Questão resolvida sobre mapas cromossômicos, da UESC

(UESC) A taxa ou frequência de permutação entre pares de genes que estão ligados é constante e depende da distância que esses genes se encontram uns dos outros. O geneticista Alfred Sturtevant imaginou que seria possível construir mapas gênicos, que mostrariam a distribuição dos genes ao longo do cromossomo e as distâncias relativas entre eles.

O quadro a seguir mostra um exemplo desse tipo de mapa gênico.

Com base nas informações contidas no quadro, é possível afirmar que os valores corretos para as taxas de permutação em X e Y são, respectivamente,
A) 5% e 20%
B) 15% e 20%
C) 15% e 5%
D) 20% e 15%
E) 20% e 5%

RESOLUÇÃO:

Inicialmente é preciso lembrar de que a taxa de permutação corresponde à distância entre os genes, em UR (unidades de recombinação) ou em centimorgans (cM).
Analisando o desenho representativo do cromossomo, verifica-se que a taxa de recombinação entre B e A é de 20% (a distância entre A e B é de 20 UR = taxa de permuta), enquanto a taxa de recombinação entre B e C é de 5% (eles estão distantes 5 UR).
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Unesp 2023 – 1ª fase resolvida

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *