Questão resolvida sobre estruturas vegetais, da PUC MG

(PUC-MG/2019) Algumas plantas têm estruturas com funções alternativas, como armazenamento de nutrientes ou reprodução assexuada.

Sobre esse tema, é correto afirmar, EXCETO:
A) O rizoma é caule subterrâneo, como ocorre na bananeira, sendo a parte aérea formada por gemas axilares, que formam as folhas.
B) Estolões dos moranguinhos são caules superficiais, que formam por reprodução assexuada novos indivíduos a partir de nós do estolão.
C) O caule da batata doce é chamado de tuberoso por apresentar muita reserva nutritiva e, quando plantado, reproduz assexuadamente novas plantas.
D) Tubérculos, como as batatas inglesas, são caules subterrâneos, com agrupamento de gemas axilares, que formam os “olhos” da batata.

RESOLUÇÃO:
A primeira imagem refere-se à propagação vegetativa do morango, através de projeções caulinares que se fixam no solo, de espaços em espaços; são os chamados estolos (ou estolões).
A imagem do meio mostra uma bananeira com seu pseudocaule e o caule verdadeiro, subterrâneo, chamado rizoma.
A terceira imagem mostra a batata. Aqui, um cuidado: na batata-doce, tem-se uma raiz tuberosa, rica em reserva nutritiva; já na batata inglesa tem-se um caule tipo tubérculo, rico em reservas.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre caules rastejantes, da FADIP 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.