Questões discursivas resolvidas sobre síntese proteica

Caro estudante, este arquivo é constituído por questões discursivas sobre síntese de proteínas, assunto muito abordado em processos seletivos.  Todas as questões estão com resolução ao final da postagem.

Bons estudos!

01) (Unicamp/2024) O RNA transportador (RNAt) atua como uma ponte entre RNA mensageiro (RNAm) e os aminoácidos, sendo incorporados nas proteínas produzidas pelo ribossomo. Neste processo, o RNAt lê um códon no RNAm e traz para o ribossomo o aminoácido
correspondente (um dos 20 tipos de aminoácidos normalmente encontrados em proteínas). Na tentativa de expandir artificialmente o código genético de um organismo, pesquisadores induziram-no a fabricar um RNAt reprogramado, capaz de acoplar um aminoácido sintético a um RNAt, como representado na figura. Nesse caso, o ribossomo insere o aminoácido sintético na cadeia peptídica crescente sempre que um dos códons de terminação é encontrado no RNAm.

A) Defina o que é código genético e explique por que ele é considerado degenerado (ou redundante).

B) Ao expandirem o código genético da forma apresentada, o que os pesquisadores estão permitindo que aconteça com as
proteínas? Considerando o código genético universal e as informações apresentadas, por que a técnica pode se limitar à
incorporação de até três diferentes aminoácidos sintéticos simultaneamente?

02) (FUVEST/2019)   Um trecho da sequência normal de aminoácidos de uma enzima ativa é codificado pelo RNAm

UGGAGUCCAUCACUUAAUGCA

Uma mutação, por perda de uma base, provocou o aparecimento de uma enzima inativa que apresentava, nesse trecho, a sequência de aminoácidos triptofano – serina – histidina – histidina – leucina – metionina.

Usando as informações da tabela de códons,

A) justifique a afirmação: “O código genético é degenerado”;

B) determine a sequência de aminoácidos desse trecho da enzima ativa e a sequência de bases do RNAm responsável pela enzima inativa.

C) escreva o trecho da molécula de DNA que codifica o segmento da enzima ativa e assinale, nessa molécula, o local em que ocorreu a mutação e qual a base perdida.

03) (USS) Considere a figura abaixo, que ilustra algumas etapas do metabolismo de uma célula animal.

A) Cite a etapa representada pela letra W e nomeie a molécula indicada pela letra X.

B) Considere duas possíveis funções a serem desempenhadas pela molécula designada por Y:

I – fosforilação da glicose;

II – digestão do amido.

Indique qual das funções será efetivamente desempenhada e justifique sua indicação.

04) (SANTA CASA-SP/2022) Vacinas gênicas são uma nova realidade para a humanidade. Consistem em introduzir no organismo humano partículas de DNA ou de RNA que têm informações bioquímicas do micro-organismo patogênico e que devem estimular a resposta
imune. Uma dessas vacinas é a de RNA mensageiro, a qual contém moléculas de RNA, envoltas por uma capa lipídica, as quais conseguem penetrar nas células humanas. Essas moléculas de RNA mensageiro, por sua vez, contêm uma sequência genética para a síntese de um antígeno presente normalmente na superfície do micro-organismo, os quais se quer prevenir.
A) Quais estruturas celulares são as responsáveis pela tradução da molécula de RNA mensageiro viral que é introduzido no organismo humano pela vacina gênica? A tradução desse RNA mensageiro levará a síntese de que tipo de substância orgânica?

B) Uma vez administrada a vacina de RNA mensageiro, quais tipos de linfócitos serão estimulados pela presença dos antígenos virais sintetizados no organismo humano? Normalmente a imunidade obtida pelas vacinas de RNA mensageiro dura um longo tempo. Por que isso ocorre?

05) (UFU/2016) Observe a tabela a seguir.

Abreviatura dos aminoácidos:
Phe=fenilalanina; His= histidina; Leu=leucina; Gin=glutamina; lle-isoleucina; Asn=aspargina; Met=metionina; Lys=lisina;
Val=valina; Asp=ácido aspártico; Ser=serina; Glu=ácido glutâico; Pro=prolina; Cys=cisteína; Thr=treonina; Trp=triptofano;
Ala=alanina; Arg=arginina; Tyr=tirosina; Gly=glicina.
* A abreviatura Pare corresponde aos códons de parada.

Considere a seguinte sequência de bases nitrogenadas do DNA:
TAGGCTAATGCTCGTATT

A partir das informações apresentadas, responda:
A) Qual será a sequência de bases nitrogenadas na duplicação do DNA?

B) A transcrição gênica formará quantos códons e quais são eles?

C) A tradução sintetizará quais aminoácidos?

06) (UFV) O esquema abaixo representa o ‘dogma central da biologia’ com indicações de eventos  (I,II,III,IV) e de componentes (V e VI). Observe-o, atentamente, e responda:

A) Quais os nomes dos eventos indicados pelos números:

I:

II:

III:

IV:

B) Quais os nomes dos componentes indicados pelos números:

V:

VI:

RESOLUÇÃO:

01) 
A) O código genético é considerado degenerado porque um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de um códon no RNAm.

B) Ao expandirem o código genético como apresentado, os pesquisadores permitem que alguns códons de terminação da tradução sejam lidos pelo ribossomo para sinalizar a incorporação de um novo aminoácido sintético nas proteínas codificadas. Este processo pode expandir o repertório bioquímico para a síntese de proteínas e eventualmente levar à diversificação artificial das características e funções das proteínas codificadas pelo organismo modificado. Em condições que levam em conta o código genético universal, só há três códons de terminação diferentes, o que significa que uma estratégia como essa só poderia levar à incorporação de três diferentes tipos de aminoácidos sintéticos em um organismo modificado.

02) A) O código genético é degenerado porque um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de uma trinca de bases.

B) A sequência de aminoácidos da enzima ativa é: Triptofano – serina – prolina – serina – leucina – asparagina – alanina.
Sequência de bases do RNA m responsável pela enzima inativa
UGG – AGU – CAU – CAC – UUA – AUG – CA

C) O trecho da molécula de DNA que codifica o segmento da enzima ativa é : ACC – TCA – GGT – AGT – GAA – TTA – CGT
A mutação ocorreu na 7ª base, com eliminação da guanina.

03) 
A) W : Transcrição
X : RNA transportador

B) Fosforilação da glicose, uma vez que a molécula está sendo produzida em um ribossomo livre no citosol. Logo, deverá ser usada em processos internos da célula.

04)
A) A tradução do RNA mensageiro ocorre nos ribossomos e a molécula orgânica produzida no processo é um polipeptídio (proteína).

B) Os linfócitos estimulados pela vacina são os linfócitos T e os linfócitos B (que se diferenciarão em plasmócitos –> células produtoras de anticorpos). A imunidade das vacinas de RNA mensageiro dura muito tempo devido à formação das células de memória, que garantem uma grande produção de anticorpos em curto intervalo de tempo, sempre que o antígeno retornar.

05)
A) A fita complementar, formada na duplicação, terá a seguinte sequência de bases nitrogenadas: ATC CGA TTA CGA GCA TAA

B) Após a transcrição, o RNA formado terá 6 códons: AUC-CGA-UUA-CGA-GCA-UAA.

C) Para a resolução deste item, basta olhar a tabela fornecida.
Assim, a sequência de aminoácidos será: Isoleucina, Arginina, Leucina e Alanina.

06) 
A) I: Transcrição
II:Migração do RNAm
III:Tradução
IV:Duplicação

B)
V:RNA transportador
VI:Polipeptídio

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *