Prova da Fuvest 2014 resolvida

Fuvest 2014  – resolução

01) A sequência de fotografias abaixo mostra uma célula em interfase e outras em etapas da mitose, até a formação de  novas células.

Considerando que o conjunto haploide de cromossomos corresponde à quantidade N de DNA, a quantidade de DNA das células indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4 é, respectivamente
A) N, 2N, 2N e N.
B) N, 2N, N e N/2.
C) 2N, 4N, 2N e N.
D) 2N, 4N, 4N e 2N.
E) 2N, 4N, 2N e 2N.

02)  As plantas podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente, e cada um desses modos de reprodução tem impacto diferente sobre a variabilidade genética gerada.
Analise as seguintes situações:
I . plantação de feijão para subsistência, em agricultura familiar;
II. plantação de variedade de cana-de-açúcar adequada à região, em escala industrial;
III. recuperação de área degradada, com o repovoamento por espécies de plantas nativas.
Com base na adequação de maior ou menor variabilidade genética para cada situação, a escolha da reprodução assexuada é a indicada para
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

03) Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle.
www. fisica.cdce.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado.
No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano
A) é completamente válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transmitidos por uma célula, sem intermediários, a uma central de controle.
B) é válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos que resultam em resposta imediata, sem atingir uma central de controle.
C) é válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transferidos, célula a célula, até uma central de controle.
D) não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em estímulos hormonais, transmitidos rapidamente a uma central de controle.
E) não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais químicos e elétricos, transferidos a vários pontos periféricos de controle.

04) Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:
I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira.
II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.
III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.
Está correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I e III.

05) O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constate, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nível (B), a “esteira rolante” trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade máxima de transporte, permitindo a reabsorção da glicose. Se a concentração de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina.

Analise as seguintes afirmações sobre o mecanismo de reabsorção renal da glicose, em pessoas saudáveis:
I. Mantém constante a concentração de glicose no sangue.
II. Impede que a concentração de glicose no filtrado glomerular diminua.
III. Evita que haja excreção de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas células do corpo,
Está correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C)
D) I e II.
E) I e III.

06) Para que a célula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulação sanguínea, é necessária a presença de uma determinada proteína em sua membrana. Existem mutações do gene responsável pela síntese dessa proteína que impedem a sua produção. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutações, mesmo tendo também um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nível de colesterol no sangue. A hipercolesterolemia devida a essa mutação tem, portanto, herança
A) autossômica dominante.
B) autossômica recessiva.
C) ligada ao X dominante.
D) ligada ao X recessiva.
E) autossômica codominante.

07)  As briófitas, no reino vegetal, e os anfíbios, entre os vertebrados, são considerados os primeiros grupos a conquistar o ambiente terrestre. Comparando-os, é correto afirmar que,
A) nos anfíbios e nas briófitas, o sistema vascular é pouco desenvolvido; isso faz com que, nos anfíbios, a temperatura não seja controlada internamente.
B) nos anfíbios, o produto imediato da meiose são os gametas; nas briófitas, a meiose origina um indivíduo haploide que posteriormente produz os gametas.
C) nos anfíbios e nas briófitas, a fecundação ocorre em meio seco; o desenvolvimento dos embriões se dá na água.
D) nos anfíbios, a fecundação origina um indivíduo diploide e, nas briófitas, um indivíduo haploide; nos dois casos, o indivíduo formado passa por metamorfoses até tornar-se adulto.
E) nos anfíbios e nas briófitas, a absorção de água se dá pela epiderme; o transporte de água é feito por difusão, célula por célula, às demais partes do corpo.

08) Analise o gráfico abaixo:

Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar, corretamente, que,
A) no período de 1986 a 2001, o número de pessoas com diagnóstico de AIDS diminuiu.
B) no período de 1986 a 2001, o número de homens com diagnóstico de AIDS diminuiu.
C) entre pessoas com diagnóstico de AIDS, homens e mulheres ocorrem com frequência iguais.
D) entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o número de homens e mulheres permaneceu praticamente inalterado a partir de 2002.
E) entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o quociente do número de homens pelo de mulheres tendeu à estabilidade a partir de 2002.

09) Na história evolutiva dos metazoários, o processo digestivo
A) é intracelular, com hidrólise enzimática de moléculas de grande tamanho, a partir dos equinodermas.
B) é extracelular, já nos poríferos, passando a completamente intracelular, a partir dos artrópodes.
C) é completamente extracelular nos vertebrados, o que os distingue dos demais grupos de animais.
D) passa de completamente intracelular a completamente extracelular, a partir dos nematelmintos.
E) passa de completamente extracelular a completamente intracelular, a partir dos anelídeos.

10) Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinada quantidade de gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Como passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos.
Considere as seguintes moléculas:
I. Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores.
II. Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores.
III. Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas.
IV. Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores.

Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

11) Observe a figura abaixo, que representa o emparelhamento de duas bases nitrogenadas.

Indique a alternativa que relaciona corretamente a(s) molécula(s) que se encontra(m) parcialmente representada(s) e o tipo de ligação química apontada pela seta.

Resolução:
01) Admitindo que a célula seja diploide, em 1 ela contém 2n cromossomos simples; logo, 2n quantidade de DNA. Em 2, a célula está em prófase. Isso significa que já houve duplicação do DNA; logo, a quantidade de DNA em 2 é igual a 4N, a mesma quantidade de 3, em que a célula encontra-se em anáfase. Em 4, a célula está em telófase e cada célula filha possui 2N quantidade de DNA.
Resp.: D

02) Dentre o que foi citado, apenas a cana-de-açúcar apresenta reprodução assexuada, por meio de toletes (estacas) que são colocados em pequenas valas no solo, de onde surgirão novos brotos.
Resp.: II

03) A analogia é válida em parte. No corpo humano, diversos receptores (língua, ouvidos, olhos…) captam os estímulos, com a consequente geração de um potencial de ação – impulso nervoso. Este se propaga pelos neurônios até à respectiva área cerebral em que ocorrerá a interpretação.
Resp.: C

04)
I. Verdadeira.
II. Verdadeira.
III. À medida que a comunidade se aproxima do estágio clímax, a biodiversidade aumenta e a complexidade de teias alimentares e de nichos ecológicos também aumenta.
Resp.: D

05) Em pessoas saudáveis, a glicose que chega ao interior do túbulo renal é reabsorvida (transporte ativo) e lançada de volta na corrente sanguínea, para que possa ser utilizada como fonte de energia por alguma célula do corpo.
Resp.: C

06) Como tanto o homem quanto a mulher heterozigotos (com uma cópia do alelo mutante e uma cópia do alelo normal) apresentam a hipercolesterolemia, conclui-se que a manifestação da doença independe do sexo (doença autossômica) e é condicionada por alelo dominante.
Resp.: A

07) Briófitas e anfíbios são organismos que dependem da água para a reprodução. Nas briófitas, a meiose dá origem a esporos (meiose espórica), originando gametófito (indivíduo haploide) que produzirá gametas. Já nos anfíbios, os gametas são produto imediato de meiose.
Resp.: B

08) Analisando o gráfico observa-se que a razão entre os sexos (M:F) ficou aproximadamente estável a partir de 2002; isso significa que o quociente do número de homens pelo número de mulheres tendeu à estabilidade a partir de tal data.
Resp.: E

09) A partir de Nematoda a digestão é completamente extracelular (contudo, ela não é completamente intracelular em todos os grupos anteriores).
Resp.: D

10) O carbono radioativo entrará na composição de moléculas orgânicas sintetizadas pelos autótrofos. Através da cadeia alimentar, essas moléculas poderão alcançar todos os níveis tróficos, onde poderão ser usadas para biossíntese de outras moléculas orgânicas ou serem oxidadas para obtenção de energia.
Resp.: E

11) A presença de um pareamento adenina-timina indica que a porção representada na figura é encontrada na molécula de DNA. O pontilhado indicado pela seta indica ligação de hidrogênio, responsável por manter as duas cadeias polinucleotídicas unidas.
Resp.: A

Veja também:
Prova resolvida do vestibular 2012 da Fuvest 
Prova resolvida do vestibular 2011 da Fuvest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *