Fuvest 2012 comentada

Confira resolução da Fuvest 2012

01) O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi
A) recebe proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático.
B) envia proteínas nele sintetizadas para o retículo endoplasmático.
C) recebe polissacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático.
D) envia polissacarídeos nele sintetizados para o retículo endoplasmático.
E) recebe monossacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático e para ele envia polissacarídeos.

02) Um camundongo recebeu uma injeção de proteína A e, quatro semanas depois, outra injeção de igual dose da proteína A, juntamente com uma dose da proteína B. No gráfico abaixo, as curvas X, Y e Z mostram as concentrações de anticorpos contra essas proteínas, medidas no plasma sanguíneo, durante oito semanas.

As curvas
A) X e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
B) X e Y representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
C) X e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos macrófagos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
D) Y e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína B, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
E) Y e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína B, produzidos pelos macrófagos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.

03)  Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris
A) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.
B) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.
C) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, aumentando o poder refrativo do cristalino.
D) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.
E) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

04) As afirmações abaixo referem-se a características do ciclo de vida de grupos de plantas terrestres: musgos, samambaias, pinheiros e plantas com flores.
I. O grupo evolutivamente mais antigo possui fase haploide mais duradoura do que fase diploide.
II. Todos os grupos com fase diploide mais duradoura do que fase haploide apresentam raiz, caule e folha verdadeiros.
III. Os grupos que possuem fase haploide e diploide de igual duração apresentam, também, rizoides, filoides e cauloides (ou seja, raiz, folha e caule não verdadeiros).
Está correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

05)  Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose:
I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.
II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula.
III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.
IV.Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs.
No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em
A) I e III, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

06) No mapa atual do Brasil, reproduzido abaixo, foram indicadas as rotas percorridas por algumas bandeiras paulistas no século XVII.

Nas rotas indicadas no mapa, os bandeirantes
A) mantinham-se, desde a partida e durante o trajeto, em áreas não florestais. No percurso, enfrentavam períodos de seca, alternados com outros de chuva intensa.
B) mantinham-se, desde a partida e durante o trajeto, em ambientes de florestas densas. No percurso, enfrentavam chuva frequente e muito abundante o ano todo.
C) deixavam ambientes florestais, adentrando áreas de campos. No percurso, enfrentavam períodos muito longos de seca, com chuvas apenas ocasionais.
D) deixavam ambientes de florestas densas, adentrando áreas de campos e matas mais esparsas. No percurso, enfrentavam períodos de seca, alternados com outros de chuva intensa.
E) deixavam áreas de matas mais esparsas, adentrando ambientes de florestas densas. No percurso, enfrentavam períodos muito longos de chuva, com seca apenas ocasional.

07) Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada.

08) Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela.
Um agricultor cruzou duas linhagens puras:
planta alta/fruto vermelho x planta anã/fruto amarelo.
Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas.
O número esperado de plantas com o fenótipo desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve utilizar nos próximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com frutos vermelhos), estão corretamente indicados em:
A) 16; plantas homozigóticas em relação às duas características.
B) 48; plantas homozigóticas em relação às duas características.
C) 48; plantas heterozigóticas em relação às duas características.
D) 60; plantas heterozigóticas em relação às duas características.
E) 60; plantas homozigóticas em relação às duas características.

09) Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas.
Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada.
Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado esperado e a explicação correta para ele são:
A) Todas as plantas crescerão até produzir frutos, pois são capazes de obter, por meio da fotossíntese, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
B) Somente as plantas em vaso crescerão até produzir frutos, pois, além das substâncias obtidas por meio da fotossíntese, podem absorver, do solo, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
C) Todas as plantas crescerão até produzir frutos, pois, além das substâncias obtidas por meio da fotossíntese, podem absorver, da água, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
D) Somente as plantas em vaso crescerão até produzir frutos, pois apenas elas são capazes de obter, por meio da fotossíntese, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
E) Somente as plantas em vaso crescerão até produzir frutos, pois o solo fornece todas as substâncias de que a planta necessita para seu crescimento e manutenção até a reprodução.

10) Ao longo da evolução dos vertebrados, a
A) digestão tornou-se cada vez mais complexa. A tomada do alimento pela boca e sua passagem pelo estômago e intestino são características apenas do grupo mais recente.
B) circulação apresentou poucas mudanças. O número de câmaras cardíacas aumentou, o que não influenciou a circulação pulmonar e a sistêmica, que são completamente separadas em todos os grupos.
C) respiração, no nível celular, manteve-se semelhante em todos os grupos. Houve mudança, porém, nos órgãos responsáveis pelas trocas gasosas, que diferem entre grupos.
D) excreção sofreu muitas alterações, devido a mudanças no sistema excretor. Porém, independentemente do ambiente em que vivem, os animais excretam ureia, amônia e ácido úrico.
E) reprodução sofreu algumas mudanças relacionadas com a conquista do ambiente terrestre. Assim, todos os vertebrados, com exceção dos peixes, independem da água para se reproduzir.

Resolução:
01) O complexo golgiense recebe, concentra, modifica, embala e elimina todo produto proveniente do retículo endoplasmático rugoso. É no complexo de golgi que ocorre, por exemplo, a síntese de polissacarídios e de glicoproteínas.
Resp.: A

02) Após a inoculação de determinado antígeno, ocorre a resposta imune primária, que se caracteriza pela produção de pequena quantidade de anticorpos em um tempo bastante longo. Assim, a curva X representa a resposta primária para a proteína A, enquanto a curva Y representa a resposta primária para a proteína B.
Quando nosso corpo recebe uma segunda dose do mesmo antígeno, ocorre a resposta imune secundária, caracterizada pela produção de grande quantidade de anticorpos em um tempo menor que aquele necessário para a resposta primária. Dessa forma, a curva Z representa a resposta secundária para a proteína A.
Resp.: A

03)  Em um ambiente de penumbra é necessário que ocorra uma dilatação da pupila, para que ocorra maior entrada de luz. Dessa forma, a íris (colorido do olho) diminui e os músculos ciliares se contraem, e o poder refrativo do cristalino aumenta.
Resp.: B

04)
I. Verdadeira. Nos musgos (grupo evolutivamente mais antigo), a fase gametofítica (que é haploide) é a fase duradoura do ciclo de vida.
II. Verdadeira. Os grupos com fase diploide (esporofítica) mais desenvolvida são as pteridófitas, as gimnospermas e angiospermas; todas com raiz, caule e folhas.
III. Falsa.
Resp.: D

05) O processo responsável pela reparação de tecidos é a mitose. A distribuição equitativa do material genético ocorre na fase da anáfase, fase da mitose em que ocorre migração de cromátides irmãs para os pólos da célula.  Para que ocorra isso, é necessário que os cromossomos se alinhem no equador da célula.
Resp.: B

06) Os bandeirantes partiam de São Paulo, onde havia a Mata Atlântica, portanto, área de floresta densa. À medida que avançavam para Minas Gerais e Goiás, encontravam a vegetação de Cerrado, com vegetação mais esparsa.
Resp.: D

07)  O ácido nucléico evidenciado é o RNA, o que pode ser constatado pela inexistência de timina e pela presença de uracila. Entre o sítio de iniciação (AUG) e o local da mutação há 8 códons; logo, o número de aminoácidos codificado neste trecho é 8.
Resp.: D

08) 

A chance de sair um descendente com as características desejadas é de 3/16, o que corresponde a 60 plantas. Para o agricultor obter sempre plantas com essas características, ele deverá utilizar sempre plantas homozigotas para as duas características.
Resp.: E

09) Somente as plantas colocadas no vaso crescerão até produzir frutos, pois, elas necessitam de nutrientes que serão retirados do solo pelas raízes.
Resp.: B

10)  Ao longo da evolução dos vertebrados, a respiração celular, nas mitocôndrias não sofreu alterações. Contudo, houve significativas mudanças nos órgãos respiratórios (brânquias à pele à pulmões).
Resp.: C

Veja  também:
Fuvest 2011 comentada.
Unicamp 2018 comentada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *