Questão resolvida sobre classificação dos seres vivos em Domínios, da UESC

(UESC-BA) O cladograma ilustra a evolução dos seres vivos a partir da classificação em Domínios proposta por Carl Woese.

A partir da análise da ilustração e do conhecimento atual a respeito desse modelo de classificação biológica, pode-se afirmar:
01) A comparação bioquímica do RNA ribossômico dos seres analisados foi o principal critério utilizado pelo pesquisador para dividir os seres vivos em três Domínios.
02) Essa classificação contradiz conceitos darwinistas ao considerar uma origem independente entre os grupos representados.
03) O Domínio Bactéria se modificou intensamente ao longo da evolução, o que o aproxima filogeneticamente dos seres mais complexos do Domínio Eukarya.
04) Relações de endossimbiose que favoreceram reações bioenergéticas ocorreram entre seres do Domínio Archaea e Eukarya.
05) A proximidade filogenética é considerada equivalente entre os três grupos representados devido à presença de um ancestral comum a todos os organismos na base do cladograma.
RESOLUÇÃO:
A organização dos seres vivos em 3 Domínios tem como base principal a comparação bioquímica do RNA ribossômico. E, analisando o cladograma proposto, verifica-se que as Archea são mais próximas evolutivamente do Domínio Eukarya que do Domínio Bacterya.
Resp.: 01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.