo proximal, o qual irá reter a glicose elevando a osmolaridade do líquido tubular, que reabsorverá água do capilar.
E) inibição da síntese de ADH que deixará de atuar sobre o duto coletor, o qual permanecerá impermeável à água impedindo que esta seja reabsorvida para o sangue na veia renal.

Resolução:
01) A enzima I atua no estômago (pH ótimo em torno de 2); logo, tem ação proteolítica. Dessa forma, é responsável pela digestão do bife.
A enzima II pode atua na boca (pH ótimo em torno de 7); trata-se, portanto, da amilase salivar e atua sobre a batata.
A enzima III atua no duodeno (pH ótimo em torno de 8,0) e, na situação proposta, estaria envolvida na digestão do bacon (rico em gorduras).
Resp.: C

02) O sangue venoso, rico em CO2, é levado ao coração pelas veias cavas. Este sangue chega no átrio direito, passa pela válvula tricúspide e chega ao ventrículo esquerdo. Daí, pelas artérias pulmonares, o sangue venoso é levado aos pulmões onde será oxigenado.
Resp.: A

03) A formação do segundo glóbulo polar (ou polócito II) só ocorrerá se o ovócito II for fecundado. Caso não ocorra a fecundação, o ovócito II degenera sem realizar a meiose II.
Resp.: C

04) A mesoderme é o folheto embrionário envolvido com a formação da musculatura, do sistema urogenital, sistema circulatório e esqueleto.
Resp.: C

05) A espécie humana apresenta o ciclo de vida do tipo diplobionte, representado por X. As células indicadas por 1 são diploide e, ao sofrerem meiose, originam gametas haploides (células indicadas por 2).
Resp.: B

06) O indivíduo I apresenta fibras do tipo I e do tipo II em quantidades bastante próximas, o que indica uma pessoa sem hábito de atividade física.
O indivíduo II tem grande quantidade de fibras do tipo II, o que indica uma pessoa que pratica esportes de curta duração (contrações vigorosas, com curta duração) como, por exemplo, um velocista.
Já o indivíduo indicado por III apresenta grande quantidade de fibras do tipo I, sugerindo uma pessoa que pratica exercícios físicos de longa duração.
Resp.: B

07) O anexo bem desenvolvido nos ovos megalécitos (indicado na figura) é o saco vitelínico, responsável pelo armazenamento de reservas nutritivas para o embrião.
A placenta é formada por uma parte fetal (cório) e uma parte materna.
Resp.: E

08) Com a redução na ingestão de água, o hipotálamo secretará mais ADH, hormônio que age no tubo coletor, aumentando sua permeabilidade à água. Dessa forma, mais água será reabsorvida para o sangue através da  veia renal.
Resp.: A

Veja também:
Prova resolvida do vestibular 2018 da Unifeso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *