(Emescam/2022-2) A imunidade conferida pelas células de defesa de quem se vacinou ajuda evitar doença grave
Nossas linhas de defesa são complexas. Primeiro, temos o sistema imune inato, aquele que ataca qualquer coisa que considere uma ameaça. Mas é uma ofensiva meio padrão. O lado bom é que não faz diferença se ele encontrou um vírus ou uma variante deste vírus,
o ataque é mantido. Em compensação, ser generalista pode não ser tão eficiente. Se entrar uma barata, ela vai levar uma chinelada. Mas se entrar um dragão, também. Além do sistema inato, temos uma maravilha conferida pela evolução aos animais vertebrados chamada sistema imune adaptativo. Que é maravilhoso por um motivo simples: tem memória. É utilizando esta característica que conseguimos fazer as vacinas que já salvaram a vida de milhões (bilhões?) desde sua invenção.
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/vacinas-sao-um-sucesso-mas-virus-ainda-desafia-nossa-imunidade-como-vamos-responder/. Acesso em: 19 fev. 2022 (adaptado).
O desenvolvimento de vacinas envolve muitas áreas da Biologia, desde a compreensão da estrutura viral até a resposta realizada pelo organismo humano.
As vacinas contra os causadores da Covid-19 foram eficientes em salvar vidas porque
A) ativam o sistema imune celular, composto por eosinófilos que reconhecem o agente causador no sistema respiratório.
B) ativam o sistema imune humoral, composto por linfócitos que reconhecem células infectadas pelo agente alvo.
C) ativam o sistema imune inato composto por leucócitos, responsáveis pela fagocitose do agente causador da doença.
D) ativam o sistema imune adaptativo composto por linfócitos, responsáveis pela resposta celular e humoral contra um agente alvo.
RESOLUÇÃO:
O enunciado cita o sistema imune adaptativo (incomum em materiais do ensino médio), que tem como característica a formação de memória imunológica. Essa é a ação da vacina. Uma vez no corpo, os antígenos são reconhecidos pelo sistema imune adaptativo, responsável pela resposta imune humoral (produção de anticorpos) e pela resposta imune celular (ataque direto a células infectadas por antígenos), além de gerar memória imunológica.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre doenças autoimunes, da PUC-RJ
Seja o primeiro a comentar