(UFGD/2021) CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE IDENTIFICA 4 MIL CASOS NO BRASIL.
O projeto faz parte do dezembro laranja, que busca conscientizar as pessoas sobre a doença e garantir o seu diagnóstico.
A campanha de prevenção do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que chegou a sua 21ª edição, divulgou os dados das ações realizadas em dezembro.
Das 22.749 pessoas atendidas, 4.197 foram diagnosticadas com a doença.
A ação fez parte do dezembro Laranja, mês de conscientização sobre a enfermidade, que busca informar o público e incentivar os cuidados necessários. Os atendimentos gratuitos foram realizados por dermatologistas em 123 serviços de saúde no país.
“É preciso conscientizar as pessoas sobre o câncer de pele a partir da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado com o médico dermatologista”, disse Sérgio Palma, presidente da SBD.
Estadão. 04/01/2020. Disponível em: http://www.sbd.org.br/noticias/campanha-de-prevencao-do-cancer-de-pele-identifica-4-mil-casos-no-brasil.
Acesso em: 17 ago. 2020.
Com relação ao câncer de pele, é correto afirmar que
A) o indivíduo deve buscar um médico sempre que achar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga sofrer algum tipo de modificação, já que os carcinomas de pele podem exibir características diferentes.
B) é aconselhável evitar as queimaduras de sol apenas durante a infância, fase em que as pessoas costumam expor-se mais ao sol. Lembrando que, na fase adulta, a pele adquire maior resistência à radiação ultravioleta, e a exposição excessiva ao sol não pode ser considerada um fator de risco do câncer de pele.
C) apenas o câncer de pele caracteriza-se por apresentar células irregulares que possuem um crescimento incontrolável. Essas células invadem tecidos e órgãos, expandindo-se pelo corpo.
D) os fatores genéticos, história familiar de câncer da pele e radiação ultravioleta (UV) não podem ser considerados fatores de risco que colaboram para a formação das lesões de pele.
E) quimioterapia ou radioterapia são recursos terapêuticos utilizados apenas como tratamento inicial de câncer de pele nos casos mais leves, antes mesmo da retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor.
RESOLUÇÃO:
A ocorrência de novas manchas na pele, bem como o crescimento de determinada mancha já existente, exige cuidados médicos, visto que há diferentes carcinomas de pele, os quais podem apresentar sinais diferentes.
A exposição à radiação ultravioleta é um fator de risco durante toda a vida do indivíduo.
Uma característica dos tumores (não apenas do de pele) é o crescimento incontrolável do número de células, por mitoses sucessivas, o que pode levar à invasão de novos tecidos e órgãos.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre câncer, da Unifeso
– UERJ 2022 – prova de biologia resolvida
Seja o primeiro a comentar