Questão resolvida sobre controle da temperatura corporal em vertebrados, da UFES

(UFES) Nos animais vertebrados, ocorreu o desenvolvimento de mecanismos para a manutenção da temperatura corporal pelo ajuste da produção e da perda de calor. No gráfico abaixo, está representada a eliminação de CO2 por meio da respiração de dois animais, com relação à temperatura ambiental.

Considerando-se o padrão das curvas A e B representadas no gráfico, foram feitas as seguintes afirmativas:
I  – A curva A é característica de animais com sistema circulatório fechado e circulação dupla e completa, o que contribui para a manutenção da temperatura corporal constante.
II – A curva B representa os animais homeotérmicos, que têm como principais representantes os mamíferos e as aves.
III- Os peixes são animais que apresentam o padrão de eliminação de CO2 representado pela curva A, comportamento que facilita o controle de sua temperatura corporal.

É CORRETO o que se afirma em:

A) I apenas.
B) II apenas.
C) I e II apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.

RESOLUÇÃO:
O gráfico traz a taxa de liberação de CO2 em função da temperatura. É importante lembrar de que o  CO2 é um gás eliminado no processo de respiração celular. Dessa forma, quanto maior a liberação de CO2 maior é a taxa metabólica.
Analisando a curva A, percebe-se que o metabolismo aumenta em temperaturas baixas, sugerindo que o animal é homeotérmico (mantém a temperatura corporal independente da temperatura do meio); portanto, trata-se de ave ou de mamífero (animais com coração tetracavitário).
Já a curva B mostra um animal cuja atividade metabólica aumenta com o aumento da temperatura, ou seja, um animal cuja temperatura corporal varia com a do ambiente (animal pecilotérmico).
Dessa forma, apenas o item I está correto.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
SASI 2018 – etapa 2 – prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.