Unesp 2018 – prova discursiva resolvida

01) Leia a notícia.
O Projeto de Lei nº 5989 de 2009, que originalmente pretende liberar a aquicultura com tilápias e carpas (espécies não nativas no Brasil) em reservatórios de usinas hidrelétricas, tramita agora no Senado. […] Facilitar o uso de espécies não nativas na aquicultura em reservatórios de usinas pode ser altamente prejudicial aos ambientes aquáticos brasileiros, já que as represas recebem rios afluentes. Desse modo, os peixes criados ali […] poderiam chegar a diversos ambientes do país por esse caminho.
(Unespciência, maio de 2017.)

A) Supondo que antes da introdução de espécies não nativas o ambiente já havia atingido sua carga biótica máxima (capacidade limite ou capacidade de carga), explique por que a presença dessas espécies não nativas de peixes pode ser prejudicial aos ambientes aquáticos naturais brasileiros.

B) Além das espécies não nativas de peixes, que outros organismos, associados a essas espécies, podem juntamente ser introduzidos nesses ambientes aquáticos? Explique o impacto que esses organismos podem causar no tamanho das populações de peixes locais.

02) Em uma peça teatral encenada na escola para um trabalho de biologia, três personagens mantiveram o seguinte diálogo.
Aedes aegypti (mosquito-da-dengue):
– Estou cansada de ser considerada a vilã da dengue. Afinal, também sou vítima, também sou parasitada. E por culpa dos seres humanos, que me fornecem alimento contaminado!
Triatoma infestans (barbeiro):
– E eu, então?! São os próprios seres humanos que levam o parasita da doença de Chagas para dentro do próprio corpo. Eu não inoculo nada em ninguém.
Pulex irritans (pulga):
– Eu sou ainda mais injustiçada! Nem eu nem as outras espécies de pulgas somos capazes de transmitir microrganismos prejudiciais aos seres humanos. Sequer somos parasitas. Mas ainda assim nos associam a doenças, quando o máximo que fazemos é provocar uma coceira ou uma dermatite alérgica.

A) Dois desses personagens apresentaram argumentações biologicamente corretas. Cite um desses personagens e explique por que sua argumentação está correta.

B) A argumentação de um desses personagens não está biologicamente correta. Cite esse personagem e explique por que sua argumentação não está correta.

03) O professor de um cursinho pré-vestibular criou a seguinte estrofe para discutir com seus alunos sobre um dos tipos de célula do tecido sanguíneo humano.

Eu sou célula passageira
Que com o sangue se vai
Levando oxigênio
Para o corpo respirar

De acordo com a composição do tecido sanguíneo humano e considerando que o termo “passageira” se refere tanto ao fato de essas células serem levadas pela corrente sanguínea quanto ao fato de terem um tempo de vida limitado, responda:
A) Que células são essas e em que órgão de um corpo humano adulto e saudável são produzidas?

B) Considerando a organização interna dessas células, que característica as difere das demais células do tecido sanguíneo? Em que essa característica contribui para seu limitado tempo de vida, de cerca de 120 dias?

RESOLUÇÃO:
01) 

A) Como tais espécies não possuem predadores e/ou parasitas, possuem uma menor resistência ambiental e, dessa forma, conseguem aumentar a população mais rapidamente que as espécies nativas, podendo levá-las à extinção. Há uma competição por diversos recursos com as espécies locais.

B) Junto aos indivíduos introduzidos podem estar associados diversos parasitas que, chegando no novo ambiente, poderão parasitar as espécies locais colocando-as em risco de extinção, uma vez que elas não possuem resistência contra eles.

02)
A) Aedes aegypti  à o mosquito é parasitado pelos diferentes tipos de vírus causadores por exemplo, de dengue, febre amarela, zika e chicunguha. Essa contaminação ocorre quando o mosquito suga sangue humano contaminado com vírus. No intestino do inseto o vírus se reproduz e depois atinge as glândulas salivares.
OU
Triatoma infestans à  A contaminação da doença de Chagas ocorre de forma ativa, auxiliada pelo ato de coçar e não pela picada do barbeiro.

B) O personagem com argumentação incorreta é a Pulex irritans (pulga), visto que estes insetos transmitem algumas doenças ao homem como, por exemplo, a peste bubônica. Além disso, as pulgas são ectoparasitas.

03) A) As células mencionadas na estrofe acima são as hemácias, células sanguíneas produzidas na medula óssea vermelha (interior de ossos longos).

B) Essas células são anucleadas, diferentemente das demais células (glóbulos brancos), que são nucleadas. A ausência de núcleo e, portanto, de material genético nuclear, as impede de sintetizar proteínas essenciais à sobrevivência. Dessa forma, tais células têm uma vida média menor que as demais células nucleadas.

VEJA TAMBÉM:
Unesp 2018-2 prova discursiva resolvida
Unesp 2019 prova discursiva resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *