Resumo sobre fagocitose e sobre pinocitose

FAGOCITOSE E PINOCITOSE:

FAGOCITOSE: A fagocitose é um mecanismo de englobamento de partículas sólidas pela célula, caracterizado pela emissão de projeções citoplasmáticas, os pseudópodos, que envolvem a partícula a ser englobada. Os pseudópodos acabam, então, formando uma bolsa que se desprende da membrana e passa a circular pelo citoplasma – o fagossomo.
Em alguns organismos como, por exemplo, protozoários, a fagocitose é um importante mecanismo de captura de alimento.
No corpo humano, apenas certos tipos celulares – genericamente chamados de fagócitos – realizam o processo. Dentre eles, podem ser citados os macrófagos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e microglia (fagocitose no sistema nervoso). No caso da espécie humana, a fagocitose tem importante papel de defesa.

Esquema de fagocitose. Extraído de: Biologia de Campbell – 10ª ed. pág. 948

PINOCITOSE:
Processo de englobamento de gotículas , realizado por praticamente todos os tipos celulares, e que não ocorre formação de pseudópodos. Na pinocitose a membrana plasmática sofre um afundamento no citoplasma, formando um canal de pinocitose, por onde ocorre o englobamento da gotícula. Essa gotícula com a membrana que a delimita recebe o nome de pinossomo.
Trata-se de um mecanismo inespecífico de transporte de substâncias, uma vez que qualquer tipo de soluto dissolvido no líquido é absorvido pela célula.

Microfotografia – formação de canal de pinocitose Extraído de: Biologia de Campbell. 10ª ed. pág. 128

0 thoughts on “Resumo sobre fagocitose e sobre pinocitose

  • 14 de julho de 2019 em 18:51
    Permalink

    Olá. Por favor, faça resumos sobre histologia humana!

    Agradecida desde já.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *