Suprema 2018 – prova para medicina em Três Rios – parte 1

01) O processo inflamatório é uma resposta inicial do organismo quando ocorre algum tipo de agressão aos tecidos. As assertivas abaixo se referem a situações que ocorrem na inflamação.
Analise-as e marque a alternativa correta.
I – Durante a inflamação, são produzidas moléculas como a histamina que causa vasoconstrição.
II – O pus formado durante o processo inflamatório contém leucócitos mortos, agentes infecciosos e restos de tecidos.
III – O edema formado durante a inflamação ocorre pelo extravasamento de líquido do plasma sanguíneo para o espaço intersticial nos tecidos.
A) Somente a alternativa I é verdadeira.
B) As alternativas I e II são verdadeiras.
C) As alternativas II e III são verdadeiras.
D) Somente a alternativa III é verdadeira.

02)   Logo após a ovulação, uma estrutura se forma no ovário, sendo responsável pela produção de progesterona necessária para a manutenção da gravidez. Essa estrutura é:
A) Folículo ovariano.
B) Corpo lúteo.
C) Placenta.
D) Zona pelúcida.

03) Os agentes etiológicos da Giardiase, Leishmaniose e Doença de Chagas possuem em comum:
A) Presença de cílios.
B) Locomoção por pseudópodos.
C) Ausência de estruturas locomotoras.
D) Presença de flagelos.

04) Assinale a alternativa correta sobre as adaptações morfológicas existentes nas folhas das Angiospermas.
A) As gavinhas são folhas modificadas encontradas em ervilhas e funcionam como estruturas de atração de insetos polinizadores.
B) As brácteas são modificações foliares em cactáceas e funcionam prendendo a planta a algum suporte.
C) As folhas modificadas de plantas carnívoras são ricas em estruturas capazes de produzir enzimas digestivas.
D) Os catáfilos são modificações foliares encontradas na flor-de-papagaio com a função de evitar a perda de água pelas plantas.

05) Em camundongos a cor amarela do pelo é determinada pelo genótipo heterozigoto, enquanto que o genótipo homozigoto recessivo determina a pelagem aguti.
Do cruzamento entre camundongos heterozigotos, a proporção encontrada na descendência é de 2 amarelos para 1 aguti (2:1). É possível dizer que o controle dessa característica possui:
A) Alelos letais.
B) Codominância.
C) Epistasia.
D) Pleiotropia.

06)  O equilíbrio hídrico no organismo é controlado pelos rins, estando ainda sob ação do hormônio ADH produzido no hipotálamo. Assinale a alternativa correta sobre a ação do ADH no equilíbrio hídrico.
A) Quando o plasma está muito concentrado, ocorre a maior produção de ADH pelo hipotálamo que aumenta a capacidade de reabsorção de água nos rins.
B) Quando o plasma está muito concentrado, ocorre maior produção de ADH pelo hipotálamo que diminui a capacidade de filtração sanguínea nos glomérulos renais.
C) Quando o plasma está pouco concentrado ocorre maior produção de ADH pelo hipotálamo, que diminui a capacidade de reabsorção de água nos glomérulos renais.
D) Quando o plasma está pouco concentrado, diminui a produção de ADH pelo hipotálamo, aumentando a capacidade de reabsorção de água nos glomérulos renais.

Resolução:
01) Somente a afirmativa I é falsa. A histamina tem efeito vasodilatador, o que facilita a diapedese.
Resp.: C

02) Após a ovulação, por ação do hormônio luteinizante (LH), as células foliculares originam o corpo lúteo, que passa a produzir progesterona.
Resp.: B

03) As três doenças são causadas por protozoários flagelados (Filo Mastigophora).
Resp.: D

04) As gavinhas são modificações foliares ou caulinares, que têm a função de fixar a planta em um suporte (são aquelas “molinhas” que aparecem na parreira, no maracujazeiro…).
As brácteas são folhas modificadas, frequentemente coloridas,  comuns em plantas como copo de leite e antúrio, que envolvem uma inflorescência e têm papel de atrair agentes polinizadores.
Os catafilos são folhas modificadas, subterrâneas (encontradas na cebola, por exemplo), que armazenam substâncias diversas.
Resp.: C

05) A proporção de 2:1 para descendentes de um casal heterozigoto (ao invés de 3:1, como esperado) é devida à ocorrência de alelos letais. No caso, o alelo dominante, em dose dupla, tem efeito letal (AA morre).
Resp.: A

06) O hormônio ADH aumenta a reabsorção de água nos túbulos renais (reduz a perda de água pela urina). Assim, quando o plasma está muito concentrado (com menor teor de água), ocorre liberação de ADH, de modo a promover maior reabsorção da água presente nos túbulos renais.
Resp.: A

Veja também:
Prova de biologia resolvida do vestibular 2016-2 da Suprema.
Prova de biologia resolvida da Suprema 2018 – Medicina Três Rios – parte 2
Prova de biologia resolvida da Suprema 2018 – Medicina Três Rios – parte 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *