Questão resolvida sobre efeito da cocaína no hipocampo, da FCMMG

(FCMMG/2020) Analise o trecho retirado do artigo intitulado “Uso crônico de cocaína pode modificar expressão de genes no cérebro”.

Usuários crônicos da cocaína aprendem a associar o ambiente onde consomem à própria droga, o que leva a reforçar memórias que contribuem para o vício.
Acredita-se que essas memórias sejam criadas por alterações no modo como se expressam os genes de células do hipocampo. Esse processo
envolve o gene FosB, mas o mecanismo exato ainda é desconhecido.
(http://sciam.uol.com.br/uso-cronico-de-cocaina-pode-modificar-a-expressao-genica-no-cerebroaponta-estudo/. Adaptado. Acesso em 12/09/2019.)

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que:
A) O DNA das células do hipocampo não são atingidas.
B) O hipocampo está localizado na região occipital.
C) O órgão afetado faz parte do sistema límbico.
D) As informações do texto referem-se ao SNP.

RESOLUÇÃO:
O hipocampo corresponde a uma região do Sistema Nervoso Central, localizada nos lobos temporais do cérebro, relacionada com a memória. O hipocampo, integrante do sistema límbico, tem a importante função de transformar as memórias de curto prazo em memórias de longo prazo. Quando uma pessoa sofre algum tipo de lesão nessa parte do sistema nervoso as novas experiências vividas não são armazenadas.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre sistema nervoso, da UFG

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *