Questão resolvida sobre cruzamento com planta maravilha, da UniFoa

(UniFoa) Do cruzamento de heterozigotos da planta denominada maravilha originou uma F1 com flores de cor rosa, que, cruzadas entre si, originaram uma F2 com flores vermelhas, róseas e brancas na proporção 1:2:1: A herança descrita é um caso de:

A) Co-dominância.
B) Herança quantitativa.
C) Herança epistática.
D) Herança holândrica.
E) Herança ligada ao sexo.

RESOLUÇÃO:
A proporção fenotípica de 1:2:1 é clássica da herança sem dominância como, por exemplo, a herança intermediária (caso da flor maravilha, em que do cruzamento de uma planta de flor vermelha com outra de flor branca, saem plantas com flores róseas) e a codominância (como acontece com a cor da pelagem em gado da raça Shortton, em que do cruzamento de um animal de pelagem vermelha com outro de pelagem branca surgem descendentes com pelagem malhada de vermelho e branco, chamado ruão).
Dentre as opções apresentadas, a opção A traz uma situação em que ocorre a proporção de 1:2:1 quando se cruzam dois organismos heterozigotos (embora não seja a situação do exemplo dado).

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre segunda lei de Mendel, da UFLA

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *