UERJ 2017 – 2º exame de qualificação – prova de biologia resolvida

01) A presença de nitrogênio e fósforo na alimentação de todos os seres vivos é fundamental ao bom funcionamento da célula.

O processo celular que envolve diretamente a participação de moléculas compostas por esses elementos é:
A) contração do músculo
B) armazenamento de energia
C) reconhecimento de antígenos
D) transmissão do impulso nervoso

02) No processo evolutivo de algumas espécies de primatas, destacam-se diferentes formas de movimentação e de distribuição da musculatura, conforme se observa a seguir.

Em relação aos demais primatas, a diferença na distribuição da musculatura da espécie humana favoreceu a seguinte atividade:
A) ocupação das árvores
B) alimentação herbívora
C) locomoção quadrúpede
D) manipulação de objetos

03) Esponjas e mexilhões podem ser considerados bioindicadores, uma vez que a análise de seus tecidos revela a concentração de poluentes na água. Isso ocorre pois, no meio aquático, esses animais são caracterizados, em sua maioria, como:
A) filtradores
B) raspadores
C) predadores
D) decompositores

04) Os diferentes tipos de transplantes representam um grande avanço da medicina. Entretanto, a compatibilidade entre doador e receptor nem sempre ocorre, resultando em rejeição do órgão transplantado. O componente da membrana plasmática envolvido no processo de rejeição é:
A) colesterol
B) fosfolipídeo
C) citoesqueleto
D) glicoproteína

RESOLUÇÃO:
01) Nitrogênio é fósforo são integrantes de importantes biomoléculas, como o ATP (trifosfato de adenosina), responsável pelo fornecimento de energia às reações endergônicas da célula.
Resp.: B

02) Com uma maior independência dos membros superiores para a locomoção, estes puderam ser empregados para a utilização de outras funções como, por exemplo, a manipulação de objetos.
Resp.: D

03) Os organismos filtradores como mexilhões e esponjas retiram as partículas alimentares da água que filtram. Durante este processo, além do alimento, substâncias presentes na água (inclusive tóxicas) acabam ficando retidas em seus tecidos. Por este motivo, organismos filtradores são muito empregados como indicadores de poluição da água.
Resp.: A

04) O reconhecimento entre as células ocorre por meio das glicoproteínas presentes na membrana plasmática. Dessa forma, incompatibilidade entre essas substâncias entre células de diferentes organismos provocam a chamada rejeição a transplantes.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
UERJ 2015 – 2º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *