UERJ 2018 – 1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

01)  A simetria também é observada na estrutura corporal dos animais, influenciando, por exemplo, a distribuição interna dos órgãos. Uma característica associada à simetria bilateral, presente em todos os animais com esse padrão corporal, é:
A) grande cefalização
B) organização metamérica
C) sistema circulatório aberto
D) sistema digestório incompleto

02)  A composição assimétrica da membrana plasmática possibilita alguns processos fundamentais para o funcionamento celular. Um processo associado diretamente à estrutura assimétrica da membrana plasmática é:
A) síntese de proteínas
B) armazenamento de glicídios
C) transporte seletivo de substâncias
D) transcrição da informação genética

03) O processo de dispersão de sementes é encontrado na maioria das espécies vegetais.
Uma vantagem evolutiva decorrente desse processo é:
A) produção de flores vistosas
B) conquista de novos ambientes
C) desenvolvimento de frutos secos
D) fecundação independente da água

04)  Por conta de um incêndio, uma floresta teve sua vegetação totalmente destruída. Ao longo do tempo, foram observadas alterações no número e na diversidade de espécies vegetais no local, conforme ilustra a imagem.

Essas alterações caracterizam o fenômeno denominado:
A) eutrofização
B) amensalismo
C) magnificação trófica
D) sucessão ecológica

05) Em células eucariotas, a cromatina pode se apresentar como eucromatina, uma forma não espiralada, ou como heterocromatina, uma forma muito espiralada. Na metáfase, muitas regiões de eucromatina se transformam em heterocromatina, formando cromossomos bastante espiralados, conforme mostra o esquema.

Considerando uma mitose típica, a formação do cromossomo bastante espiralado favorece o seguinte processo:
A) transcrição dos genes pela RNA polimerase
B) distribuição do DNA para células-filhas
C) síntese de proteínas nos ribossomos
D) redução do cariótipo origina

RESOLUÇÃO:
01) Os animais bilatérios têm como característica a presença de uma região cefálica bem desenvolvida, onde se concentram os órgãos dos sentidos. Dessa forma, essa região é a primeira a chegar no ambiente (visto que os animais bilatérios locomovem-se, preferencialmente, para frente) e obtém importantes informações como disponibilidade de alimentos, ocorrência de predadores, presença de substâncias indesejáveis…
Resp.: A

02) O transporte de muitas substâncias através da membrana plasmática depende da presença de proteínas que se encontram distribuídas pela membrana. Tais proteínas apresentam terminações com propriedades químicas distintas e, portanto, controlam o fluxo de substâncias que devem atravessar a membrana. Como as proteínas que se encontram na face interna diferem daquelas que se encontram na face externa, isso garante uma diferença de composição entre o meio intracelular e o meio extracelular.
Resp.: C

03) No interior de uma semente encontra-se o embrião (2n) e a reserva nutritiva (no caso das angiospermas, um tecido 3n). Com a dispersão das sementes (e também dos frutos), o embrião presente em seu interior acaba chegando a outros locais (minimizando a competição com a planta-mãe).
Resp.: B

04) O esquema mostra um processo de sucessão ecológica. Após o incêndio, poucas espécies se desenvolvem no local (líquens / musgos), uma vez que as condições edáficas (do solo) não são muito favoráveis à vida. Com a morte desses organismos, as condições do solo tornam-se melhores, com maior quantidade de matéria orgânica e maior retenção de água, o que favorece a instalação de espécies de maior porte e mais exigentes, com aumento no número e na diversidade de espécies.
Resp.: D

05) A compactação do material genético leva à formação dos cromossomos. Isso facilita a distribuição equitativa do material genético para as células durante o processo de divisão celular.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
UERJ 2016 – 1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *