(UFPI) Considerando-se o desenvolvimento tanto anatômico quanto funcional das estruturas extraembrionárias dos répteis e dos mamíferos placentários, a estrutura que, comparativamente, apresenta menores modificações nos dois grupos de animais citados é
A) o saco vitelínico.
B) o alantóide.
C) o cório.
D) o âmnio.
E) a casca do ovo.
RESOLUÇÃO:
Os répteis possuem ovos do tipo megalécito, que se caracterizam por uma grande quantidade de vitelo (armazenado no saco vitelínico) e envoltos por uma casca calcária. Os produtos de excreção do embrião ficam armazenados no alantoide, uma projeção que parte do intestino do embrião. Nestes ovos, o âmnio delimita uma cavidade cheia de líquido (cavidade amniótica), onde o embrião se desenvolve, sem risco de ressecamento, tal como ocorre nos mamíferos placentários. Entre a clara e a gema, uma discreta membrana ocorre: o cório.
Nos mamíferos placentários o saco vitelínico e o alantoide são muito reduzidos, visto que a placenta passa a realizar a função destes anexos. O ovo dos mamíferos não possui casca calcária e o cório participa da formação da placenta.
Assim, das estruturas citadas, aquela que apresenta menores modificações nos dois grupos de animais é o âmnio.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre âmnio, da Unirg 2021
– Questão resolvida sobre reprodução em tatu, da Unipac
– Questão resolvida sobre anexos embrionários, da UECE 2023
Seja o primeiro a comentar