Questão resolvida sobre anexos embrionários, da UFPI

(UFPI) Considerando-se o desenvolvimento tanto anatômico quanto funcional das estruturas extraembrionárias dos répteis e dos mamíferos placentários, a estrutura que, comparativamente, apresenta menores modificações nos dois grupos de animais citados é

A) o saco vitelínico.
B) o alantóide.
C) o cório.
D) o âmnio.
E) a casca do ovo.

RESOLUÇÃO:
Os répteis possuem ovos do tipo megalécito, que se caracterizam por uma grande quantidade de vitelo (armazenado no saco vitelínico) e envoltos por uma casca calcária. Os produtos de excreção do embrião ficam armazenados no alantoide, uma projeção que parte do intestino do embrião.  Nestes ovos, o âmnio delimita uma cavidade cheia de líquido (cavidade amniótica), onde o embrião se desenvolve, sem risco de ressecamento, tal como ocorre nos mamíferos placentários. Entre a clara e a gema, uma discreta membrana ocorre: o cório.
Nos mamíferos placentários o saco vitelínico e o alantoide são muito reduzidos, visto que a placenta passa a realizar a função destes anexos. O ovo dos mamíferos não possui casca calcária e o cório participa da formação da placenta.
Assim, das estruturas citadas, aquela que apresenta menores modificações nos dois grupos de animais é o âmnio.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre âmnio, da Unirg 2021
Questão resolvida sobre reprodução em tatu, da Unipac
Questão resolvida sobre anexos embrionários, da UECE 2023

 

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *