Suprema 2017 resolvida – vestibular para medicina

Confira resolução da prova de biologia da Suprema 2017 para medicina

01) As células são capazes realizar a renovação das suas organelas celulares envelhecidas ou não funcionais através de um mecanismo denominado:
A) Apoptose
B) Autofagia
C) Necrose
D) Fagocitose

02) Numa determinada proteína, existem 270 aminoácidos. A partir dessa informação é possível concluir que o número de nucleotídeos de RNA e o número de RNAs transportadores utilizados durante a síntese proteica são, respectivamente:
A) 270; 269
B) 270; 90
C) 810; 270
D) 810; 269

03) As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas que possuem a particularidade de terem seu DNA próprio. Assim, podem conter genes que estão relacionados com algumas doenças humanas que têm por  manifestações clínicas principais lesões no sistema nervoso e muscular,  dentre outros. Com relação ao mecanismo de transmissão das doenças mitocondriais, é possível afirmar que
A) apenas as mulheres podem transmitir essas doenças para filhos e filhas.
B) homens e mulheres podem transmitir; no entanto, somente as filhas irão manifestar a doença.
C) mulheres transmitem as doenças apenas para suas filhas.
D) homens e mulheres podem transmitir essas doenças para filhos e filhas.

04) O quadro abaixo apresenta características de alguns artrópodos. Assinale a alternativa que contém apenas informações corretas.

05) O isolamento reprodutivo consiste em um mecanismo que pode levar à especiação e pode ser dividido em pré-zigóticos e pós-zigóticos.
Associe as duas colunas e marque a opção correta.
1 – Isolamento pré-zigótico
2- Isolamento pós-zigótico

(  ) Isolamento ecológico
(  ) Isolamento etológico
(  ) Inviabilidade do híbrido
(  ) Diferenças mecânicas nos órgãos reprodutores
(  ) Esterilidade do híbrido
A) 1, 1, 2, 1, 2
B) 1, 1, 2, 2, 2
C) 1, 1, 1, 2, 1
D) 1, 2, 1, 2, 2

06) A charge abaixo trata de uma alusão ao uso de células tronco para fins terapêuticos. Embora polêmica, é uma das esperanças da medicina atual no tratamento de condições degenerativas com o Mal de Alzheimer e o infarto do miocárdio. É possível afirmar que melhores resultados terapêuticos poderão ser alcançados, se as células tronco forem obtidas a partir de
A) células da camada interna do blastocisto, pois possuem maior  capacidade de diferenciação celular.
B) células da nêurula, principalmente por sua capacidade de se diferenciar em células nervosas.
C) células da camada externa do blastocisto, que darão origem aos três folhetos embrionários fundamentais: ectoderme, endoderme e mesoderme.
D) células adultas, já que são facilmente obtidas e reprogramadas para sua diferenciação celular.

07) A cirurgia de vasectomia é um método contraceptivo masculino onde é realizada uma incisão numa estrutura do sistema genital masculino impedindo a liberação dos espermatozoides no líquido ejaculado. Na figura abaixo, essa estrutura está representada pelo número

A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

 

08) O desenvolvimento de métodos de reprodução vegetativa pelo ser humano foi de grande importância para o cultivo de plantas, principalmente aquelas de interesses econômicos. Um desses métodos está representado na ilustração abaixo, sendo chamado de
A) Estaquia
B) Mergulhia
C) Alporquia
D) Enxertia

09)  O mercado cervejeiro brasileiro é um gigante cuja cadeia produtiva movimenta R$74 bilhões, respondendo por 1,6% do PIB nacional e 14% da indústria de transformação. Os dados são de uma pesquisa feita pela Getúlio Vargas para a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cerv Brasil) e dão uma pista de quantas oportunidades se escondem numa tulipa de chope gelado (Fonte: O Globo, 27/03/2016) .

Para a produção de cerveja, é necessária a presença do fungo Saccharomyces cerevisae. Sobre esse fungo é possível afirmar que
A) pertence à classe dos zigomicetos.
B) pertence à classe dos ascomicetos.
C) forma basidiósporos através da meiose.
D) possui hifas septadas, subterrâneas ou no interior de madeiras.

10) No sistema de determinação do sexo ZW, os machos produzem dois tipos de combinações gaméticas. A afirmativa acima é
A) correta, já que os machos irão produzir um tipo de gameta contendo o cromossomo Z associado ao conjunto autossômico, além do gameta contendo o cromossomo W associado ao conjunto autossômico.
B) correta, já que os machos irão produzir um tipo de gameta contendo os cromossomos Z e W e outro tipo de gameta, contendo os cromossomos autossomos.
C) errada, já que os machos podem produzir apenas um tipo de combinação gamética, sendo essa contendo o cromossomo Z associado ao conjunto autossômico.
D) errada, já que os machos produzem apenas um tipo de gameta, sendo esse contendo o cromossomo W e o conjunto autossômico.

Resolução:
01) Por ação dos lisossomos, em um processo de autofagia, a célula é capaz de destruir organelas velhas ou inativas.
Resp.: B

02) Se na proteína existem 270 aminoácidos, no RNA mensageiro que foi codificado havia 270 códons (ou 810 nucleotídeos , uma vez que cada códon corresponde a uma trinca de bases). E, como cada RNA transportador carrega um aminoácido, são necessários 270 RNAs transportadores.
Resp.: C

03) Imediatamente após a entrada do espermatozoide no óvulo, as mitocôndrias do espermatozoide são destruídas. Dessa forma, no zigoto há presença de DNA exclusivamente materno.
Resp.: A

04) Os insetos possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; possuem 3 pares de patas e 1 par de antenas e apresentam respiração traqueal.
Os crustáceos possuem número de patas variável (5 pares nos crustáceos superiores); corpo dividido em cefalotórax e abdome; 2 pares de antenas e respiração branquial.
Os aracnídeos possuem corpo dividido em cefalotórax e abdome; 4 pares de patas; ausência de antenas e respiração filotraqueal.
Os diplópodos possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; número de patas variável; 1 par de antenas e respiração traqueal.
Resp.: B

05) O isolamento ecológico (ou de habitat), o etológico (ou comportamental) e o mecânico (diferenças mecânicas nos órgãos reprodutores) são mecanismos pré-zigóticos (devido a eles, não há acasalamento e, consequentemente, não ocorre formação do zigoto). Já a inviabilidade do híbrido (já ocorreu fecundação, houve formação de um zigoto mas não houve desenvolvimento embrionário até formar o híbrido) e a esterilidade do híbrido (o indivíduo formado é estéril) são mecanismos pós-zigóticos.
Resp.: A

06) As células tronco embrionárias, encontradas na massa celular interna, na fase de blástula (ou blastócito), 4 ou 5 dias após a fecundação, são as mais indicadas para a situação descrita, uma vez que podem se diferenciar em qualquer tipo de célula adulta.
Resp.: A

07) A vasectomia é uma cirurgia em que se faz corte do canal deferente, impedindo a saída dos espermatozoides. Na figura, o canal deferente está indicado pelo número 1.
Resp.: A

08) O método de propagação vegetativa representado no esquema é a alporquia. Faz-se um anel (removendo a casca) em um galho e, no local descascado, coloca-se terra úmida, envolvendo o conjunto por um plástico. Após o enraizamento, o galho é cortado e plantado em outro local.
Resp.: C

09) O Saccharomyces cerevisae é um fungo unicelular, atualmente colocado no grupo dos ascomicetos.
Resp.: B

10) No sistema ZW de determinação sexual, os machos possuem o conjunto de autossomos + 2 cromossomos Z (fala-se que os machos são ZZ).
Dessa forma, os gametas carregam um conjunto de autossomos + 1 cromossomo Z.
Resp.: C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *