Unicamp 2021 – 1ª fase – prova da área de exatas e humanidades

UNICAMP 2021 – ÁREA DE EXATAS E DE HUMANAS

01) A doença de Huntington, que é progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, compromete significativamente a capacidade motora e cognitiva.
O heredograma a seguir representa o padrão de herança entre os indivíduos, sendo os indivíduos doentes representados em preto, e os indivíduos não doentes, em branco. Homens são representados pelos quadrados e mulheres, pelos círculos.

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a doença de Huntington

A) é herdada de forma autossômica dominante.
B) é herdada de forma autossômica recessiva.
C) apresenta herança ligada ao cromossomo X.
D) apresenta herança ligada ao cromossomo Y.

02) A dupla fecundação é um processo característico em angiospermas, resultando na formação do zigoto e do núcleo triploide. As sementes com cotilédones, embrião, endosperma e casca são formadas e protegidas no interior dos frutos. Considerando a origem e a ploidia das estruturas citadas, assinale a alternativa correta.
A) O núcleo triploide (3n) é formado pela junção dos núcleos polares com o núcleo espermático.
B) O zigoto (2n) é formado a partir dos núcleos polares e da oosfera, oriundos dos sacos embrionário e polínico.
C) Os carpelos originam o ovário, que se transforma nos cotilédones (2n) e na casca da semente.
D) O endosperma (3n) origina-se do núcleo triploide, formando posteriormente os cotilédones da semente.

03) A necrose pancreática infecciosa (NPi) é uma doença viral que causa elevada mortalidade em salmões de água doce e água salgada. Em 2007, descobriu-se que a resistência à doença era hereditária, e as empresas de criação começaram a implementar a seleção familiar. Em 2008, estudos genéticos identificaram um único locus no cromossomo 26 que poderia explicar de 80 a 100% da variação na resistência ao vírus da NPi. Desde 2009, a resistência à NPi do salmão pode ser avaliada por marcadores do alelo de resistência. O número de mortes dos salmões em decorrência dos surtos de NPi diminuiu significativamente de 2009 a 2015. O potencial da produção de peixes para alimentar uma crescente população global pode ser aumentado por avanços na genética e na biotecnologia.

(R. D. Houston e outros. Nature Reviews Genetics, Londres, v. 21, p. 381-409, abr. 2020.)

Considerando as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa que justifica corretamente a diminuição na mortalidade dos salmões.

A) Por meio da transgenia, o alelo de resistência foi inserido no cromossomo 26 em salmões, sendo gerados organismos geneticamente modificados e mais resistentes.
B) Por meio do melhoramento genético, os salmões portadores do alelo de resistência foram selecionados e cruzados entre si, gerando maior proporção de indivíduos resistentes.
C) Por meio da seleção natural, os salmões com alelo de resistência foram os mais adaptados a transferir o gene às gerações seguintes por reprodução diferencial.
D) Por meio das mutações randômicas, o alelo de resistência foi selecionado por isolamento entre a população de salmão de água doce e de água salgada ao longo do tempo.

04) Arbovírus são assim designados porque parte de seu ciclo de replicação ocorre nos insetos; esses vírus podem ser transmitidos aos seres humanos. O Ministério da Saúde alertou para o controle das arboviroses e o risco de epidemias sazonais no Brasil em 2020.
Assinale a alternativa correta.
A) O vírus da febre amarela e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. Para ambos os casos não existe vacina, sendo considerada profilática a erradicação do inseto vetor e de suas larvas.
B) O vírus da dengue e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. A eliminação do inseto vetor e a eliminação dos focos de criação das larvas são medidas profiláticas.
C) O vírus da febre amarela e o da chikungunya podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. Para ambos os casos, foram desenvolvidas vacinas e o controle do inseto vetor não é considerado uma medida profilática.
D) O vírus da chikungunya e o da dengue podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. A erradicação do inseto vetor e a eliminação das larvas são consideradas medidas profiláticas.

05) O epitélio nasal e o bronquial apresentam receptores às proteínas virais do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A secreção mucosa liberada pelas células das vias respiratórias é importante para a formação de um gel viscoso e lubrificante com grande quantidade de água, que funciona como uma barreira adesiva para muitas partículas e patógenos. Entretanto, há vírus capazes de penetrar essa barreira formada pelo muco.

(W. Sungnak e outros. Nature Medicine, Londres, v. 26, p. 681-687, abr. 2020.)

Utilize a figura abaixo e seus conhecimentos de biologia celular para assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.

Presente na cavidade nasal, na traqueia e nos brônquios, a célula caliciforme apresenta as organelas (i) __________ e (ii) __________ bem desenvolvidas, as quais são responsáveis pela (iii) __________ e (iv) __________, respectivamente, necessárias para a produção do muco.

A) (i) mitocôndria; (ii) retículo endoplasmático agranular; (iii) síntese de ATP; (iv) detoxificação.
B) (i) complexo de Golgi; (ii) retículo endoplasmático granular; (iii) adição de açúcares; (iv) síntese proteica.
C) (i) retículo endoplasmático agranular; (ii) mitocôndria; (iii) detoxificação; (iv) síntese de ATP.
D) (i) retículo endoplasmático granular; (ii) complexo de Golgi; (iii) síntese proteica; (iv) adição de açúcares.

06) Na análise de dois fósseis de animais adultos coletados na região dos Campos Gerais (Paraná), destacaram-se as seguintes características:
Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral.
Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena.

Considerando as características descritas, assinale a alternativa que indica animais dos mesmos filos dos fósseis 1 e 2, respectivamente.
A) Ouriço-do-mar e mexilhão.
B) Hidra e camarão.
C) Estrela-do-mar e caranguejo.
D) Lampreia e caramujo.

07) A caça, que passou a ser proibida no país a partir de 1967, reduziu a população de várias espécies de animais e contribuiu para o risco de desequilíbrio ambiental. Entre 1904 e 1969, estima-se que foram mortos pelo menos 20 milhões de animais silvestres nos Estados de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. A caça ilegal de animais silvestres e a falta de fiscalização efetiva em áreas de proteção ambiental alertam para a necessidade de conservação das espécies.

(Adaptado de A. Julião e R. Zorzetto. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 249, p. 46-51, nov. 2016.)

A figura a seguir indica o número total de animais terrestres mortos no período de 1904 a 1969.

Considerando os conhecimentos sobre biologia e as informações fornecidas, é possível concluir que
A) o impacto da caça dos mamíferos carnívoros na teia alimentar é menor que o da caça dos mamíferos herbívoros.
B) a função ecológica dos grandes mamíferos caçados é substituída pela de animais endêmicos de pequeno porte, mantendo-se o equilíbrio do ecossistema.
C) a caça proporcional dos mamíferos herbívoros e carnívoros mantém o fluxo de energia estável na teia alimentar.
D) a caça dos grandes mamíferos altera a renovação da floresta, pois eles desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes grandes.

08) Os recifes de coral constituem importantes ecossistemas do planeta, oferecendo abrigo, áreas de desova e proteção contra predadores, e são o habitat de organismos na base das cadeias alimentares oceânicas.
Considerando os conhecimentos de biologia, é correto afirmar que os corais
A) com organização corporal polipoide são animais fixos ao substrato, com reprodução sexuada, e os com organização medusoide correspondem aos animais móveis, com reprodução assexuada.
B) têm vários tentáculos junto à boca, compostos por cnidoblastos, os quais são células dotadas de flagelos que auxiliam na movimentação da água para favorecer a filtração do alimento e trocas gasosas.
C) são animais triblásticos, pois em sua fase embrionária distinguem-se três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme), com ausência do celoma e presença de disco basal.
D) têm duas superfícies epiteliais, a epiderme, que reveste externamente o animal, e a gastroderme, que delimita a cavidade gastrovascular; entre elas, encontram-se células pertencentes à mesogleia.

RESOLUÇÃO:


01)
A análise do heredograma revela que pais portadores da doença de Huntington (II.5 x II.6) têm filha e filho normais (III.5 e III.6). Trata-se, portanto, de uma doença autossômica dominante.  No caso, os indivíduos II.5 e II.6 são heterozigotos (Aa x Aa) e os descendentes III.5 e III.6 são homozigotos recessivos (aa).

Resp.: A

02) Nas angiospermas, um dos núcleos espermáticos (gametas masculinos) fecunda a oosfera (gameta feminino), originando o zigoto (2n).
O outro núcleo espermático fecunda os núcleos polares (presentes no saco embrionário), originando o endosperma secundário (tecido de reserva, triploide). O esquema abaixo representa essa dupla fecundação.
Resp.: A

03) Salmões portadores do alelo que confere resistência à necrose pancreática foram selecionados pelo homem e colocados para cruzar entre si, gerando uma maior proporção de indivíduos resistentes.
Resp.: B

04) Febre amarela, chicungunya, zika e dengue são doenças transmitidas ao ser humano pela picada do mosquito Aedes aegypti; somente para febre amarela há vacina disponível.
Resp.: B

05) As células caliciformes apresentam o retículo endoplasmático granular (i) e o complexo golgiense (ii) bem desenvolvidos, organelas responsáveis pela síntese proteica e pela adição de açúcares (para formar a glicoproteína), respectivamente.
Resp.: D

06) A presença de um sistema ambulacral identifica o grupo dos equinodermos (estrelas-do-mar; ouriços-do-mar; bolachas-da-praia; lírios-do-mar; serpentes-do-mar…), enquanto a presença de 2 pares de antenas identifica os crustáceos (camarão, lagosta, lagostim, siri, baratinha da praia, tatuzinho de jardim…).
Resp.: C

07) Os grandes mamíferos têm importante papel na dispersão de sementes, sendo fundamentais à renovação das florestas. A caça predatória desses animais traz grande impacto nas teias alimentares.
Resp.: D

08) Nos corais há uma epiderme que reveste externamente o corpo do animal e uma camada de revestimento interno, a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular do cnidário. Entre essas duas camadas, encontra-se uma camada chamada mesogleia.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Unicamp 2020: prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *