Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

UFRGS 2019 – parte 1

UFRGS  VESTIBULAR 2019 – PARTE 1

01)  Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre agrotóxicos.
( ) Os agrotóxicos são substâncias transgênicas tóxicas usadas na agricultura.
( ) O uso indevido de agrotóxicos pode causar um desequilíbrio nas populações de abelhas, que são expostas a diferentes substâncias químicas.
( ) A água sanitária é eficiente para remover agrotóxicos.
( ) O hábito de descascar frutas e legumes remove os agrotóxicos comumente utilizados.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) V – F – V – F.
B) F – F – V – V.
C) F – V – F – F.
D) V – V – F – V.
E) F – V – V – F.

02) Considere as afirmações abaixo, sobre a membrana plasmática de células de animais pluricelulares.
I – Os íons potássio (K+) tendem a sair da célula por difusão simples, a favor de seu gradiente de concentração.
II – Açúcares de pequena cadeia e aminoácidos, em células de mamíferos, necessitam da ajuda de proteínas carreadoras para atravessar a membrana.
III- A ocorrência de estímulo, em células nervosas de mamíferos, provoca a entrada para o citoplasma de íons potássio (K+) por difusão simples.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

03) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. O íon …….. integra as moléculas de DNA, RNA e ATP. Já o íon sódio contribui para …….., enquanto o íon …….. participa da composição da mioglobina.
A) fósforo – a formação de ossos e dentes – zinco
B) ferro – a coagulação sanguínea – potássio
C) cálcio – o equilíbrio hídrico – ferro
D) cálcio – a composição de açúcares de longas cadeias – potássio
E) fósforo – a transmissão do impulso nervoso – ferro

04) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Os peroxissomos são organelas enzimáticas de membrana única, cuja principal função é a …….. de certas substâncias orgânicas nas células, em especial, …….. . Nessa reação, surge um subproduto muito tóxico para a célula, a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), que precisa ser rapidamente degradado por uma de suas principais enzimas, a ……… .
A) fluoretação – açúcares – amilase
B) substituição – sais minerais – anidrase
C) acetilação – celulose – fosfatase
D) oxidação – ácidos graxos – catalase
E) redução – nitritos – lipase

05) No bloco superior abaixo, estão caracterizadas células do tecido ósseo; no inferior, tipos de células desse tecido. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

I. Macrófagos multinucleados da matriz óssea, responsáveis pela disponibilização dos minerais armazenados no osso.
II. Células de reserva lipídica da medula óssea.
III. Células jovens com muitos prolongamentos e intensa atividade metabólica na síntese da parte orgânica da matriz óssea.
IV. Células aprisionadas nas lacunas da matriz óssea e com metabolismo mais reduzido.
( ) Osteoblasto
( ) Osteoclasto
( ) Osteócito
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) 1 – 2 – 4.
B) 2 – 1 – 3.
C) 4 – 3 – 2.
D) 3 – 1 – 4.
E) 4 – 2 – 1.

06) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre características dos ciclos ovariano e uterino nos seres humanos.
( ) O primeiro dia da menstruação corresponde ao início de um novo ciclo reprodutivo e está associado à queda nos níveis de estrógeno e progesterona no sangue.
( ) A cada novo ciclo, nas mulheres em idade reprodutiva, várias ovogônias são hormonalmente induzidas a iniciarem seu ciclo meiótico.
( ) O corpo lúteo ou corpo amarelo que se forma no ovário, após a ovulação, secreta progesterona que estimula o endométrio a entrar em sua fase secretória.
( ) A queda definitiva dos hormônios no sangue, na menopausa, induz ao término do ciclo menstrual, e os ovócitos residuais permanecem em metáfase II.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) V – V – F – F.
B) F – F – F – V.
C) V – F – V – F.
D) V – V – F – V.
E) F – V – V – F

07) O número de pessoas que se recusam a vacinar seus filhos, influenciadas principalmente por informações não científicas veiculadas nas redes sociais, tem crescido significativamente.
Considere as seguintes afirmações sobre as vacinas.
I – A volta de doenças que já haviam sido controladas no país está relacionada à resistência às vacinas, desenvolvida pelos organismos patogênicos.
II – A base do funcionamento das vacinas é a produção de células de memória que facilitarão a proteção contra o patógeno, em contatos futuros.
III- As vacinas consistem em anticorpos isolados de microrganismos causadores de doenças ou mesmo de microrganismos vivos. Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

08) Seres humanos necessitam armazenar moléculas combustíveis que podem ser liberadas quando necessário. Considere as seguintes afirmações sobre essas moléculas.
I – Os carboidratos, armazenados sob a forma de glicogênio, correspondem ao requerimento energético basal de uma semana.
II – A gordura possui maior conteúdo energético por grama do que o glicogênio.
III- Indivíduos em jejum prolongado necessitam metabolizar moléculas de tecidos de reserva.

Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III

RESOLUÇÃO:
01) (F) Os agrotóxicos são químicos, físicos ou biológicos utilizados nos setores de produção agrícola, pastagens, entre outros, com o objetivo de alterar a composição química tanto da flora quanto da fauna a fim de preservá-las (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
( V) A aplicação de diferentes defensivos agrícolas pode provocar a morte de abelhas ou a redução de espécies vegetais melíferas, contribuindo para a redução da população de abelhas.
( F) O hipoclorito de sódio (água sanitária) não reage com agrotóxicos. Ele é empregado para eliminação de ovos ou cistos de parasitas. Cabe ressaltar, que o hábito de deixar o alimento de molho em água com bicarbonato de sódio, vinagre ou água sanitária pode auxiliar na remoção dos agrotóxicos.
( F) Em muitos casos, o agrotóxico penetra no fruto, atingindo a parte mais interna.
Resp.: C

02)
I. Falso. O íon K+ atravessa a membrana através do processo de difusão facilitada (com auxílio de uma proteína transportadora).
II. Verdadeira.
III
. Falsa. A concentração de íons K+ é maior no meio intracelular do que no meio extracelular. Dessa forma, a entrada de K+ na célula ocorre por transporte ativo (contra um gradiente de concentração).
Resp.: Não há uma opção.
Gabarito oficial trouxe C

03) O íon fosfato (fósforo) é integrante de importantes biomoléculas como DNA, RNA e ATP. O sódio participa do mecanismo de transmissão do impulso nervoso (juntamente com o íon potássio) e o ferro é integrante da molécula de hemoglobina, responsável pelo transporte de O2.
Resp.: E

04) Nos peroxissomos ocorre oxidação de moléculas orgânicas (como ácidos graxos), o que gera peróxido de hidrogênio (água oxigenada) como subproduto. A degradação desse composto é catalisada pela enzima catalase (peroxidase).
Resp.: D

05)  A retirada de cálcio do osso, disponibilizando-o para a corrente sanguínea é realizada pelos osteoclastos, que também têm importante papel de digestão da matriz óssea fraturada, possibilitando a reconstituição da peça óssea.

A síntese da matriz óssea é realizada por células com elevada atividade metabólica, chamadas de osteoblastos. Em um tecido ósseo formado, os osteoblastos reduzem seu metabolismo e passam a ser denominados de osteócitos.
Resp.: D

06)
( V )
( F ) O que é estimulado a prosseguir a divisão é o ovócito primário (que se encontra em prófase I).
( V )
(  F ) Os ovócitos remanescentes permanecem em prófase I.
Resp.: C

07) A volta de determinadas doenças não se dever à resistência do patógeno à vacina, mas, a outros fatores como, por exemplo, a baixa incidência de vacinação.
As vacinas são constituídas por antígenos (mortos ou atenuados) e, uma vez no organismo, induzem a formação de anticorpos e de células de memória.
Resp.: B

08) Apenas a afirmativa I está incorreta. O glicogênio armazenado corresponde ao requerimento energético para um dia apenas.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Prova 2017 resolvida – parte 1
Prova 2017 resolvida – parte 2
Prova 2017 resolvida – parte 3

0 comments… add one

Leave a Comment