UFT 2019 – prova de biologia resolvida

UFT 2019 – resolução da prova de biologia

01) O grande sucesso evolutivo de alguns organismos é decorrente de uma grande variedade de peculiaridades estruturais e fisiológicas e de adaptações a diferentes condições de vida. Entre outras características, o tamanho pequeno e a alta capacidade reprodutiva desses organismos contribuíram para que eles alcançassem a maior diversidade de espécies conhecida. Estes são os:
A) nematoides.
B) ácaros.
C) insetos.
D) protozoários.

02) Duas ou mais espécies podem interagir de diversas maneiras na natureza. A interação entre duas espécies quando o recurso não é suficiente para ambas pode resultar na exclusão de uma delas. Esta interação chama-se:
A) comensalismo.
B) competição.
C) predatismo.
D) mutualismo.

03) Analise as afirmativas a seguir em relação aos impactos provocados pelas atividades humanas:
I. a queima de combustíveis fósseis e o aumento da produção de lixo e esgotos contribuem para provocar o fenômeno denominado efeito estufa.
II. o CO2 é produzido durante a queima incompleta de moléculas orgânicas pelos motores de automóveis e sua combinação com a hemoglobina impede o transporte de oxigênio.
III. a poluição da atmosfera por óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de carvão mineral e óleo diesel pode resultar em chuvas ácidas.
IV. o lançamento de esgotos no mar sem tratamento prévio pode ocasionar a “maré vermelha”, fenômeno causado por bactérias que liberam substâncias tóxicas na água.
V. a utilização de agrotóxicos nas lavouras pode poluir o solo e as águas dos rios, onde intoxicam e matam diversos seres vivos.

Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
A) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B) apenas as afirmativas III e V estão corretas.
C) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
D) apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.

04) Gregor Mendel realizou os experimentos primordiais da genética. Em um dos experimentos, Mendel fez o cruzamento de duas plantas de ervilha de linhagens puras, uma possuía sementes lisas com traço dominante e a outra possuía sementes rugosas com traço recessivo. Quais fenótipos foram observados nas plantas das gerações F1 e F2, e em quais proporções?
A) F1: 100% de plantas com sementes lisas.
F2: 75% de plantas com sementes lisas e 25% de plantas com sementes rugosas.
B) F1: 100% de plantas com sementes lisas.
F2: 50% de plantas com sementes lisas e 50% de plantas com sementes rugosas.
C) F1: 75% de plantas com sementes lisas e 25% de plantas com sementes rugosas.
F2: 100% de plantas com sementes lisas.
D) F1: 75% de plantas com sementes lisas e 25% de plantas com sementes rugosas.
F2: 50% de plantas com sementes lisas e 50% de plantas com sementes rugosas.

05) A estrutura da molécula de DNA proposta por Watson e Crick foi bem aceita porque, além de ser coerente com as propriedades físicas e químicas da molécula, também explicava como ela se duplica. Quanto à duplicação do DNA, assinale a afirmativa INCORRETA:
A) síntese de DNA é catalisada por uma enzima chamada RNA-polimerase, que orienta o emparelhamento de nucleotídeos livres à fita-molde.
B) pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas são rompidas e as duas cadeias de uma molécula de DNA separam-se.
C) nucleotídeos livres existentes na célula encaixam-se nas fitas de forma complementar (adenina com timina e citosina com guanina).
D) cada molécula resultante da duplicação conserva uma das cadeias originais da “molécula-mãe” e tem uma cadeia nova, complementar à que serviu de molde.

06) Os experimentos clássicos sobre o transporte de açúcares nas plantas foram iniciados no século XVII por Malpighi, utilizando o descascamento do caule em forma de anel, conhecido como anel de Malpighi. Considere o esquema da figura abaixo como o de uma planta dicotiledônea em que o caule foi descascado no ponto indicado pela seta preenchida. As setas tracejadas indicam o fluxo de açúcares entre as partes da planta.

Fonte: Adaptado de Kerbauy, Gilberto Barbante. Fisiologia Vegetal – 2.ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Assim, assinale a afirmativa INCORRETA:
A) após a retirada do anel, os açúcares vão se acumular na parte superior ao anel.
B) após a retirada do anel, o fluxo de açúcares da folha velha para o fruto não é interrompido.
C) após a retirada do anel do caule, ocorrerá a diminuição da concentração de açúcares nas raízes.
D) a retirada do anel de casca do caule significa a remoção de vasos do xilema.

07) Um estudante coletou uma amostra de solo da horta do seu quintal. Ao analisar o material em microscópio ótico, ele observou vários animais alongados, sem pernas, com tamanho variando entre 0,3 e 1 mm. Eles possuíam sistema digestivo completo, eram cilíndricos e afilados nas extremidades, exibiam simetria bilateral e não apresentavam segmentação corporal. Em suas anotações, o estudante concluiu que se tratavam de anelídeos oligoquetas. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
A) a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas não apresentam simetria bilateral.
B) a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas são encontrados apenas na água do mar.
C) a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas apresentam o corpo segmentado.
D) a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas têm sistema digestivo incompleto.

08) O plantio de árvores em áreas urbanas pode proporcionar melhor qualidade de vida aos seus habitantes. Sobre isso, é INCORRETO afirmar que:
A) o processo de evapotranspiração das árvores ajuda a refrescar o ambiente.
B) as folhas absorvem o poluente dióxido de nitrogênio (NO2), o qual é utilizado no processo de fotossíntese.
C) as árvores purificam a água, pois funcionam como um filtro natural e retentor das águas de chuva.
D) as sombras das árvores ajudam a reduzir as ilhas de calor nas cidades.

RESOLUÇÃO:
01) O enunciado faz referência aos artrópodes, em especial, aos insetos. Trata-se do grupo de animais com a maior diversidade de espécies conhecidas. Além do pequeno tamanho e da grande capacidade reprodutiva, a capacidade de voo (que muitos apresentam) e a  ocorrência de um aparelho bucal variado entre as espécies e, inclusive, variando da fase de larva para o adulto (reduz competição por alimento) são outros fatores que contribuem para o grande sucesso do grupo.
Resp.: C

02) A escassez de algum recurso leva à intensificação da competição por aquele recurso, a ponto de uma espécie poder desaparecer.
Resp.: B

03) I. Verdadeira
II. Falsa. O gás produzido na queima incompleta de moléculas orgânicas e que se liga à hemoglobina é o monóxido de carbono.
III. Verdadeira. Tais gases reagem com água formando ácidos.
IV. Falsa. A maré vermelha é decorrente da explosão populacional de algas unicelulares, principalmente, do grupo das pirrófitas.
V. Verdadeira.
Resp.: D

04) No enunciado deixa claro que a característica semente lisa é dominante sobre semente rugosa.
Como as linhagens parentais eram puras (homozigotas), tem-se o seguinte cruzamento inicial.
RR x rr  ⇒    F1) 100% lisas (Rr)

Cruzando Rr x Rr  (F1 X F1)

⇒ 1 RR (lisa); 2 Rr (lisa); 1 rr (rugosa)
Ou seja, a geração F2 terá a proporção fenotípica de 3 lisas : 1 rugosa.
Resp.: A

05) Na duplicação do DNA, ocorre rompimento das ligações de hidrogênio pela enzima helicase, e o consequente afastamento das fitas. Sob ação da DNA polimerase, junto à cada fita velha, forma-se uma nova cadeia polinucleotídica. Assim, cada molécula filha carrega uma fita original e uma fita recém formada (diz-se que a duplicação do DNA é semiconservativa).
Resp.: A

06) Com a remoção da casca no ponto indicado (anel de Malpighi), ocorre retirada do floema. Dessa forma, será interrompido o fluxo de seiva elaborada às raízes, o que provocará a morte da planta.
Resp.: D

07) Vermes cilíndricos não segmentados com extremidades afiladas são os nemátodos, abundantes no solo. Muitos deles, inclusive, causam danos a culturas diversas por se alimentar de pequenas raízes.
Os oligoquetos são vermes cilíndricos segmentados, representados pelas minhocas.
Resp.: C

08) O gás utilizado na fotossíntese é o CO2, não o NO2.
Resp.: B

Veja também:
Prova resolvida da UPF 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *