Questão resolvida sobre genoma e vírus, da UVV

(UVV/2021) No dia 28 de fevereiro de 2020, uma equipe de pesquisadores brasileiros de maioria feminina anunciou ter completado o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, responsável pela pandemia do Covid-19. O grupo, coordenado pela médica Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, revelou o feito apenas 48 horas depois da detecção do primeiro caso da doença no Brasil. As sequências genômicas, identificadas pelo grupo de pesquisadoras, apresentam semelhanças com aqueles identificados nos países da Europa. Com certeza, as pesquisadoras encontraram quantidades de uracila nesse material genético.
Disponível em: www.blog.saude.gov.br. Acesso em: 22/04/2020.

Considere seus conhecimentos sobre genoma e vírus e assinale a afirmativa correta.
A) O genoma do vírus é idêntico ao do homem com a diferença somente no tamanho da cadeia que guarda toda a informação genética do indivíduo.
B) O sequenciamento do material genético do coronavírus, representado por três cadeias de DNA, permitirá o estudo de todas as mutações genéticas.
C) Nesses DNA’s existem sequências de códons formados por trincas de bases nitrogenadas como adenina-citosina-uracila.
D) O sequenciamento do genoma do coronavírus, de RNA, fornece dados que podem ser utilizados na produção de vacinas.
E) O genoma dos seres humanos é representado pelo RNA, mesmo que o material genético principal seja o DNA.

RESOLUÇÃO:
A presença de uracila indica que o material genético do coronavírus é RNA. E o sequenciamento desse RNA (determinação da sequência de bases nitrogenadas que o compõem) fornece dados que podem ser utilizados na produção de vacinas. Por exemplo, a identificação de qual região do RNA está envolvida com a síntese da proteína Spike, envolvida com o reconhecimento celular.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida discursiva sobre genoma, malária e esquistossomose. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.