Questão resolvida sobre bebê com 3 pais, da PUC-PR

(PUC-PR/2022) Leia a seguir.
Bebê com DNA de “três pais” nasce na Grécia
Forma experimental de fertilização in vitro faz com que bebê seja parente da mãe, da doadora de óvulos e do pai. Um bebê com DNA de três pessoas nasceu na Grécia após um controverso tratamento de fertilidade. De acordo com os médicos, a mãe e a criança, que nasceu pesando 2,9 kg, passam bem. Os médicos acreditam que estão “fazendo his-tória na medicina” e que o tratamento poderia ajudar casais com problemas de fertilidade em todo o mundo.
Disponível em:<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/04/bebe-com-dna-de-tres-pais-nasce-na-grecia.html>. Acesso: 06 de set. 2021.

A participação da doadora dos óvulos na composição genética do bebê pode ser confirmada pela
A) análise do DNA mitocondrial.
B) análise das enzimas produzidas no complexo golgiense.
C) análise das histonas do DNA nuclear do embrião.
D) presença de trios e não pares de cromossomos homólogos.
E) inexistência do citoesqueleto nas células do embrião.

RESOLUÇÃO:
Em uma pessoa, 100% do DNA mitocondrial é de origem materna (presente no ovócito fertilizado).  As mitocôndrias presentes no espermatozoide sofrem degradação após a fecundação, restando apenas o DNA mitocondrial materno.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
ALBERT EINSTEIN 2019: PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *