Questões discursivas resolvidas sobre artrópodes

01) (FUVEST/2018)  Gafanhotos alados (Orthoptera), formando nuvens, atacaram recentemente lavouras de mandioca, na região Norte do Brasil, trazendo prejuízos econômicos. Outra praga agrícola que vem causando danos para a economia é a lagarta-do-cartucho (Lepidoptera), que ataca plantações de milho e reduz a produção desse grão em até 50%.

A) Como esses insetos são classificados quanto ao tipo de desenvolvimento e ao processo de metamorfose?

B) Quais são as fases de desenvolvimento representadas pelo gafanhoto alado e pela lagarta?

02) (UEL/2023) Leia o texto a seguir.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina constatou que as populações de escorpião da espécie Tityus serrulatus, também conhecidos como escorpião amarelo, têm aumentado significativamente nos últimos anos na cidade de Londrina. De acordo com os pesquisadores, o SINAP (Sistema de Notificação de Animais Peçonhentos) registrou, de 2011 para 2020, um aumento de mais de 39.000% de casos, gerando um cenário preocupante para a saúde pública da cidade. Os pesquisadores relataram que os casos de acidentes com escorpiões possuem uma forte relação com o espaço urbano, associado à domicialização de espécies que apresentam a partenogênese como estratégia reprodutiva.
(OLIVEIRA, J. V. Estratégias de monitoramento e controle de escorpiões e escorpionismo com ênfase em Tityus serrulatus Lutz & Melo,1922 (Scorpiones, Buthidae) em ambientes antrópicos no norte do Paraná. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas). Universidade Estadual de Londrina. 122p. 2021.)

Com base no texto, responda aos itens a seguir.
A) De acordo com o texto, a partenogênese é um importante aspecto para que os escorpiões tenham se reproduzido com tanto sucesso.
O que é a partenogênese?
Cite uma vantagem e uma desvantagem desse tipo de reprodução.

B) Os escorpiões são artrópodes, ordem Scorpiones.
Cite duas características morfológicas que caracterizam os escorpiões e os demais aracnídeos.

03) (Unicamp/2022) Na cidade de Yogyakarta (Indonésia), foi aplicado um método que usa bactérias Wolbachia em mosquitos. Com
isso, reduziram em 77% os casos de dengue. Estudos preliminares com o mesmo método, realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), demonstraram resultados promissores com “redução de até 77% dos casos de dengue […] nas áreas que receberam os Aedes aegypti com Wolbachia, quando comparado com áreas que não receberam”. Os resultados sugerem que a bactéria Wolbachia compete por recursos e dificulta a replicação do vírus da dengue, sendo, então, menos provável que o mosquito cause a infecção quando pica alguém.
(Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2021/06/11/infeccao-por-dengue-cai-77percent-emteste-com-bacteria-em-mosquito-aedes-aegypti.ghtml. Acessado em 13/09/2021.)

A) Considerando as informações apresentadas no enunciado, qual é o nome do método de controle de vetores utilizado em Yogyakarta para redução dos casos de dengue? Cite duas vantagens desse método.

B) A malária é transmitida pela picada do mosquito do gênero Anopheles e sabe-se que 99% dos casos são registrados na região amazônica*. Explique um fator ambiental que favoreça a manutenção do ciclo de transmissão nessa região. Assim como muitos outros insetos, os mosquitos dos gêneros Anopheles e Aedes possuem uma característica morfológica que lhes permitiu a colonização e a ampla distribuição
geográfica. Qual é essa característica morfológica?
Justifique a sua resposta.
(*Fonte: http://portal.fiocruz.br/noticia/malaria-regiao-amazonicaconcentra-99-dos-casos-no-brasil. Acessado em 17/09/2021.)

04) (Unicamp/2016)

Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina

E tem piriri
Tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem

Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
(Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da Bailarina.)

A) A que filo pertencem os endoparasitas em questão e quais são suas características morfológicas?

B) O piolho da cabeça pode ser considerado um parasita? Do que ele se alimenta?

05) (Pism – UFJF/2021) “Em 2019, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrou 84.373 casos prováveis de dengue no estado.” (Fonte: Jornal G1, 30/12/2020)

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é um inseto de hábito diurno que vive no interior das residências, onde as fêmeas se nutrem do sangue humano. Seu ciclo de desenvolvimento leva em média de 7 a 10 dias, sendo dependente das condições climáticas. O mosquito adulto vive cerca de 30 dias, e a fêmea pode colocar até 1500 ovos ao longo de sua vida. Pesquisadores acreditam que as mudanças climáticas que estamos vivendo, como a elevação das temperaturas, irão acarretar no aumento da incidência desse mosquito nas áreas urbanas em regiões tropicais em um futuro próximo.
Sobre o mosquito da dengue (Aedes aegypti) responda:
A) O texto aborda a fase de ovo e a fase adulta do mosquito da dengue. Quais as outras fases e o tipo de desenvolvimento desse mosquito?

B) Se os ovos das fêmeas do mosquito da dengue são depositados nas paredes do criadouro, por que o método mais indicado para controle desse inseto é a eliminação da água no interior desses recipientes?

06) (UEL/2018) Leia o texto a seguir.
“O carrapato estrela (Amblyomma cajennense), o mesmo que transmite a febre maculosa, também é vetor da bactéria Borrelia burgdorferi, que causa a Síndrome de Baggio-Yoshinari (SBY), uma doença infecciosa que foi registrada pela primeira vez na região de Londrina, popularmente chamada de Doença de Lyme.” Os possíveis casos de doença de Lyme, em 2017, deixaram a população de Londrina em alerta sobre a presença de carrapatos em animais domésticos.
(Adaptado de: Folha de Londrina. Folha Saúde. 22 maio 2017. Disponível em: <http://www.folhadelondrina.com.br/saude/londrina-temo-primeiro-caso-de-doenca-transmitida-pelo-carrapato-978135.html>. Acesso em: 14 jun. 2017).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, responda aos itens a seguir.
A) Os carrapatos pertencem a qual filo animal? Cite duas características desse filo.

B) Informe qual é o agente etiológico, o vetor e o hospedeiro da doença de Lyme, nesse texto.

07) (UFSCar) Em 2009 comemorou-se o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação da primeira edição do livro A origem das espécies. O que pouca gente sabe é que Darwin teve a colaboração de um alemão naturalizado brasileiro, Fritz Müller, que forneceu evidências empíricas da consistência da teoria da seleção natural através de seus estudos com crustáceos, realizados no litoral do Estado de Santa Catarina. Os dois se corresponderam por 17 anos, até a morte de Darwin, em 1882.
A) De acordo com o proposto por Darwin e reforçado pelos estudos de Müller, qual o papel da seleção natural no processo de evolução?

B) Os crustáceos, estudados por Müller, são classificados como pertencentes ao filo Arthropoda, o filo animal com maior número de espécies descritas. Cite duas características desse filo e relacione-as às vantagens evolutivas que estas características trouxeram para este grupo.

08) (USCS/2017)  Os insetos constituem o maior grupo animal, com quase um milhão de espécies catalogadas. Esse “sucesso” adaptativo pode ser atribuído ao conjunto de características encontradas nesses animais, como, por exemplo, patas articuladas, antenas, tipo de respiração e asas.

A) Indique o número de patas anatomicamente esperado nos insetos. Qual a função das antenas presentes nos insetos?

B) A contração dos músculos dos insetos depende do gás oxigênio captado do meio ambiente. Nesses animais, como o gás oxigênio atinge os músculos? Qual a importância desse gás na contração muscular?

09) (UNESP/2020)  Os artrópodes apresentados nas imagens de 1 a 4 são os vetores da doença de Chagas, da peste bubônica, da leishmaniose e da febre maculosa, não necessariamente nessa ordem.

No cladograma, as letras A, B, C e D representam as relações filogenéticas entre os artrópodes das figuras, não necessariamente na mesma ordem em que aparecem nas imagens.

A) Quais imagens apresentam, respectivamente, os artrópodes vetores da doença de Chagas, da peste bubônica, da leishmaniose e da febre maculosa? Qual dessas doenças não é transmitida pela picada do respectivo vetor?

B) Sabendo que, no cladograma apresentado, a letra B corresponde ao artrópode representado na figura 3, a quais números correspondem, respectivamente, as letras A, C e D? Considerando as classes taxonômicas às quais pertencem as espécies de artrópodes apresentadas nas imagens, justifique a posição da espécie representada pela letra A no cladograma.

RESOLUÇÃO:
01)
A) Quanto ao tipo de desenvolvimento, ambos apresentam desenvolvimento indireto.
Quanto ao processo de metamorfose, os gafanhotos são insetos hemimetábolos, enquanto  a lagarta-do-cartucho é inseto holometábolo.

B) Fases de desenvolvimento do gafanhoto: ovo → ninfa → adulto (gafanhoto alado)
Fases de desenvolvimento da lagarta: ovo → larva (lagarta) →pupa (crisálida) → adulto (borboleta)

02) 
A) Partenogênese corresponde a um processo de reprodução assexuada que se caracteriza pelo desenvolvimento do óvulo sem que ocorra a fecundação.
Vantagem:  Economia de energia / Uma única fêmea é capaz de iniciar uma população / Vantagem reprodutiva quando há escassez de machos…
Desvantagem: Material genético dos descendentes muito parecido com o da mãe / descendentes podem não sobreviver em um meio com grandes mudanças…

B) Presença de quelíceras; corpo dividido em cefalotórax e abdômen.

03)
A) O método empregado é o controle biológico.
Vantagens: menor uso de defensivos químicos (inseticidas)/  menor impacto ambiental (mais específico) / baixo custo…

B) A abundância de água e a temperatura elevada na região Amazônica favorecem a proliferação e consequente manutenção dos vetores da malária na Amazônia.
A presença de asas, que proporciona uma facilidade de deslocamento, foi o fator que contribuiu para a ampla distribuição geográfica dos insetos.

04)
A) Os endoparasitas citados no texto são a lombriga e a ameba.
A lombriga pertence ao filo nematoda e tem como características o corpo cilíndrico não segmentado, revestido por cutícula; tubo digestório completo; pseudocelomado; triblástico.
A ameba pertence ao filo Sarcodina (Rhizopoda); é unicelular, possui forma do corpo variável devido à emissão de pseudópodos.

B) Sim. O piolho é um ectoparasita que se alimenta do sangue de seus hospedeiros.

05) 
A) As outras fases são: larva e pupa.
O desenvolvimento do Aedes aegypti é indireto, com metamorfose completa (holometábolo).

B) Isso acontece porque a fase larval do ciclo de vida desse mosquito ocorre no ambiente aquático, assim ao se eliminar a água encerra-se o ciclo de desenvolvimento pela eliminação das larvas.

06)
A) Os carrapatos pertencem ao filo dos artrópodes.
Duas características deste filo são: presença de exoesqueleto quitinoso / presença de patas articuladas.

B) O agente etiológico é a bactéria Borrelia burgdorferi, o vetor é o carrapato e o hospedeiro é um mamífero (homem, cachorro, gato).

07) 
A) A seleção natural atua sobre a diversidade fenotípica de uma população, selecionando os indivíduos com as adaptações mais favoráveis ao meio, em determinado momento.

B) Duas características do filo:
* Presença de exoesqueleto quitinoso –> proteção contra desidratação, favorecendo a ocorrência dos artrópodes no ambiente terrestre.
* Presença de apêndices articulados –> facilita a locomoção, a defesa contra predadores e a captura de alimento.

08) 
A) Os insetos possuem 3 pares de patas e as antenas têm função olfativa.
B) Nos insetos o gás oxigênio chega às células musculares por meio das traqueíolas, que são ramificações das traqueias. O gás oxigênio é importante, uma vez que é indispensável ao processo respiratório, para a produção de ATP para a célula contrair.

09) 
A) Vetor da doença de Chagas: imagem 3 (barbeiro)
Vetor da peste bubônica: imagem 2 (pulga)
Vetor da leishmaniose: imagem 4 (mosquito palha)
Vetor da febre maculosa : imagem 1 (carrapato estrela).
A doença que não é transmitida pela picada do vetor é a doença de Chagas.

B) Letra A: figura 1
Letra C: mosquito palha
Letra D: pulga (inseto sem asa).

Em A encontra-se o carrapato estrela, um animal pertencente ao grupo dos aracnídeos, que é mais distante evolutivamente dos demais animais, que pertencem ao grupo dos insetos.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *