Suprema 2018 resolvida – prova para medicina em Três Rios – parte 3

15)  Um dos problemas ecológicos mais sérios no município de Três Rios – RJ, é o depósito de resíduos sólidos, denominado lixão, responsável pela contaminação da Lagoa das Promessas, no Clube Campestre, ocasionada pelo lançamento do chorume produzido no processo de decomposição do lixo.
(Fonte: http:// www.tresrios.rj.gov.br/noticia).

Como alternativa aos denominados lixões, a proposta é a criação de aterros sanitários que consistem:
A) Preparação do solo com a utilização de substâncias químicas que degradam o lixo e impedem a contaminação do solo.
B) Incineração do lixo, em equipamentos apropriados que evitam que a fumaça possa gerar a poluição atmosférica.
C) Preparação do solo com matéria orgânica que passa a servir como fertilizante recuperando a fertilidade do solo.
D) Preparação do solo com aplicações de camadas impermeabilizantes que impeçam a contaminação do solo.

16) No último dia 01 de maio, o mundo se lembrou de Ayrton Senna. O ex piloto de fórmula 1 se acidentou gravemente no Grande Prêmio de Ímola na Itália em 1994. O acidente ocorreu a 240 Km por hora onde o piloto se chocou contra um muro ao passar direto pela curva Tamburello.
Os primeiros socorros ocorreram no local do acidente. Foi realizado uma traqueostomia, como procedimento de emergência, no entanto, em função da gravidade das lesões, Senna foi dado como morto pouco depois de dar entrada no hospital, marcando um dos dias mais tristes da história da Fórmula 1.
As assertivas abaixo são relacionadas ao procedimento de traqueostomia.
I – É realizada a partir de uma incisão cirúrgica na traqueia para permitir que o ar inspirado chegue aos pulmões mais facilmente.
II – Oferece um risco para produção do som, uma vez que na traqueia estão localizadas as pregas vocais.
III – É um procedimento de difícil execução, uma vez que é necessária uma incisão na traqueia que é formada por tecido ósseo.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas a assertiva I está correta.
B) As assertivas I e II estão corretas.
C) As assertivas II e III estão corretas.
D) Todas as assertivas estão corretas.

17) Jean Baptiste Lamarck foi um dos primeiros pesquisadores sobre a teoria da Evolução. As principais ideias propostas por Lamarck em sua teoria foram:
A) Os seres vivos mais aptos possuem maiores capacidades de sobreviverem e transmitirem suas características aos seus descendentes.
B) As características dos seres vivos são influenciadas de acordo com o uso ou desuso, sendo essas características transmitidas aos seus descendentes.
C) As características dos seres vivos são influenciadas de acordo com o uso e desuso, mas elas não são transmitidas para os seus descendentes.
D) Os seres vivos que possuem mutações favoráveis, tendem a se perpetuar em um determinado ambiente.

18) Embora seja proibido por lei, o desejo de decidir o sexo de uma criança tem levado muitos casais a buscarem informações nos laboratórios de técnicas de reprodução humana assistida. O método de seleção sexual, pode ser utilizado apenas em casos específicos, na tentativa de evitar alguma doença que previamente já se sabe que sua ocorrência está relacionada a um dos sexos.
Os heredogramas acima representam doenças com padrão de herança dominante ligadas ao sexo (A) e recessivo ligadas ao sexo (B). A partir da análise desses heredogramas , e da possibilidade de escolha do sexo na descendência, é possível afirmar que:
A) O casal representado pela seta no heredograma da letra A, poderá se beneficiar da escolha do sexo, optando por um descendente do sexo masculino, uma vez que toda a sua descendência do sexo feminino será afetada.
B) O casal representado pela seta no heredograma da letra B, poderá se beneficiar da escolha do sexo, optando por um descendente do sexo feminino, uma vez que toda a sua descendência do sexo masculino será afetada.
C) O casal representado pela seta no heredograma da letra A, poderá se beneficiar da escolha do sexo, optando por um descendente do sexo masculino, uma vez que a probabilidade de descendentes afetados do sexo masculino, embora existente, seja baixa.
D) A escolha do sexo em ambos os heredogramas poderá trazer benefícios, entretanto, não é possível, apenas a partir dos padrões de herança desses heredogramas, estabelecer com precisão qual dos sexos possui maior probabilidade de descendentes afetados.

19) Sobre os vírus é correto afirmar que:
A) São capazes de causar diversos tipos de doenças humanas, as quais podem ser tratadas com antibióticos com alto poder de destruição do vírus.
B) São obrigatoriamente parasitas intracelulares, dependendo de substâncias produzidas pelas células para que possam se replicar.
C) São capazes de causar diversos tipos de doenças humanas, as quais podem ser tratadas a partir da inoculação de anticorpos nos indivíduos através da vacinação.
D) São compostos por uma cápsula formada por nucleotídeos que protegem o material genético, que pode ser um DNA ou um RNA.

20) O quadro a seguir contém informações sobre algumas verminoses causadas por platelmintos e nematelmintos.

Os números 1, 2, 3 e 4 no quadro acima correspondem respectivamente a:
A) Ascaridíase, penetração ativa de larvas na pele, Wuchereria bancrofti, Oxiuríase.
B) Teníase, ingestão de alimentos contaminados, Ascaris lumbricoides, Leishmaniose.
C) Cisticercose, penetração ativa de larvas na pele, Wuchereria bancrofti, Hidatidose.
D) Oxiuriase, ingestão de alimentos contaminados, Strongyloides stercoralis, Leishmaniose.

Resolução:
15) Uma característica dos aterros sanitários é a impermeabilização do solo, de modo a evitar a contaminação do lençol freático pelo chorume. Outra característica é a cobertura periódica do lixo com terra, de modo a evitar a proliferação de animais que podem ser vetores de diversas doenças.
Resp.: D

16) As afirmativas II e III estão incorretas.
As pregas vocais são um tecido muscular e localizam-se na laringe, sendo responsáveis pela emissão dos sons.
A traqueia é formada por tecido cartilaginoso.
Resp.: A

17) Lamarck propunha que as características dos organismos são influenciadas pela necessidade do organismo se adaptar ao meio. Dessa forma, o uso contínuo de determinada característica a faria desenvolver, enquanto o não uso (desuso) provocaria sua atrofia, e essas características adquiridas seriam transmitidas aos descendentes.
Resp.: B

18) Como em A a doença é causada por um alelo dominante ligado ao sexo, isso significa que os homens afetados (quadradinhos pretos) têm genótipo XDY e, consequentemente, 100% das filhas desses homens serão afetadas, uma vez que herdarão o cromossomo X do pai com o alelo dominante (XD ) .
Resp.: A

19) Os vírus são acelulares e parasitas intracelulares obrigatórios (só manifestam atividade metabólica dentro de uma célula viva, dependendo de estruturas e de substâncias produzidas pela célula para se reproduzirem).
Resp.: B

20) A ingestão de ovos de Taenia solium leva ao desenvolvimento da cisticercose.
A ancilostomose é adquirida pela penetração de larvas pela pele.
A filariose é causada pelo nematodo Wuchereria bancrofti.
O Echinococcus granulosus causa a hidatidose (equinococose).
Resp.: C

Veja também:
Suprema 2018 Três Rios resolvida – parte 1
Suprema 2018 Três Rios resolvida – parte 2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *