(UERJ) Um pesquisador verificou que a substância por ele estudada apresentava como efeito, em meio de cultura de linfócitos, a diminuição da concentração intracelular do íon potássio. A explicação admitida pelo pesquisador para essa diminuição foi a ocorrência de alterações na função de, pelo menos, um dos seguintes sistemas: a bomba de sódio-potássio, os canais de transporte passivo de potássio ou a síntese de ATP na célula. Os gráficos a seguir mostram possíveis alterações nas funções de cada um desses sistemas; o ponto 0 representa a função normal, na ausência da substância estudada, e os sinais positivo e o negativo representam, respectivamente, o aumento e a diminuição da função.
O gráfico no qual cada um dos três sistemas apresenta uma alteração compatível com o efeito da substância é o de número:
A) I
B) II
C) III
D) IV
RESOLUÇÃO:
Para resolver essa questão, é preciso lembrar de que a concentração de íons potássio é maior no meio intracelular que no meio extracelular. Para conseguir isso, é preciso um gasto contínuo de energia pela célula (ATP) para realizar o transporte ativo de íons K+ do meio extracelular para o meio intracelular.
Se a substância reduziu a concentração de íons K+ no meio intracelular, pode-se pensar, portanto, em uma inibição da síntese de ATP e/ou alguma alteração na bomba de sódio/potássio. A barra referente a esses processos deve ficar, portanto, para baixo.
Como houve redução da concentração intracelular de íons K+, pode-se pensar também em alguma alteração (positiva) no transporte passivo de K+ do meio intracelular para o meio extracelular.
Dentre os gráficos apresentados, o gráfico I traz exatamente isso.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Resumo sobre transporte ativo
– Questão resolvida sobre mecanismos de transporte pela membrana
Seja o primeiro a comentar