UERJ 2024 – RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA –
1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO
01) Os chamados radicais livres, que resultam de reações de oxidação no interior das células eucariontes, podem produzir mutações gênicas, contribuindo, por exemplo, para o envelhecimento dos tecidos ao longo do tempo. Esses radicais são degradados pela enzima superóxido dismutase, processo que gera uma substância tóxica. Essa substância, por sua vez, é decomposta pela catalase no interior de uma estrutura celular específica.
Os chamados radicais livres, que resultam de reações de oxidação no interior das células eucariontes, podem produzir mutações gênicas, contribuindo, por exemplo, para o envelhecimento dos tecidos ao longo do tempo. Esses radicais são degradados pela enzima superóxido dismutase, processo que gera uma substância tóxica. Essa substância, por sua vez, é decomposta pela catalase no interior de uma estrutura celular específica.
A estrutura celular onde ocorre a decomposição da substância tóxica referida no texto é denominada:
A) peroxissomos
B) fagossomos
C) ribossomos
D) lisossomos
02) Os manguezais têm a capacidade de armazenar carbono, pois a ausência de oxigênio no solo desse ecossistema retarda, ou até impede, a decomposição da matéria orgânica soterrada.
Tendo em vista essa característica, a destruição dos manguezais pode contribuir, significativamente, para o seguinte fenômeno:
A) aumento do efeito estufa
B) degradação da camada de ozônio
C) redução da magnificação trófica
D) fixação de nitrogênio atmosférico
03) Quadros de pneumonia podem ocorrer quando, além do ar, algum corpo estranho entra nas vias respiratórias.
Uma explicação para a possibilidade de entrada desses corpos estranhos é a comunicação entre o sistema respiratório e o seguinte sistema:
A) nervoso
B) excretor
C) digestório
D) circulatório
04) A natureza semiconservativa do processo de duplicação do DNA foi demonstrada experimentalmente pelos biólogos Matthew Meselson e Franklin Stahl. Esse experimento foi realizado em duas etapas, descritas a seguir.
Etapa 1: amostras de uma bactéria foram cultivadas em um meio de cultura onde a única fonte de nitrogênio era o isótopo pesado 15N.
Etapa 2: bactérias resultantes da etapa 1 foram cultivadas durante três gerações em um novo meio contendo apenas o isótopo leve 14N.
Observe o esquema que representa o início da etapa 2, quando ocorreu duplicação do DNA das bactérias da geração parental até a primeira geração. Os filamentos em vermelho são formados por 15N e os em azul, por 14N.
Na terceira geração das bactérias cultivadas na etapa 2, o percentual de moléculas de DNA que apresentam apenas filamentos compostos por 14N é igual a:
A) 25%
B) 50%
C) 75%
D) 100%
RESOLUÇÃO:
01) A enzima superóxido bismutase atua dentro dos peroxissomos, com formação de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) como substância tóxica.
Resp.: A
02) Com a menor taxa de decomposição, haverá uma menor liberação de gás carbônico (CO2) para a atmosfera, um dos gases envolvidos com a intensificação do efeito estufa.
Resp.: A
03) A faringe é uma região comum aos sistemas respiratório e digestório. Dessa forma, quando há alguma inspiração pela boca, corpos estranhos presentes no ar inspirado podem atingir o sistema respiratório e desencadear quadros de pneumonia.
Resp.: C
04) Para a resolução desta questão, o candidato deve lembrar que a duplicação do DNA é semiconservativa, isto é, cada molécula-filha permanece com um filamento velho e tem um filamento novo, como pode ser observado na figura referente à primeira geração (há um filamento vermelho, original, e um filamento azul, recém-formado, em cada molécula-filha).
Então, de forma simplificada, tem-se:
Na 3ª geração, das 8 moléculas existentes, 2 delas são constituídas por um filamento com N14 e um filamento com N15 e 6 delas contêm filamentos constituídos somente por N14 (em azul), o que corresponde a 75% das moléculas.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– UERJ 2023 – prova de biologia resolvida
– UERJ 2021 – prova de biologia resolvida
– UERJ 2020 – 1º exame de qualificação – prova de biologia resolvida
Seja o primeiro a comentar