PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA – VESTIBULAR 2020 – UNIVERSIDADE DE VILA VELHA
08) A vida moderna tem uma grande influência na saúde dos seres humanos. O ritmo de vida imposto à maioria dos seres humanos que vive em grandes cidades pelo mundo tem afetado à saúde das pessoas de diversas formas. A correria, irritação, falta de tempo e o pouco sono são características da vida moderna que afeta, negativamente, o funcionamento dos sentidos humanos. O estresse, a alimentação inadequada e a depressão também são exemplos de problemas associados à vida moderna.
Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. 6. ed. São Paulo: Saraiva (Adaptado).
Com relação às consequências da vida moderna para a saúde do ser humano, é correto afirmar que
A) o câncer, as disfunções cardiovasculares, as disfunções glandulares e neurológicas são exemplos de enfermidades ocupacionais, potencializadas pelo ritmo da vida moderna.
B) a depressão e a síndrome do pânico são exemplos de transtornos da vida moderna que têm afetado grande número de pessoas, mas dependente da idade, do gênero e da ocupação desses indivíduos.
C) a vida moderna gera consequências para a saúde humana, como: as enfermidades ocupacionais, o uso e abuso de drogas, a questão da violência, as doenças degenerativas e a saúde psíquica.
D) As lesões, decorrentes da exposição a agentes químicos que podem penetrar no organismo através da pele e vias respiratórias ou digestivas, causam doenças classificadas como lesões por esforço repetitivo.
E) as doenças psíquicas emocionais são consequências de atividades diárias desempenhadas pelo trabalhador, tais como: os movimentos repetitivos, a carga excessiva e as situações de estresse elevado e continuado.
09) Existem graves doenças que são causadas por bactérias. Doenças bacterianas seculares como tétano, gonorreia, sífilis e tuberculose ainda são muito frequentes na população humana. Alguns fatores ambientais, como locais de condições sanitárias precárias, água e alimentos contaminados e locais de grandes aglomerados humanos, muitas vezes, favorecem a ocorrência de algumas doenças bacterianas.
Uzunian, A. & E. Birner. 2013. Biologia. 4 ed. São Paulo: Harbra (Adaptado).
Levando em conta o seu conhecimento sobre as doenças provocadas por bactérias, assinale a afirmativa correta:
A) O botulismo e a meningite meningocócica são duas doenças bacterianas, ambas adquiridas pelo contato com a urina de rato contaminado.
B) A herpes e a sífilis são doenças bacterianas transmitidas por contato sexual, cujo tratamento é feito com uso de antibióticos.
C) O tétano é uma doença bacteriana, normalmente, adquirida pela ingestão de alimentos enlatados, contaminados com toxina tetânica.
D) A cólera e a leptospirose são doenças bacterianas associadas a locais de condições sanitárias precárias; a prevenção dessas doenças deve ser feita com investimentos em saneamento básico.
E) A febre amarela é uma doença bacteriana que apresenta como sintoma a pele amarela; ela afeta os rins, o fígado, o coração e outros órgãos; e a prevenção é por meio de vacina e controle do inseto vetor.
10) Os animais habitam os mais diversos ambientes e possuem variadas formas. No entanto, quase todos enfrentam problemas comuns para sobreviver, visto que precisam se movimentar e/ou sustentar o corpo, além de conseguir nutrientes e energia dos alimentos para sustentar a própria sobrevivência, o crescimento e a reprodução. Para isso, cada espécie de animal desenvolveu características morfológicas, fisiológicas e comportamentais, que é o resultado do processo de evolução. Essas soluções evolutivas são estreitamente relacionadas com o tamanho corporal e com o ambiente onde vivem os diferentes organismos.
Lopes, S. & S. Rosso. 2014. Biologia. Volume Único, Conecte Bio. São Paulo: Saraiva (Adaptado).
Considerando o estudo comparado sobre a sustentação e locomoção dos animais, é correto afirmar que
A) os sistemas de sustentação e locomoção dos animais evoluíram separadamente, mas funcionam de modo integrado.
B) quase todos os animais possuem algum tipo de esqueleto que tem função de sustentação e manutenção da forma do corpo.
C) o endoesqueleto, com elementos rígidos, ocorre, principalmente, em animais com cavidades corpóreas amplas e depende da propriedade dos líquidos de serem incompressíveis. Ocorre, principalmente, em nematódeos e anelídeos.
D) o exoesqueleto, com elementos rígidos, ocorre em poríferos, alguns cnidários, alguns moluscos e em todos os equinodermos e vertebrados.
E) o esqueleto hidrostático ocorre em alguns cnidários, na maioria dos moluscos e em todos os artrópodes.
11) Existe uma comunidade formadora de uma verdadeira “floresta” nos ecossistemas aquáticos marinhos. Diferente do que vemos no meio terrestre, essa floresta não é formada por árvores espessas, grandes e cheias de galhos. Ela é constituída por inúmeros protistas, conhecidos simplesmente como algas. Assim como as florestas terrestres, essa comunidade aquática contribui para o abastecimento do oxigênio da biosfera.
Uzunian, A. & E. Birner. 2013. Biologia. 4. ed. São Paulo: Harbra (Adaptado).
Com relação às principais características das algas, assinale a afirmativa correta:
A) As algas são, exclusivamente, unicelulares e organizadas em diferentes tipos de colônias.
B) O fitoplâncton é uma comunidade formada, principalmente, por numerosas microalgas que flutuam livremente nas ondas, sendo importantes consumidoras de alimento orgânico e liberam oxigênio para a água e atmosfera.
C) As algas macroscópicas formam tecidos ou órgãos. O corpo de uma alga é um talo, ou seja, não possui raiz, caule nem folha.
D) Dependendo do local onde vivem no meio aquático, as algas podem constituir comunidades, conhecidas como fitoplâncton e fitobentos.
E) As algas incluem diversos grupos de Moneras diferentes entre si, mas que mantêm características comuns: são eucariontes, autótrofos quimiossintetizantes, dotados de clorofila.
12) O crescimento populacional da espécie humana tem levado à ocupação de grandes áreas povoadas no Planeta e, consequentemente, à destruição de muitos ambientes naturais. Esse processo conduz a um contato cada vez mais frequente entre seres humanos com espécies de animais silvestres que passam a frequentar o espaço peridomiciliar à procura de alimentos e abrigo. Em virtude disso, as pessoas têm sido expostas a maior risco de adquirir certas doenças ou de sofrer acidentes com animais peçonhentos.
Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. 6 ed. São Paulo: Saraiva (Adaptado).
Com relação às doenças e aos acidentes causados por animais, é correto afirmar que
A) animais venenosos são aqueles que possuem glândulas de veneno e um mecanismo especializado para a sua inoculação.
B) animal peçonhento é aquele que possui glândulas de veneno, mas não tem um mecanismo especializado para inoculá-lo.
C) zoonoses são doenças transmissíveis entre os animais vertebrados e o homem, provocadas por diversos tipos de organismos.
D) as abelhas são animais venenosos que inoculam o veneno com seu ferrão, e as toxinas presentes no veneno não oferecem risco de vida.
E) as borboletas e mariposas adultas são inofensivas; no entanto, suas larvas (lagartas) possuem grandes palpos com pinças e um ferrão caudal que inoculam um veneno neurotóxico.
13) Os ciclos biogeoquímicos se caracterizam pela troca ou circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da Biosfera. Os organismos realizam constantes trocas de matéria com o ambiente. Ou seja, os elementos químicos são retirados do ambiente, utilizados pelos organismos e, novamente, devolvidos ao ambiente, constituindo os ciclos biogeoquímicos.
Lopes, S. & S. Rosso. 2014. Biologia. Conecte Bio. São Paulo: Saraiva (Adaptado).
Com relação aos ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar que
A) praticamente, todo o oxigênio livre na atmosfera e na hidrosfera tem origem biológica no processo da respiração.
B) o ciclo do carbono se inicia com a fixação desse elemento pelos seres heterotróficos, principalmente, por meio da excreção.
C) parte da água, presente nos corpos dos seres vivos, retorna ao ambiente pela respiração, pela excreção e, principalmente, pela transpiração.
D) o nitrogênio (N2) retorna ao ambiente pela ação de bactérias nitrificantes, que convertem o nitrato em nitrito e depois em nitrogênio molecular.
E) o aproveitamento do fósforo pela maioria dos seres vivos depende de sua fixação que pode ser feita por radiação ou por biofixação, sendo este último processo o mais importante.
14) Durante o processo evolutivo, diferentes organismos desenvolvem caracteres que são considerados exemplos de analogia ou homologia, de acordo com a função desempenhada ou a ancestralidade. Considerando as características das asas das aves, morcegos e insetos, pode-se considerar que, sob o ponto de vista evolutivo,
A) as asas de aves e morcegos são exemplos de analogia, já que derivam de um ancestral comum.
B) as asas de aves e insetos são exemplos de homologia, uma vez que não há uma ancestralidade comum.
C) as asas de insetos e morcegos são exemplos de homologia, porque são órgãos utilizados para a mesma finalidade que é o voo.
D) as asas de aves e morcegos são exemplos de homologia, uma vez que derivam de um ancestral comum.
E) os três tipos de asas são análogos entre si, desse modo, todos são utilizados para a mesma função.
15) As células apresentam vários componentes primordiais, um deles são as proteínas e estas são resultantes da condensação de aminoácidos, com formação da ligação peptídica. As proteínas se organizam em diferentes estruturas após a sua síntese e o seu processamento.
Sobre as proteínas, sua síntese, características e organização, pode-se afirmar que
A) as estruturas secundárias das proteínas são mantidas por pontes de dissulfeto ou de enxofre, formadas entre o grupamento amino de um aminoácido com o grupamento carboxílico do outro aminoácido.
B) a estrutura terciária é o resultado de ligações hidrofílicas, termodinamicamente, instáveis e rígidas entre os aminoácidos da cadeia polipeptídica, além das ligações dissulfeto.
C) as proteínas podem ser constituídas por várias cadeias polipeptídicas, denominadas subunidades, que, ao se juntarem, dão origem à sua estrutura quaternária.
D) as proteínas podem perder sua estrutura tridimensional, devido às alterações de temperatura ou pH do ambiente, mas tais alterações não levam à interrupção das interações químicas que mantém a estrutura proteica.
E) uma proteína é considerada desnaturada quando perde suas estruturas primárias e de ordem superior, mas não a sua funcionalidade.
RESOLUÇÃO:
08)
A) Má alimentação, poluição, dormir pouco, sedentarismo, estes são alguns hábitos atenuantes da vida moderna e que vêm contribuindo para um aumento a incidência de câncer e de males do coração no mundo. Contudo, com exceção do câncer de traqueia (para quem trabalha em minas), as demais enfermidades citadas nesta alternativa não se enquadram em doenças ocupacionais.
B) Depressão e síndrome do pânico não dependem da idade e do gênero das pessoas.
C) Verdadeira.
D) Falsa. As lesões por esforço repetitivo, como o próprio nome sugere, são decorrentes da realização de determinada atividade de forma repetitiva e contínua.
E) Falsa. As doenças psicossomáticas são aquelas decorrentes de um sofrimento emocional (ex.: dor no estômago em decorrência do estresse). No caso dos movimentos repetitivos fala-se em doenças ocupacionais.
09)
A) Falsa. Adquire-se o botulismo através de alimentos contaminados (enlatados) e a meningite meningocócica tem contaminação por meio de via aérea.
B) Falsa. Herpes é doença viral.
C) Falsa. O tétano é adquirido através de ferimentos ou lesões da pele que entram em contato com solo ou objetos contaminados.
D) Verdadeira.
E) Falsa. A febre amarela é doença viral.
Resp.: D
10) A presença de um esqueleto ou de elementos esqueléticos (ex.: espículas, nos poríferos) é uma característica comum a praticamente todos os grupos de animais. O esqueleto tem a importante função de auxiliar na manutenção da forma do corpo (ex.: esqueleto hidrostático, comum em nematodos), além de atuar como elemento de sustentação.
Resp.: B
11) As algas compreendem uma grande diversidade de organismos, unicelulares (isolados ou coloniais), pluricelulares, quase sempre autotróficas (algumas podem apresentar heterotrofismo) e podem viver na superfície das águas (formando o fitoplâncton) ou fixar a algum substrato (algas bentônicas= fitobentos).
Resp.: D
12) Os conceitos de animais venenosos e animais peçonhentos estão trocados (A e B erradas).
As zoonoses são doenças e infecções que são naturalmente transmitidas entre animais vertebrados e homem (opção C correta).
O veneno das abelhas pode, sim, provocar a morte. Muitas pessoas são sensíveis à apitoxina (ou outra toxina).
As lagartas de borboletas não possuem grandes palpos ou ferrão para inocular o veneno.
Resp.: C
13)
A) Falsa. O oxigênio disponível para a respiração é praticamente todo derivado da fotossíntese.
B) Falsa. Quem fixa carbono são os seres autotróficos.
C) Verdadeira.
D) Falsa. A devolução do N2 à atmosfera se dá por ação das bactérias desnitrificantes.
E) Falsa. Não ocorre fixação do fósforo. Ele entra no mundo na forma iônica (fosfato, por exemplo), através da ingestão de água ou alimentos. As plantas absorvem-no pelas raízes.
Resp.: C
14) Todos os itens estão incorretos. Questão anulada.
Chamo a atenção para a questão das asas das aves e dos morcegos: elas são estruturas análogas (têm origem evolutiva diferente); agora, como membros anteriores são estruturas homólogas (aves e morcegos não herdaram asas de um ancestral comum com asas, mas herdaram os membros superiores de um ancestral comum com essa característica).
15) Diz-se que uma proteína possui estrutura quaternária quando ela é constituída por mais de uma (sub)unidade polipeptídica como, por exemplo, a hemoglobina, que contém 4 cadeias.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– UVV 2020 – prova de biologia resolvida – parte 1
Seja o primeiro a comentar