Unichristus 2018 específica – prova de biologia resolvida – parte 3

17)

Os microrganismos ilustrados são
A) protozoários que causam doenças cujos sintomas principais são lesões na pele e nas mucosas.
B) bactérias que causam doenças cujos sintomas principais são dor de garganta e rigidez muscular generalizada.
C) protozoários que causam doenças cujos sintomas principais são dores musculares e insuficiência renal.
D) bactérias que causam doenças cujos sintomas principais são diarreia e dores musculares.
E) protozoários que causam doenças cujos sintomas principais são diarreia e dores abdominais.

18) Leia estes trechos.

TRECHO 1:
Doença celíaca: quase 2 milhões de brasileiros não podem comer glúten.
Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/>.
Acesso em: 2 de agosto de 2017.

TRECHO 2:
Pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, com colegas da Romênia, descobriram que a versão de um gene pode dobrar ou até triplicar o risco de desenvolver pedras na vesícula.
Disponível em:  <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/>.
Acesso em: 2 de agosto de 2017.

TRECHO 3:

Uma célula comum do pâncreas foi transformada em uma produtora de insulina por um grupo de pesquisadores americanos. Além de ser uma boa notícia para quem sofre com diabetes, o feito é um grande avanço para a Medicina: é a primeira vez que alguém faz isso “pulando” o estágio de célula-tronco.

Disponível em:  <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,MUL739141-5603,00-pesquisa+transforma+celula+ pancreatica+comum+em+produtora+de+insulina.html>.
Acesso em: 2 de agosto de 2017.

Agora, observe esta figura.

Os trechos 1, 2 e 3 se referem a órgãos do sistema digestório humano que estão respectivamente indicados na figura anterior pelos algarismos
A) IV, II e III.
B) I, III e IV.
C) II, I e V.
D) IV, III e I.
E) III, IV e II.

19) DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL  É CELEBRADO DIA 8 DE AGOSTO
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia recentemente revelou que o brasileiro não se preocupa com suas taxas de colesterol e 67% das pessoas desconhecem os seus valores atuais. Ainda de acordo com a SBC, 300 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares, mas a população não sabe que o LDL elevado é um dos principais fatores de risco, assim como obesidade, tabagismo e sedentarismo.

Disponível em: <http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/ 2017/08/04/dia-nacional-de-combate-ao-colesterol-e-celebrado-dia-8-de-agosto/>.
Acesso em: 2 de agosto de 2017

Sobre o composto destacado no texto, pode-se inferir que
A) aumenta a eficiência da passagem de sangue no interior dos vasos sanguíneos na espécie humana, quando é usado em excesso.
B) participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
C) é encontrado tanto em alimentos de origem animal como de origem vegetal, uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
D) seu excesso diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e de fotossíntese nas células vegetais.
E) é conhecido popularmente como esteroide, que é um carboidrato que evita problemas cardiovasculares.

20)

A análise dessa tabela nutricional permite concluir que, em uma porção de 20 g de determinado alimento, o composto inorgânico encontrado em menor quantidade é utilizado no organismo humano

A) no transporte de nitrogênio realizado pelas hemácias.
B) na produção de hormônios da tireoide.
C) como reserva energética celular.
D) no processo de coagulação sanguínea.
E) na composição da hemoglobina.

21) O NUTRIENTE QUE MANTÉM O CÉREBRO JOVEM
Cientistas descobrem que ter mais luteína na circulação protege a massa cinzenta desde cedo. No estudo, que incluiu 60 adultos de 25 a 45 anos, os pesquisadores perceberam que quem tinha mais luteína correndo pelo sangue apresentava respostas neurais compatíveis com as de sujeitos mais jovens – e não com gente da mesma idade. Se você reparar bem, muitas pesquisas que abordam o tema envelhecimento da massa cinzenta têm, entre os participantes, um pessoal mais velho, pois os cientistas de Illinois decidiram focar em adultos mais jovens para ver se, nesse grupo, as diferentes concentrações de luteína já impactariam no funcionamento do cérebro.

Disponível em: <http://saude.abril.com.br/alimentacao/ o-nutriente-que-mantem-o-cerebro-jovem/>.
Acesso em: 2 de agosto de 2017.

A luteína protege a parte do cérebro caracterizada por ser a porção
A) externa, constituída por estratos mielínicos de gliócitos.
B) interna, constituída por estratos mielínicos de gliócitos.
C) externa, constituída por corpos celulares dos neurônios encefálicos e certos tipos de gliócitos.
D) interna, constituída por corpos celulares dos neurônios encefálicos e certos tipos de gliócitos.
E) externa, constituída por neurofibras revestidas por gânglios nervosos.

22) Os quadrados a seguir representam, em esquema, células de seis indivíduos, numerados de 1 a 6, com a indicação do número de cromossomos autossômicos (A) e dos tipos de cromossomos sexuais (X e Y), presentes em cada uma delas.

O cariótipo representativo para um indivíduo com síndrome de Down e para um indivíduo considerado normal corresponde, respectivamente, aos números
A) 3 e 6.
B) 5 e 3.
C) 6 e 1.
D) 4 e 2.
E) 2 e 4.

23) ANVISA APROVA MEDICAMENTO BIOLÓGICO PARA HEMOFILIA A
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Zonovate para o tratamento da hemofilia A. O composto possui o fator de coagulação VIII, que está ausente nessas pessoas.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/anvisa-aprova-medicamento-biologico-para-hemofilia-a.ghtml>.
Acesso em: 2 de agosto de 2017.

O Zonovate é um medicamento utilizado para o tratamento de uma doença hereditária, na qual o genótipo para homens e mulheres afetados é representado, respectivamente, por
A) XHY e XhXh.
B) XhY e XHXH.
C) XHY e XHXH.
D) XhY e XhXh.
E) XhY e XHXh.

24) Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos de idade que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue, pode-se cadastrar para se tornar doador de medula óssea. Se for verificada compatibilidade com algum paciente cadastrado no Registro de Receptores de Medula Óssea, o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação. Diferente dos transplantes de coração e pulmão, a doação de medula óssea não envolve cirurgia, apesar de o procedimento ser feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requerer internação por um mínimo de 24 horas. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com leucemias (câncer de sangue), linfomas e alguns tipos de anemias.

Disponível em:  <http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/06/ saiba-como-doar-medula-ossea.html>.
Acesso em: 2 de agosto de 2017.

O texto faz inferência ao tecido
A) hematopoiético.
B) adiposo.
C) conjuntivo propriamente dito frouxo.
D) conjuntivo propriamente dito denso modelado.
E) conjuntivo propriamente dito denso não modelado.

RESOLUÇÃO:

17) Tanto a Giardia lamblia quanto a Entamoeba histolytica são protozoários parasitas do trato digestório humano, e cuja contaminação ocorre pela ingestão de cistos em água e alimentos contaminados.
Resp.: E

18) A digestão do glúten ocorre no órgão indicado pelo número IV (intestino delgado); a vesícula está indicada pelo número II e o pâncreas está indicado pelo número III.
Resp.: A

19) O colesterol é um tipo de álcool que entra na composição das membranas celulares (está diretamente relacionado à fluidez da membrana) e é precursor dos chamados esteroides (hormônios sexuais), como a progesterona e a testosterona.
Resp. : B

20) O composto inorgânico presente em menor quantidade na tabela é o ferro, mineral que entra na composição da molécula de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte do gás oxigênio.
Resp.: E

21) A massa cinzenta forma o chamado córtex cerebral, área do SNC responsável pelo pensamento, linguagem, julgamento, percepção e movimento voluntário. É constituída pelos corpos celulares de neurônios e por células da glia (gliócitos).
Resp.: C

22) O indivíduo portador da síndrome de Down apresenta um total de 45 autossomos (devido ao fato de apresentar 3 cromossomos 21) + 1 par de cromossomos sexuais, o que está indicado pelo número 5.
Uma pessoa normal apresenta 44 autossomos + 1 par de cromossomos sexuais, o que está indicado pelo número 3.
Resp.: B

23) A hemofilia A é uma doença condicionada por alelo recessivo ligado ao sexo, isto é, o gene está localizado no cromossomo X na região sem homologia com Y.
Assim, homens e mulheres com hemofilia apresentam, respectivamente, os seguintes genótipos: XhY e XhXh.
Resp.: D

24) A medula óssea vermelha é o tecido hematopoiético mieloide, responsável pela produção de células sanguíneas.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Unichristus 2018 específica – prova de biologia resolvida parte 1
Unichristus 2018 específica – prova de biologia resolvida parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.