Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Pism 2019 módulo I – resolução das questões de biologia

PISM – MÓDULO I – PROVA APLICADA EM 2019

01)  Um professor do ensino médio de uma tradicional escola de Juiz de Fora resolveu fazer uma aula prática sobre membrana plasmática com seus alunos. Ele criou em laboratório células com as superfícies fluorescentes para o estudo do modelo proposto por Singer e Nicolson. Neste experimento, ele usou uma célula com a superfície fluorescente e observou-a em microscópio acoplado a um laser. O laser utilizado neste caso é capaz de degradar a fluorescência conjugada às moléculas na superfície celular. Iniciado o experimento, ele expôs um ponto específico da célula ao laser. Após cinco minutos de exposição da incidência do laser, observou que a região exposta perdia a fluorescência, mas o restante da célula continuava fluorescente. Entretanto, após uma hora de exposição, no mesmo ponto focal, toda a célula perdia a fluorescência. Baseado nesse experimento responda a questão abaixo.

Quais moléculas perderam a fluorescência e qual é o modelo evidenciado neste experimento?
A) Lipídeos e Glicolipídeos – Mosaico fluido.
B) Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico fluido.
C) Lipídeos e Proteínas – Mosaico simétrico.
D) Lipídeos e Proteínas – Mosaico fluido.
E) Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico simétrico.

02) O citoesqueleto é formado por componentes proteicos que realizam diversas funções celulares.
Dentre elas está a manutenção estrutural e sustentação das células animais. São componentes do citoesqueleto: filamentos intermediários, filamentos de actina e microtúbulos. Assinale a opção que cita CORRETAMENTE as funções desses elementos do citoesqueleto.
A) resistência mecânica, contração da célula muscular, composição estrutural de cílios e flagelos.
B) divisão celular com formação do fuso mitótico, síntese proteica, replicação do DNA.
C) resistência mecânica, armazenamento de energia, transporte de vesículas.
D) transcrição do RNA, composição estrutural de cílios e flagelos, contração da célula muscular.
E) composição estrutural de cílios e flagelos, síntese proteica, tradução de proteínas.

03) Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue. São responsáveis por combater infecções.
Eles são capazes de fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista cultivou in vitro os neutrófilos com bactérias Gram positivas, as quais apresentavam a parede celular verde fluorescente. Uma hora após a infecção o cientista observou os neutrófilos ao microscópio, e verificou a fluorescência verde em organelas dentro dessas células.

Neste experimento quais organelas celulares podem ser visualizadas pelo cientista, com a coloração verde fluorescente?
A) Mitocôndria e Núcleo.
B) Peroxissomo e Fagossomo.
C) Fagossomo e Lisossomo.
D) Mitocôndria e Complexo de Golgi.
E) Complexo de Golgi e Núcleo.

04) No esquema a seguir, as setas simbolizam diferentes processos metabólicos de quebra da glicose (processos A, B e C), que levam à geração de energia na forma de ATP, com liberação dos produtos indicados em cada um dos três retângulos. Sobre o esquema abaixo é CORRETO afirmar:

A) O mecanismo A é a respiração aeróbia, realizada por fungos e bactérias na produção de bebidas e de alimentos.
B) O mecanismo B é a respiração celular, realizada por células musculares e que nunca ocorre em condições aeróbias.
C) O mecanismo C é a fermentação alcoólica e ocorre em células musculares, em condições anaeróbias.
D) O mecanismo B é a fermentação, realizada por fungos e bactérias na produção de bebidas e de alimentos.
E) O mecanismo C é a fermentação lática, realizada por células musculares de animais, em condições anaeróbias.

05) A utilização de células tronco com fins terapêuticos tem se tornado cada vez mais promissora, principalmente para pessoas com doenças degenerativas e com danos do sistema nervoso. Estudos demonstram que também são muito úteis no combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, mal de Parkinson, diabetes e lesões na medula. Com a finalidade de contribuir para o avanço destas pesquisas um cientista cultivou em seu laboratório células tronco e as submeteu a três estímulos diferentes:

  • O primeiro induziu as células a se transformarem em células cardíacas.
  • O segundo induziu as células a se transformarem em células do sistema nervoso.
  • O terceiro induziu as células a se transformarem em células hepáticas.

Qual componente celular sofreu variação de expressão, interferindo diretamente com a geração dos três novos tipos celulares?
A) DNA.
B) Proteína.
C) Fosfolipídeo.
D) RNA.
E) Colesterol.

RESOLUÇÃO:
01) A membrana plasmática é constituída basicamente por lipídios e proteínas (uma bicamada lipídica, onde encontram-se imersas moléculas de proteínas), que se organizam como um mosaico. Como essas moléculas apresentam mobilidade no plano lateral, fala-se em mosaico fluido.
Resp.: D

02) Os filamentos intermediários contribuem para a adesão entre as células (ex.: formação de desmossomos); os filamentos de actina (microfilamentos) têm participação no processo de contração muscular (juntamente com os filamentos de  miosina) e participam do processo de divisão celular (citocinese).
Os microtúbulos estão relacionados à formação de cílios e de flagelos e também estão relacionados com a formação das fibras do fuso, envolvidas com a migração dos cromossomos na anáfase.
Resp.: A

03) Os neutrófilos são células fagocitárias do sangue. Em um meio de cultura onde há bactérias, os neutrófilos as fagocitam e, dessa forma, no interior deles é possível a visualização da coloração verde fluorescente da bactéria. Essa coloração será percebida no fagossomo (nome dado à partícula fagocitada) e no lisossomo (organela que se fundirá ao fagossomo para realização da digestão heterofágica).
Resp.: C

04) Em A tem-se a fermentação alcoólica (processo anaeróbio); em B tem-se a respiração aeróbica; em C tem-se a fermentação lática, comum em células musculares quando há deficiência de O2 na musculatura, em condições de atividade física intensa.
Resp.: E

05) O que diferencia um tipo celular de outro são os genes em atividade e os genes inativos, ou seja, diferença de expressão do DNA.
Gabarito oficial trouxe B.

VEJA TAMBÉM:
– Pism 2018 módulo I – resolução das questões de biologia. 

0 comments… add one

Leave a Comment