Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Dinâmica 2019-2 medicina – prova de biologia comentada.

FADIP 2019-2 MEDICINA

01) “A obstrução das vias aéreas por corpo estranho ocorre, geralmente, em adultos, durante a ingestão de alimentos e, em crianças, durante a alimentação ou recreação (sugando objetos pequenos). Não mastigar adequadamente os alimentos pode aumentar os riscos do engasgamento acontecer. Para que isso não ocorra, os músculos do pescoço elevam a laringe e sua entrada é fechada pela _____________ impedindo que o alimento entre no(a) ____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) faringe / esôfago
B) faringe / traqueia
C) epiglote / esôfago
D) epiglote / traqueia

02) “Habitantes de grandes metrópoles convivem diretamente com um tipo de poluente liberado por motores a combustão de veículos. É um gás que tem a propriedade de se combinar irreversivelmente com a hemoglobina do sangue, podendo levar o indivíduo à perda de consciência e à morte.” Trata-se do gás:
A) Dióxido de enxofre.
B) Dióxido de carbono.
C) Dióxido de nitrogênio.
D) Monóxido de carbono.

03) Anemia falciforme é um tipo de doença causada por um gene, que produz uma hemoglobina anormal e hemácias em forma de foice, responsável pelo entupimento de vasos, originando acidentes vasculares. Trata-se, portanto, de um caso de herança monogênica em que os genes estão localizados nos autossomos e não está relacionada com o sexo do indivíduo. Das doenças a seguir, refere-se a outra doença monogênica similar à anemia falciforme:
A) Calvície.
B) Hemofilia.
C) Albinismo.
D) Daltonismo.

04) “Os alvéolos pulmonares são responsáveis pela hematose, fenômeno em que o O2 no ar dos alvéolos difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, combinando-se com a hemoglobina. A hemoglobina, por sua vez, apresenta quatro cadeias associadas ao grupo químico que contém ________________, chamado de ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) ferro / grupo heme
B) ferro / oxiemoglobina
C) gás oxigênio / grupo heme
D) gás oxigênio / oxiemoglobina

05) A acromegalia, uma doença que provoca o crescimento exagerado de algumas partes do corpo como as mãos e os pés, também pode causar mudanças no rosto do indivíduo com a projeção da mandíbula, o alargamento do nariz e, ainda, o espaçamento exagerado dos dentes. Isso ocorre após a puberdade, pois a produção do hormônio do crescimento diminui até essa fase. Porém, sua produção pode ser retomada pela decorrência de uma disfunção na seguinte glândula:
A) Tireoide.
B) Hipófise.
C) Suprarrenal.
D) Paratireoide.

06) A obesidade é uma doença muito complexa; aceitá-la como doença é fundamental para o seu tratamento. Atualmente, o tecido adiposo é um dos principais focos das pesquisas em obesidade, devido a uma revolução no entendimento da função biológica desse tecido desde a última década.
Trata-se de um tecido presente ao redor de alguns órgãos; mas sua localização principal é logo abaixo da pele. É conhecido por ser um tipo tecido:
A) Epitelial.
B) Nervoso.
C) Muscular.
D) Conjuntivo.

07)   O consumo de frutas tropicais tem crescido nos últimos anos devido ao valor nutritivo e efeitos terapêuticos. A vitamina C, presente na laranja e no limão, favorece a absorção do ferro no organismo podendo prevenir anemia.

A laranja e o limão são suculentos e pela sua morfologia são identificados como:
A) Frutos secos.
B) Pseudofrutos.
C) Frutos carnosos e do tipo bagas.
D) Frutos carnosos e do tipo drupas.

08) Analise a teia alimentar.

A partir do esquema, é correto afirmar que:
A) O macaco é um consumidor secundário.
B) O homem é um consumidor do primeiro nível trófico.
C) A lagarta é uma consumidora do primeiro nível trófico.
D) O Aedes aegypti trata-se de um consumidor secundário e terciário.

09) “O primeiro _____________ foi descoberto em 1929 por Alexander Fleming, que o extraiu de um(a) _____________ do gênero Penicillium, sendo chamado de penicilina. Dez anos depois, a penicilina foi industrializada e passou a ser produzida em alta escala.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) antiviral / fungo
B) antibiótico / fungo
C) antibiótico / bactéria
D) analgésico / protozoário

10) Na fase proliferativa do ciclo menstrual, o FSH estimula o crescimento dos folículos ovarianos que, por sua vez, começam a crescer e produzir o seguinte tipo de hormônio:
A) LH.
B) HCG.
C) Estrogênio.
D) Progesterona.

RESOLUÇÃO:
01) Durante a deglutição, a abertura da traqueia é fechada pela epiglote, o que evita o engasgamento.
Resp.: D

02) Durante a queima do combustível, os veículos liberam o gás monóxido de carbono, que se liga à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, o que impede o transporte do gás oxigênio, podendo levar o indivíduo ao óbito.
Resp.: D

03) A calvície é uma doença genética com efeito influenciado pelo sexo; hemofilia e daltonismo são doenças condicionadas por gene ligado ao sexo.
O albinismo é uma doença condicionada por um gene autossômico.
Resp.: C

04) A molécula de hemoglobina é uma proteína conjugada que contém o mineral ferro com integrante do grupo heme (grupo prostético) associado a 4 cadeias polipeptídicas.
Resp.: A

05) O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise (adenoipófise).
Resp.: B

06) O tecido adiposo é uma modalidade de tecido conjuntivo.

07) A laranja e o limão são frutos carnosos do tipo baga, que se caracterizam pela presença de várias sementes, sem a formação de um caroço (como ocorre no abacate e no pêssego).
Resp.: C

08) Ao alimentar-se do macaco, o Aedes aegypti comporta-se como consumidor secundário; ao alimentar-se de sangue humano, o Aedes aegypti comporta-se como consumidor secundário e consumidor terciário.
Resp.: D

09) Em 1929, Alexander Fleming descobriu o primeiro antibiótico, extraído do fungo Penicillium.
Resp.: B

10) Os folículos em crescimento produzem o hormônio estrógeno, responsável pela recuperação do endométrio.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
DINÂMICA 2015 – MEDICINA – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA – PARTE 1
– DINÂMICA 2015 – MEDICINA – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA – PARTE 2
DINÂMICA 2016 – MEDICINA – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

0 comments… add one

Leave a Comment