UFU 2021-2 – prova de biologia resolvida

PROVA DE BIOLOGIA DO VESTIBULAR 2021-2 DA UFU – MEDICINA

01) A representação abaixo apresenta o padrão de herança do Xeroderma Pigmentoso (XP), uma condição genética caracterizada por extrema sensibilidade aos raios ultravioleta (UV), que resulta em um risco aumentado para o desenvolvimento do câncer de pele.

Em relação ao referido padrão de herança, analise as afirmações.
I) O XP tem a probabilidade de se manifestar em 25% dos descendentes de um casal saudável heterozigótico que apresenta um alelo alterado.
II) O XP afeta homens e mulheres em proporções diferenciadas, pois é uma doença genética autossômica cujo padrão de herança em todos os loci do XP é o recessivo.
III. É necessária a presença de um alelo alterado no mesmo locus para que uma pessoa desenvolva a doença.
IV) A probabilidade de manifestar a doença é aumentada para 50% se o casal for composto por um indivíduo heterozigótico e um indivíduo afetado pela doença.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
A) Apenas II e IV.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e III.
D) Apenas I e IV.

02) A doença de Tay-Sachs (DTS) resulta de um defeito na enzina que atua em uma das etapas da digestão intracelular de um gangliosídio, substância normalmente presente nas membranas de células neurais, que precisa ser continuamente reciclada por meio da digestão realizada por uma determinada organela celular.
Em uma análise, mostrando que as células neurais dos doentes estão aumentadas devido ao inchaço da referida organela celular, é correto afirmar que a organela celular afetada é um(a)
A) lisossomo.
B) ribossomo.
C) centríolo.
D) mitocôndria.

03) Os procariotos apresentam níveis elevados de diversidade genética e os três fatores responsáveis por isso são
A) reprodução sexuada, motilidade e mutação.
B) reprodução rápida, motilidade e recombinação genética.
C) reprodução rápida, mutação e recombinação genética.
D) reprodução sexuada, mutação e recombinação genética.

04) A figura, abaixo, apresenta os mecanismos de métodos contraceptivos. As setas horizontais indicam onde os métodos, os dispositivos ou os produtos interferem nos eventos desde a produção do espermatozoide e do oócito primário até a implantação de um embrião humano em desenvolvimento.

A partir da análise da figura, conclui-se que os métodos indicados pelas letras A, B, C e D são, respectivamente,
A) camisinha; anel vaginal; DIU e laqueadura tubária.
B) vasectomia; preservativo feminino; laqueadura tubária e DIU.
C) vasectomia; DIU; laqueadura tubária e diafragma.
D) camisinha; diafragma; anel vaginal e preservativo feminino.

05) O acúmulo de danos, de erros e de instabilidades genômicas, que envolve a molécula de DNA e as intempéries sofridas por ela como, por exemplo, a radiação solar ou a poluição do ar, tem sido alvo de interesse de pesquisadores(as) brasileiros(as). Essas pesquisas mostram que tais acúmulos têm provocado mutação, morte celular, senescência e inflamação, desdobrando-se em diminuição da capacidade de regeneração, em declínio da funcionalidade do organismo, em degeneração exacerbada, em impactos na comunicação celular e perda progressiva da eficiência de processos fisiológicos e em alterações nas respostas teciduais e celulares.

Revista genética na escola, v.16, n.1, 2021. (Adaptado)

De acordo com o exposto, o principal interesse dos(as) pesquisadores(as) está associado ao processo de investigação, denominado
A) envelhecimento celular.
B) recombinação genética.
C) divisão celular meiótica.
D) regeneração tecidual.

06) A figura abaixo representa curvas de sobrevivência idealizadas: tipos I, II e III. O eixo y é logarítmico e o eixo x está numa escala relativa para que espécies com durações de vida amplamente diversas possam ser apresentadas juntas no mesmo gráfico.

Sobre essas curvas, são feitas as seguintes afirmativas.
I) A curva tipo I representa mamíferos de grande porte, incluindo os seres humanos, que produzem proles pequenas, mas as provêm com bons cuidados.
II) A curva tipo III está associada a organismos que produzem números muito pequenos de descendentes e proporcionam pouco ou nenhum cuidado como, por exemplo, muitos peixes e a maioria dos invertebrados marinhos.
III. A curva tipo II apresenta uma taxa de mortalidade constante ao longo da vida do organismo, como acontece com invertebrados e com plantas anuais, por exemplo.
IV) Em aves, a mortalidade costuma ser alta entre os indivíduos mais jovens (como a curva do tipo III), mas consideravelmente constante entre os adultos (como a curva do tipo II).
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

A) Apenas III e IV.
B) Apenas I e II.
C) Apenas II e III.
D) Apenas I, III e IV.

07) Sobre o hipotálamo, analise as seguintes afirmativas.
I) Constitui um centro de controle que inclui o termostato do corpo.
II) Controla a fome e a sede, a partir da regulação da glândula hipófise.
III) É o centro de aprendizagem, de emoção, de memória e de percepção.
IV) Realiza a coordenação e a verificação de erros durante as funções motoras e perceptivas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
A) Apenas I e III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas II e IV.
D) Apenas III e IV.

08)  O quadro abaixo apresenta alguns hormônios vegetais e algumas funções desempenhadas por esses hormônios. Relacione a coluna da direita com a da esquerda no que se refere aos hormônios vegetais e suas funções.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre as colunas.
A) I E; II B; III C; IV A; V D.
B) I A; II D; III B; IV E; V C.
C) I C; II E; III A; IV D; V B.
D) I B; II A; III D; IV C; V E.

 

RESOLUÇÃO:
01) Analisando a imagem fornecida, verifica-se que do cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos, a probabilidade de nascer uma criança com XP é de 25% (figura A mostra isso).
Já o cruzamento entre um indivíduo com XP (afetado) e outro heterozigoto, a probabilidade de surgir um descendente com XP é de 50% (figura B mostra isso).
Como se trata de uma doença causada por gene autossômico, a incidência em homens e em mulheres é a mesma.
Resp.: D

02) A digestão intracelular é realizada por enzimas presentes no interior dos lisossomos, organelas derivadas do complexo golgiense. As enzimas lisossômicas são produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso.
Resp.: A

03) Os organismos procariotos (ex.: bactérias) têm uma taxa reprodutiva muito rápida, o que favorece a ocorrência de erros no material genético (mutações), gerando variabilidade genética. Além disso, há possibilidade de recombinação gênica (por meio da conjugação, da transformação ou da transdução), o que também aumenta a variabilidade genética.
Resp.: C

04)
A: vasectomia (com o corte do canal deferente os espermatozoides não têm como chegar à vagina).
B: Preservativo (camisinha): impede que os espermatozoides sejam depositados no fundo vaginal.
C: Laqueadura: corte das tubas uterinas, de modo a impedir o encontro do ovócito II com os espermatozoides.
D: DIU (tem efeito espermicida e pode dificultar a nidação).
Resp.: B

05) No trecho “…senescência e inflamação, desdobrando-se em diminuição da capacidade de regeneração, em declínio da funcionalidade do organismo, em degeneração exacerbada, em impactos na comunicação celular e perda progressiva da eficiência de processos fisiológicos…” fica evidente que o objetivo maior das pesquisas são para melhor conhecimento do processo de envelhecimento celular.
Resp.: A

06) A curva do tipo I é característica dos seres humanos e maioria dos primatas. Os indivíduos possuem pequeno número de descendentes e apresentam elevado cuidado com a prole; a mortalidade é grande somente em indivíduos velhos.
A curva do tipo II é característica de aves, grupo que apresenta uma taxa de mortalidade mais ou menos igual em todas as faixas etárias. De um modo geral têm poucos filhotes e significativo cuidado com a prole.
A curva do tipo III é típica de peixes, árvores e de invertebrados marinhos. Uma característica marcante é a quantidade elevada de descendentes, porém, com elevadíssima mortalidade dos filhotes.
A questão deixa margens a recurso (com a afirmativa III que é muito ampla).
Resp.: D

07) O hipotálamo corresponde a uma pequena área do sistema nervoso central, com expressiva influência sobre o funcionamento de diversas glândulas, como hipófise, tireoide, glândulas mamárias, dentre outras.
Abriga centros nervosos envolvidos com:

  • Pressão sanguínea;
  • Controle do teor de água no corpo (o hormônio ADH é produzido no hipotálamo);
  • Controle da temperatura corporal;
  • Fome e sede;
  • Instinto sexual;
  • Ciclo menstrual.

Resp.: B

08) A resolução da questão exige conhecimento das funções básicas dos fitormônios.
As auxinas estão diretamente relacionadas com os tropismos, bem como o alongamento celular.
As giberelinas estimulam a germinação de sementes e, em muitas espécies, induzem a partenocarpia. Outra ação das giberelinas é o estímulo ao crescimento do caule.
As citocinas estimulam a divisão celular e o desenvolvimento de gemas laterais (efeito antagônico ao das auxinas).
O ácido abscísico é inibidor do desenvolvimento vegetal (induz dormência de sementes; promove a senescência; estimula o fechamento de estômatos….
O etileno estimula o amadurecimento de frutos e promove a queda de folhas (abscisão foliar).
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
UFU 2018-2 resolvida (parte 1) 
UFU 2018-2 resolvida (parte 2) 

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *