Questão resolvida sobre fungos, da UVV 2020

(UVV/2020) A maioria das pessoas não considera a possibilidade de comer algum alimento mofado, embolorado ou com fungos. No entanto, certos alimentos, como alguns queijos especiais, apresentam tais elementos e são considerados iguarias da culinária. O bolor, que cresce no pão, por exemplo, representa apenas a parte visível do “corpo” de um fungo, componente de um grupo, atualmente, muito numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies distribuídas em, praticamente, todos os tipos de ambientes. Os fungos mais conhecidos são os formadores de bolores, mofos, cogumelos, orelhas-de-pau e a levedura (Saccharomyces cerevisiae), usada como fermento biológico.

Uzunian, A. & E. Birner. 2013. Biologia. 4. ed. São Paulo: Harbra. (Adaptado).

Com relação às características biológicas dos fungos, assinale a afirmativa correta:
A) Inicialmente, parece que todo fungo é macroscópico, no entanto, existem fungos microscópicos e unicelulares.
B) A principal atividade dos fungos é a produção de moléculas orgânicas e, junto com as bactérias, são importantes agentes de reciclagem de nutrientes na biosfera.
C) Todo fungo é autótrofo e precisa retirar do local em que está o micélio as substâncias de que precisa para viver. Eles se alimentam por absorção da matéria orgânica por eles decomposta.
D) Os fungos unicelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos. Seu corpo é formado por dois componentes: o corpo de frutificação e o micélio.
E) As hifas são constituídas por uma trama de filamentos, em que cada filamento é chamado de micélio. Elas podem apresentar diferentes tipos de organização (exemplo: hifas cenocíticas e hifas septadas).

RESOLUÇÃO:
Os fungos são organismos heterótrofos, conseguindo alimento por absorção (após uma digestão extracorpórea). No caso dos fungos filamentosos, cada filamento recebe o nome de hifa e ao conjunto de hifas dá-se o nome de micélio. Neste fungos há um micélio reprodutivo e um micélio vegetativo (este invade o substrato, para retirada de alimento).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre fungos, do Pism – UFJF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *